Tuesday, 16 de October de 2018

ESTADO


Revolta

TÉCNICOS E ENFERMEIROS ASSUMEM SINDICATO DEPOIS DE PRESIDENTE SE NEGAR A FAZER NOVAS ELEIÇÕES

04 Jul 2018    14:29
Antonia Régia TÉCNICOS E ENFERMEIROS ASSUMEM SINDICATO DEPOIS DE PRESIDENTE SE NEGAR A FAZER NOVAS ELEIÇÕES

Uma junta, formada por cinco profissionais da enfermagem assumiu o SEET – Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins. O grupo vai realizar, nos próximos 60 dias, a eleição da nova diretoria. A medida foi tomada depois que o então presidente – Claudean Pereira Lima e seus diretores, se negaram a cumprir uma ordem da justiça.

No fim de abril o juiz do Trabalho Edson Bianchi Loureiro mandou o SEET refazer o processo eleitoral para sucessão da diretoria da entidade. De acordo com a decisão, foram constatadas ilegalidades e inconstitucionalidades no regimento eleitoral elaborado pela então diretoria do Sindicato, “como por exemplo o que impõe causa de inelegibilidade ao filiado que tiver movido indevidamente ação judicial ou manifestação de qualquer natureza ou testemunhado em desfavor do sindicato", diz a decisão que ainda apontou manobras dos atuais dirigentes para manter o grupo no poder.

“Destaco que o conjunto de vícios apontados constitui violação direta aos princípios democrático e republicano, pois os princípios que norteiam o direito sindical, exigem a observância da razoabilidade e da democracia interna. Além disso, (...) há no Estatuto atacado inúmeras regras que podem propiciar a prorrogação indefinida do mandato dos que estão na direção do sindicato, dentre as quais destaco a que confere poderes ao presidente (em regra candidato a reeleição) a indicação da Comissão Eleitoral, que, por sua vez, marca exíguos e estranhos prazos para realização do pleito, como por exemplo, o período de inscrição entre os dias 27/12/2017 e 02/01/2018 (período de festas de final de ano - vide edital de convocação de ID. 574668f)”, diz a sentença.

Descumprindo a decisão da justiça e com o mandato finalizado em 31 de janeiro, a Junta Provisória já deu início ao processo eleitoral pra escolha da nova diretoria. Entre os membros à frente, está a técnica Antônia Regia Faustino Costa, que também é uma das autoras da ação contra a então diretoria.

“Foi uma medida extrema. De desgaste. Mas a categoria precisa estar à frente de qualquer vaidade. Tentamos, primeiramente o diálogo, depois fomos à justiça e ainda assim o desrespeito continuou. Nosso Sindicato não merece isso”, disse Antônia Régia.

A Assembleia que destituiu a então diretoria foi realizada no último dia 29 de junho, na Sede do Seet e contou com filiados com direito e voto, como manda o regimento/estatuto.

“Prometemos transparência nesse período e o desejo da categoria é colocar a casa em ordem, seguindo o que manda a lei”, completou Antônia – integrante da comissão provisória.

(Aldeia Comunicação)


COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

24

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

23

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

18

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

18

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

técnicos enfermeiros sindicato eleições

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira