Tuesday, 12 de November de 2019

ESTADO


Mercado de trabalho

Sine apresenta melhor desempenho do País

13 Aug 2008

O desempenho do Sistema Nacional de Emprego – Sine/TO – foi destaque na edição de 27 de julho do diário Correio Brasiliense, da capital federal. De acordo com o jornal, o Sine/TO apresentou o melhor desempenho do país em 2007, isso porque um terço das contratações formais no Estado foram realizadas através do Sistema, enquanto a média nacional é de 6,8%.

A matéria mostra que enquanto o Sine em todo o pais sofre com a ineficiência e ações ultrapassadas, o Tocantins dá exemplo com uma atuação planejada e pró-ativa.

Na matéria, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, explica que um dos motivos do avanço é a imagem que o Sine adquiriu graças a seu trabalho no Estado. "Hoje o Sine é visto como um grande agente de mão-de-obra, tanto pelos empresários quanto pelos trabalhadores que buscam um emprego", comenta a secretária. Valquíria destacou ainda o trabalho desempenhado pela equipe do Sine local. "Há dois anos modificamos todo o nosso planejamento, que agora é feito a partir de estatísticas. Quando uma empresa vem se instalar no Estado, por exemplo, direcionamos nossa qualificação para atender essa demanda específica", disse.

Dentre os motivos do bom desempenho do Sine, o jornal citou a contrapartida financeira do governo estadual. Neste ano, enquanto a verba federal destinada ao Tocantins será de R$ 386 mil, o governo estadual investirá mais de 2 milhões.

Para o diretor de monitoramento e estatística do Sine, Romildo Leite, o Sistema no Tocantins é um banco de dados completo. "Somos eficientes para os trabalhadores e também para os empresários que precisam de mão-de-obra", explica. Segundo Leite, até mesmo empresas que se instalam em estados vizinhos como Pará e Mato Grosso, procuram o Sine do Tocantins em busca de mão-de-obra.

Os dados estatísticos do Sine Tocantins demonstram que os avanços continuam em 2008. Nos primeiro cinco meses do ano foram captadas 13.023 vagas, comparando ao mesmo período de 2007, em que foram captadas 11.277, constata-se um crescimento de 15% nessa variável. Ainda neste período houve um crescimento na variável de colocados no mercado de trabalho de 27%. A participação do Sine em relação aos dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados cresceu 23%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Soja

Plantio de soja no Tocantins atinge 30% da área a ser cultivada

A expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira