Wednesday, 19 de September de 2018

Wednesday, 19 de September de 2018

ESTADO


Queimadas

Rio Sono recebe ação do Dia D de prevenção contra queimadas

04 Jul 2018    18:15    alterado em 04/07 às 18:16
SECOM Rio Sono recebe ação do Dia D de prevenção contra queimadas O agricultor José Bonfim Pereira Neto informou que o uso do fogo é comum na região e que as visitas do Governo do Tocantins servem de alerta

Com o objetivo de reduzir o número de focos de incêndios no Tocantins, que atualmente ocupa o 3º lugar no ranking de queimadas com 1.910 registros, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Governo do Tocantins vem realizando o dia D de prevenção contra as queimadas. Com a participação de 26 órgãos envolvidos, o município de Rio Sono é quem recebe a ação nesta quarta-feira, 4.

As rotas incluem visita em propriedades rurais da cidade de Rio Sono, contemplando os povoados de Mansinha, Brejo Fundo, Bonfinópolis e Novo Horizonte. Para atender o planejamento no município, foram montadas três equipes com técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O trabalho, este ano, inclui a Capital e será mais intensificado também em  Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Novo Acordo, Rio Sono, São Félix, Mateiros, Pium e Ponte Alta do Tocantins; municípios de emergência ambiental que lideram o ranking de queimadas. O próximo município é Pium, as ações ocorrerão na quinta-feira, 5.

A secretária do Meio Ambiente do Rio Sono, Nilza Lino Fonseca, reforçou que a preocupação do Governo do Tocantins de atuar preventivamente no início do período da seca é fundamental para gerar bons resultados. “Seremos multiplicadores e a população vai abraçar a causa e colaborar para não atear fogo nas matas”, explicou.

 Ação

No município de Ponte Alta do Tocantins, a equipe também esteve percorrendo a zona rural da cidade. O pequeno agricultor José Bonfim Pereira Neto informou que as visitas são importantes. “Para a gente que mora aqui, é comum o fogo, mas é perigoso e vocês aqui dizendo isso vale muito”, explicou.

 São 26 órgãos comprometidos que entram em campo para cumprir o Plano de Ação de 2018, antecipando o Combate a Incêndios, que se intensificará a partir do mês de agosto e seguirá até o mês de outubro: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Coordenadoria Estadual da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Polícia Ambiental; Defesa Civil Municipal de Palmas; Guarda Metropolitana; Corpo de Bombeiros; Ministério Público Estadual; Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf); Comitê Estadual de Combate a Incêndio Florestal e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo); Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas; Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

26

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

queimadas rio sono

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Radioterapia

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

Após a instalação, o Estado solicitará vistoria da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para liberação do serviço.

Declaração Polêmica

Kátia Abreu comenta declaração polêmica de vice de Bolsonaro

“De onde saiu esse homem meu Deus do céu. Criei 3 filhos sozinha como milhares de mulheres de mulheres no Brasil”, indaga Kátia.



Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015

Em Palmas, a proporção de veículo é de 0,62 para cada habitante.


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral

Esta é a quinta vez, nestas eleições, que a Justiça Eleitoral suspende propaganda irregular de Amastha, a segunda por “invasão” do tempo de TV destinado aos candidatos a deputado estadual de sua coligação.


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa

No programa eleitoral, Amastha utiliza o depoimento da mãe da criança, Fabiana Evangelista Ferreira, para jogar a culpa do ocorrido no recém-eleito Governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), que na época do ocorrido era deputado estadual.


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira