Saturday, 16 de February de 2019

ESTADO


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins

18 Oct 2018    22:01
Nielcem Fernandes Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, continua investindo em medicamentos e insumos para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. Somente com a compra de medicamentos alto custo, entre os meses de janeiro e setembro, já foram investidos R$ 1.376.204,66. No último mês de setembro, mais de R$ 300 mil foram destinados apenas à aquisição do medicamento somatropina, hormônio de alto custo distribuído pela Assistência Farmacêutica Estadual.

“Muitos pacientes no Estado dependem da somatropina, conhecido como o hormônio do crescimento, que é um medicamento de alto custo, por exemplo. Nós sabemos e acompanhamos esta necessidade, por isso não temos medido esforços para que este remédio não venha a faltar na Assistência Farmacêutica como os demais medicamentos para transplantados e outras patologias”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Renato Jaime.

No Tocantins, a distribuição de medicamento de alto custo é realizada pela Diretoria de Assistência Farmacêutica, no Componente Especializado (CEAF). O processo de solicitação dos medicamentos que constam no elenco estadual é feito pelo paciente ou pelo seu responsável nos Núcleos Regionais de Assistência Farmacêutica de Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi.

“O primeiro passo será levar o receituário do medicamento prescrito até uma das unidades da assistência. Ao apresentar o receituário, o paciente será orientado quanto à documentação e exames que serão necessários para que possa receber o medicamento”, explica a diretora de Assistência Farmacêutica, Yara Coelho.
 
Após o cadastro, o processo é logo avaliado e, em caso de deferimento, é encaminhado para o agendamento da primeira dispensação, onde o paciente/responsável receberá a orientação farmacêutica.
 
Uma das beneficiadas pela entrega dos medicamentos de alto custo da Assistência, Andrea Maria Pereira de Almeida ressaltou o profissionalismo encontrado no local, ela recebe do Estado o medicamento Isotretinoína. “Você vem buscar o medicamento e recebe toda a orientação necessária para a utilização, sabendo como e a melhor forma de utilização você obter todos os benefícios do medicamento,”.
 
 
Medicamentos de Alto Custo

Os medicamentos que constituem as linhas de cuidado para as doenças contempladas no componente de alto custo estão divididos em três grupos com características, responsabilidades e formas de organização distintas.

O Grupo 1 é aquele cujo financiamento está sob a responsabilidade exclusiva da União. O Grupo 2 é constituído por medicamentos, cuja responsabilidade pelo financiamento é da Secretaria de Estado da Saúde, e o Grupo 3 é constituído por medicamentos cuja responsabilidade é tripartite, sendo a aquisição e dispensação de responsabilidade dos municípios.

Independente do grupo, o fornecimento de medicamentos padronizados deve obedecer aos critérios de diagnóstico, indicação de tratamento, inclusão e exclusão de pacientes, esquemas terapêuticos, monitoramento, acompanhamento e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Confira os endereços da Assistência Farmacêutica no Estado:
Palmas
Endereço: Quadra 104 Norte, Avenida LO-04, conjunto 04, lote 46, Centro, Cep 77.006-032
Fone: (63) 3218 3200
 
Araguaína
Endereço: Av. Adevaldo de Moraes, esquina com Av. Filafélfia - Setor Rodoviário - Casa de Apoio Glória Moraes
Fone: (63) 3411-2971
 
Gurupi
Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitschek, Quadra 25, lote 11, nº 1353
Fone: (63) 3351 1460
 
Porto Nacional
Endereço: Pronto Atendimento do Hospital Regional de Porto Nacional
Fone: (63) 3363 8438

COMPARTILHE:


Confira também:


Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.

CPI do PreviPalmas

Líderes dos blocos, Freitas e Negreiros, indicaram novos membros da CPI do PreviPalmas

A indicação de pelo menos três novos membros é necessária, visto que o ex-presidente da Comissão, Júnior Geo (PROS), e o ex-membro Léo Barbosa (SD), foram eleitos deputados estaduais.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira