Wednesday, 20 de February de 2019

ESTADO


Queimadas

Rio Sono recebe ação do Dia D de prevenção contra queimadas

04 Jul 2018    18:15    alterado em 04/07 às 18:16
SECOM Rio Sono recebe ação do Dia D de prevenção contra queimadas O agricultor José Bonfim Pereira Neto informou que o uso do fogo é comum na região e que as visitas do Governo do Tocantins servem de alerta

Com o objetivo de reduzir o número de focos de incêndios no Tocantins, que atualmente ocupa o 3º lugar no ranking de queimadas com 1.910 registros, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Governo do Tocantins vem realizando o dia D de prevenção contra as queimadas. Com a participação de 26 órgãos envolvidos, o município de Rio Sono é quem recebe a ação nesta quarta-feira, 4.

As rotas incluem visita em propriedades rurais da cidade de Rio Sono, contemplando os povoados de Mansinha, Brejo Fundo, Bonfinópolis e Novo Horizonte. Para atender o planejamento no município, foram montadas três equipes com técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O trabalho, este ano, inclui a Capital e será mais intensificado também em  Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Novo Acordo, Rio Sono, São Félix, Mateiros, Pium e Ponte Alta do Tocantins; municípios de emergência ambiental que lideram o ranking de queimadas. O próximo município é Pium, as ações ocorrerão na quinta-feira, 5.

A secretária do Meio Ambiente do Rio Sono, Nilza Lino Fonseca, reforçou que a preocupação do Governo do Tocantins de atuar preventivamente no início do período da seca é fundamental para gerar bons resultados. “Seremos multiplicadores e a população vai abraçar a causa e colaborar para não atear fogo nas matas”, explicou.

 Ação

No município de Ponte Alta do Tocantins, a equipe também esteve percorrendo a zona rural da cidade. O pequeno agricultor José Bonfim Pereira Neto informou que as visitas são importantes. “Para a gente que mora aqui, é comum o fogo, mas é perigoso e vocês aqui dizendo isso vale muito”, explicou.

 São 26 órgãos comprometidos que entram em campo para cumprir o Plano de Ação de 2018, antecipando o Combate a Incêndios, que se intensificará a partir do mês de agosto e seguirá até o mês de outubro: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).


COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma

Previdência terá alíquotas progressivas de contribuição

De acordo com proposta, quem ganha mais contribuirá mais

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira