Tuesday, 29 de September de 2020

ESTADO


Secad

Secretaria da Administração fecha primeiro semestre com balanço positivo das ações

20 Jul 2020
Angélica Lima Secretaria da Administração fecha primeiro semestre com balanço positivo das ações

Com o objetivo de assegurar a aplicação correta dos recursos e fortalecer a transparência e credibilidade, sempre pautada na ética, a Secretaria de Estado da Administração (Secad), fecha o primeiro semestre de 2020 com um balanço positivo, baseado nas ações desenvolvidas e nos resultados obtidos desde o início do ano, que possibilitaram o enquadramento do Tocantins nos limites prudenciais de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), recuperando a capacidade de investimentos do Estado.

Várias ações foram desenvolvidas a fim de aproximar cada vez mais o Governo da sociedade, por meio de mecanismos que estimulam o acesso à informação e o controle na utilização dos recursos públicos, contribuindo com o desenvolvimento do Estado e uma gestão cada vez mais transparente. Assim, o Tocantins conseguiu alcançar o índice de 47,57%, ficando abaixo do limite legal de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) ou seja, dentro do limite prudencial da LRF.

“Levando em conta o cenário de pandemia que vivenciamos, o corte de gastos e orçamento enxuto faz parte da busca constante do equilíbrio econômico-financeiro e as principais medidas que a Secretaria adotou nos propiciou alcançar essa estabilidade”, ressaltou o secretário de Administração, Bruno Barreto.

Desse modo, sem prejuízo das demais atividades, a Secad vem dando um enfoque especial a áreas voltadas, sobremaneira para a valorização dos servidores públicos e as medidas de segurança contra o novo Coronavírus. “Tal postura é decorrência natural de uma gestão que entende que o bem-estar dos servidores é fator primordial para a excelência na prestação das demandas públicas, seguindo as recomendações do governador Mauro Carlesse”, reforçou Bruno Barreto.

Vale destacar que, a Secad colocou em prática, algumas ações que denotam bem esse contexto, a publicação da Instrução Normativa nº 03/2020, que estabelece o trabalho remoto, a ação em parceria com outras pastas com orientações sobre medidas de segurança contra a Covid-19, são alguns exemplos.

Ação Covid-19

Com dados da Superintendência de Atendimento e Benefícios ao Cidadão, a Ação conjunta do Governo, realizada nas três maiores cidades do Estado, Palmas, Araguaína e Gurupi, de abril a junho, foram feitas 10 operações levando orientação sobre as medidas de proteção contra o novo Coronavírus.

Durante esse período as equipes visitaram mais de mil estabelecimentos (comércio em geral, agências bancárias, restaurantes), com um alcance de mais de cinco mil pessoas abordadas.

“Com o propósito de levar ao cidadão tocantinense informações relevantes de como se proteger com segurança frente à pandemia do novo Coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social, a ação conjunta foi pensada com várias secretarias e órgãos e alcançamos resultados positivos com visibilidade nacional e ela prossegue até a pandemia acabar”, destacou a superintendente Caroline Bueto.

Melhorias e Benefícios

Visando manter o ritmo frente à pandemia, a Secad demonstrou que diversos projetos importantes foram criados e ou tirados do papel, é o caso da Solução Integrada de Gestão Administrativa (Siga), o qual vai gerenciar de forma digital, centralizada e integrada, as atividades administrativas de compras e licitações, bem como a gestão de contratos e de patrimônio mobiliário, imobiliário e almoxarifado de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A Secretaria da Administração é responsável pelos módulos de patrimônio mobiliário, imobiliário e almoxarifado. Desde que entrou em teste já foram mais de um milhão de itens registrados somente no Módulo de Patrimônio Mobiliário, segundo inventário realizado pela Secad.

Vale ressaltar, outra melhoria significativa, foi à implantação de um mecanismo de notificação de débito via e-mail. De acordo com a diretora da Folha de Pagamento, Vagleia Inácio, a partir da folha de junho, a Secad passou a notificar por meio eletrônico os servidores ativos, quanto a eventuais devoluções salariais processadas automaticamente em folha de pagamento.

Outro avanço é referente às ações de modernização que foram intensificadas na área de atendimento direto ao cidadão. O secretário Bruno Barreto ressalta que o objetivo do Governo do Tocantins é agilizar e dinamizar serviços. “Nosso maior propósito é facilitar a vida do cidadão que procura os serviços estaduais, sem gerar risco para ambos os envolvidos, obviamente, estamos cientes das medidas de segurança necessárias para o funcionamento das nossas unidades de atendimento, por isso todos os protocolos estão sendo seguidos”, destacou.

Um bom exemplo é a reestruturação iniciada no programa “É Pra Já”, que de janeiro a junho de 2020, em meio a pandemia conseguiu registrar mais de 130 mil atendimentos nas unidades de Araguaína e Gurupi. A superintendência de Atendimento e Benefício ao Cidadão, Caroline Bueto, reiterou que a unidade tem alcançado índices de aprovação acima de 95% entre os conceitos bom e ótimo, segundo pesquisas realizadas diariamente com os usuários.

Com intuito de proteger os servidores, e mesmo assim dar continuidade ao atendimento dos seus beneficiários, o Plansaúde acelerou a disponibilização de ferramentas para atendimento on-line. Desse modo, o servidor pode realizar qualquer solicitação através do portal do Beneficiário, sem a necessidade de se deslocar até o Plansaúde. “Já está disponível o aplicativo do Plansaúde, com o qual o beneficiário tem acesso a diversos serviços, dentre eles o cartão virtual, como o qual o beneficiário pode ser atendido em qualquer prestador”, ressaltou o diretor, Ineijaim Cirqueira.

Capacitação

Seguindo o viés da valorização do servidor, a Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet) investiu na capacitação dos servidores com um catálogo diversificado de cursos, todos ofertados via Ensino a Distância (EAD).

A superintendente, Sandra Gondim, destaca as parcerias com a Unicet. “Desde o inicio do ano foram firmadas parcerias com outros órgãos, como no caso da Controladoria Geral do Estado (CGE), que passou oferecer os cursos de capacitação via Plataforma da Unicet. Dois cursos já foram realizados via EAD, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública e o curso de Sindicância Administrativa Investigativa, ambos ministrados pelos servidores da CGE”, enfatizou.

O servidor conta com uma variedade de cursos de capacitação, e ainda está disponível na plataforma os cursos de Relações Humanas com Ênfase na Qualidade dos Serviços PúblicosComo Falar em PúblicoPlanejamento EstratégicoLiderança, Gerenciamento e Gestão de PessoasNegociação e Gerenciamento de Conflitos e o Formação de Instrutor da Educação a Distância.

O secretário destaca que esse momento é oportuno para o servidor se qualificar. “Nós temos a preocupação de ocupar o grupo de risco não só com o trabalho remoto, mas também com a possibilidade de aproveitar esse momento visando o aprimoramento profissional, por meio dos cursos da Unicet”, reforçou.

COMPARTILHE:


Confira também:


INSS

Prova de vida de servidores aposentados é suspensa até 31 de outubro

Quem teve benefício suspenso pode pedir para restabelecer pagamento

Saúde

Tocantins registra 164 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.865 casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.



Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira