Sunday, 09 de December de 2018

ESTADO


ESTADO

Técnicos da Seden realizam oficina sobre o coco babaçu em Xambioá

12 Jul 2018    12:41
SECOM/SEDEN Técnicos da Seden realizam oficina sobre o coco babaçu em Xambioá

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) está em Xambioá, no Norte do Estado, onde realiza oficina para colher dados e informações para subsidiar a elaboração do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do coco babaçu. A programação teve início na última quarta, 11, na Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Estado do Tocantins (Coome-Sol) e contou com visita a uma comunidade extrativista. Nesta quinta, ocorre reunião com representantes do Instituto Votorantim, na fábrica de cimento Votorantim.

A elaboração do plano de desenvolvimento é uma das ações previstas pelo acordo de cooperação técnica entre o Governo/Seden e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), assinado no dia 4 de julho. A parceria visa a realização de estudos e pesquisa para explorar o potencial de uso do coco babaçu como alimento para ser humano, ração animal, cosméticos, fármacos, produção de biocombustível e bioenergia, biomassa, além do levantamento das propriedades medicinais e o estudo comparativo do óleo de coco babaçu com outros óleos.

A oficina buscou a construção da visão de futuro do projeto, com aplicação da Matriz Swot (fortalezas, fraquezas, ameaças e oportunidades) e proposta de oito eixos temáticos apontando problemas, propostas de soluções e resultados esperados com a adoção das soluções sugeridas. Fortalecimento do mercado do coco babaçu e, em consequência, geração de emprego e melhoria de renda foram apontados como metas a serem atingidas.

Entre os entraves para o desenvolvimento foram citados problemas ambientais, já que o babaçu é fruto do extrativismo, dificuldade de aquisição de maquinário, falta de divulgação do produto.

Durante a abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Kühn, defendeu a preocupação do Governo do Estado em desenvolver ações que auxiliem no desenvolvimento do Arranjo Produtivo do Babaçu.

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcondes Martins, a participação das comunidades que trabalham com o babaçu na construção de uma visão de futuro é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

42

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

39

AMEI!
AMEI!

42

KKKK
KKKK

25

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

36

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

32

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

babaçu xambioa

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira