Monday, 18 de February de 2019

ESTADO


ESTADO

Técnicos da Seden realizam oficina sobre o coco babaçu em Xambioá

12 Jul 2018    12:41
SECOM/SEDEN Técnicos da Seden realizam oficina sobre o coco babaçu em Xambioá

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) está em Xambioá, no Norte do Estado, onde realiza oficina para colher dados e informações para subsidiar a elaboração do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do coco babaçu. A programação teve início na última quarta, 11, na Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Estado do Tocantins (Coome-Sol) e contou com visita a uma comunidade extrativista. Nesta quinta, ocorre reunião com representantes do Instituto Votorantim, na fábrica de cimento Votorantim.

A elaboração do plano de desenvolvimento é uma das ações previstas pelo acordo de cooperação técnica entre o Governo/Seden e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), assinado no dia 4 de julho. A parceria visa a realização de estudos e pesquisa para explorar o potencial de uso do coco babaçu como alimento para ser humano, ração animal, cosméticos, fármacos, produção de biocombustível e bioenergia, biomassa, além do levantamento das propriedades medicinais e o estudo comparativo do óleo de coco babaçu com outros óleos.

A oficina buscou a construção da visão de futuro do projeto, com aplicação da Matriz Swot (fortalezas, fraquezas, ameaças e oportunidades) e proposta de oito eixos temáticos apontando problemas, propostas de soluções e resultados esperados com a adoção das soluções sugeridas. Fortalecimento do mercado do coco babaçu e, em consequência, geração de emprego e melhoria de renda foram apontados como metas a serem atingidas.

Entre os entraves para o desenvolvimento foram citados problemas ambientais, já que o babaçu é fruto do extrativismo, dificuldade de aquisição de maquinário, falta de divulgação do produto.

Durante a abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Kühn, defendeu a preocupação do Governo do Estado em desenvolver ações que auxiliem no desenvolvimento do Arranjo Produtivo do Babaçu.

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcondes Martins, a participação das comunidades que trabalham com o babaçu na construção de uma visão de futuro é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Crimes no Tocantins

Maioria dos crimes no Tocantins estão relacionados ao tráfico de drogas e feminicídios, revela Sindiperito

O aumento da criminalidade no Tocantins preocupa e o trabalho dos profissionais da perícia é fundamental no combate ao crime, pois, somente com uma análise pormenorizada das evidências é possível chegar aos culpados, puni-los e coibir que novos casos ocorr

Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira