Friday, 19 de July de 2019

ESTADO


ESTADO

Técnicos da Seden realizam oficina sobre o coco babaçu em Xambioá

12 Jul 2018    12:41
SECOM/SEDEN Técnicos da Seden realizam oficina sobre o coco babaçu em Xambioá

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) está em Xambioá, no Norte do Estado, onde realiza oficina para colher dados e informações para subsidiar a elaboração do plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do coco babaçu. A programação teve início na última quarta, 11, na Cooperativa Multifuncional de Economia Solidária do Estado do Tocantins (Coome-Sol) e contou com visita a uma comunidade extrativista. Nesta quinta, ocorre reunião com representantes do Instituto Votorantim, na fábrica de cimento Votorantim.

A elaboração do plano de desenvolvimento é uma das ações previstas pelo acordo de cooperação técnica entre o Governo/Seden e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), assinado no dia 4 de julho. A parceria visa a realização de estudos e pesquisa para explorar o potencial de uso do coco babaçu como alimento para ser humano, ração animal, cosméticos, fármacos, produção de biocombustível e bioenergia, biomassa, além do levantamento das propriedades medicinais e o estudo comparativo do óleo de coco babaçu com outros óleos.

A oficina buscou a construção da visão de futuro do projeto, com aplicação da Matriz Swot (fortalezas, fraquezas, ameaças e oportunidades) e proposta de oito eixos temáticos apontando problemas, propostas de soluções e resultados esperados com a adoção das soluções sugeridas. Fortalecimento do mercado do coco babaçu e, em consequência, geração de emprego e melhoria de renda foram apontados como metas a serem atingidas.

Entre os entraves para o desenvolvimento foram citados problemas ambientais, já que o babaçu é fruto do extrativismo, dificuldade de aquisição de maquinário, falta de divulgação do produto.

Durante a abertura da oficina, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Dearley Kühn, defendeu a preocupação do Governo do Estado em desenvolver ações que auxiliem no desenvolvimento do Arranjo Produtivo do Babaçu.

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcondes Martins, a participação das comunidades que trabalham com o babaçu na construção de uma visão de futuro é fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira