Monday, 17 de February de 2020

ESTADO


Saúde Pública

Sesau realiza Monitoramento Estratégico da Dengue

23 Oct 2009

A Gerência Técnica de Dengue da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde está intensificando e implementando o “Monitoramento Estratégico Semanal da Dengue”, com objetivo de traçar um Raios-X da situação epidemiológica, gerencial e administrativa do controle da Doença em 10 municípios prioritários, que até o dia 10 deste mês concentravam 66,4% dos casos suspeitos notificados no Estado.

Segundo o gerente técnico de Dengue da Sesau, Whisllay Maciel Bastos a proposta adotada pela Secretaria visa assegurar que as diretrizes para o controle da doença sejam implementadas, produzam resultados e que ações e serviços sejam corrigidos em tempo hábil, evitando assim um aumento de casos, principalmente no período chuvoso.

“Para isso serão acompanhados os índices de infestação, internações, mobilizações sociais e infra-estrutura, sendo verificado a disponibilidade de veículos, escadas, recursos humanos, UBV’s, dentre outros; que culminarão na produção de um documento semanal de recomendações para os gestores e outro para a população mostrando a situação da doença em sua cidade”, explica Whisllay.

Farão parte deste monitoramento os municípios de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis que foram selecionados devidos critérios epidemiológicos e entomológicos.

Para o gerente um monitoramento constante é necessário. “No início do ano, mesmo com uma redução significativa de 63,8% de casos suspeitos em relação ao mesmo período de 2008, o número de casos por semana epidemiológica excedeu o limite máximo nos municípios de Araguaína, Guaraí, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis, o que sinalizou um risco de epidemia, que foi controlado. Já Gurupi, Guaraí e Araguatins apresentaram taxas menores de incidência, abaixo de 300 casos por 100 mil habitantes”, disse.

Até o dia 10 de outubro foram notificados 7.381 casos, destes 2.363 foram confirmados, com 06 casos de dengue hemorrágica sem nenhum óbito. Em 2008 foram notificados 21.238 casos, com 9.179 confirmações, 36 casos de dengue hemorrágica e 01 óbito.

Sistema de Informação

A Sesau em parceira com o Ministério da Saúde está desenvolvendo o Sistema de Informação de Controle da Dengue para todo o país, para isso foi indicado pela Secretaria para desenvolver o projeto piloto o município de Palmas em conjunto com as cidades de Recife, Aparecida de Goiânia e Inhumas. (Informações da Ascom/Sesau)

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Procon Tocantins orienta: “Vai curtir o carnaval? Com o direito do consumidor não se brinca”

O órgão de Proteção e Defesa aos Direitos do Consumidor ressalta que o folião deve ficar atento na hora de comprar adereços, fantasias, ingressos e também na hora de viajar.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira