Tuesday, 19 de February de 2019

ESTADO


Revolta

TÉCNICOS E ENFERMEIROS ASSUMEM SINDICATO DEPOIS DE PRESIDENTE SE NEGAR A FAZER NOVAS ELEIÇÕES

04 Jul 2018    14:29
Antonia Régia TÉCNICOS E ENFERMEIROS ASSUMEM SINDICATO DEPOIS DE PRESIDENTE SE NEGAR A FAZER NOVAS ELEIÇÕES

Uma junta, formada por cinco profissionais da enfermagem assumiu o SEET – Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins. O grupo vai realizar, nos próximos 60 dias, a eleição da nova diretoria. A medida foi tomada depois que o então presidente – Claudean Pereira Lima e seus diretores, se negaram a cumprir uma ordem da justiça.

No fim de abril o juiz do Trabalho Edson Bianchi Loureiro mandou o SEET refazer o processo eleitoral para sucessão da diretoria da entidade. De acordo com a decisão, foram constatadas ilegalidades e inconstitucionalidades no regimento eleitoral elaborado pela então diretoria do Sindicato, “como por exemplo o que impõe causa de inelegibilidade ao filiado que tiver movido indevidamente ação judicial ou manifestação de qualquer natureza ou testemunhado em desfavor do sindicato", diz a decisão que ainda apontou manobras dos atuais dirigentes para manter o grupo no poder.

“Destaco que o conjunto de vícios apontados constitui violação direta aos princípios democrático e republicano, pois os princípios que norteiam o direito sindical, exigem a observância da razoabilidade e da democracia interna. Além disso, (...) há no Estatuto atacado inúmeras regras que podem propiciar a prorrogação indefinida do mandato dos que estão na direção do sindicato, dentre as quais destaco a que confere poderes ao presidente (em regra candidato a reeleição) a indicação da Comissão Eleitoral, que, por sua vez, marca exíguos e estranhos prazos para realização do pleito, como por exemplo, o período de inscrição entre os dias 27/12/2017 e 02/01/2018 (período de festas de final de ano - vide edital de convocação de ID. 574668f)”, diz a sentença.

Descumprindo a decisão da justiça e com o mandato finalizado em 31 de janeiro, a Junta Provisória já deu início ao processo eleitoral pra escolha da nova diretoria. Entre os membros à frente, está a técnica Antônia Regia Faustino Costa, que também é uma das autoras da ação contra a então diretoria.

“Foi uma medida extrema. De desgaste. Mas a categoria precisa estar à frente de qualquer vaidade. Tentamos, primeiramente o diálogo, depois fomos à justiça e ainda assim o desrespeito continuou. Nosso Sindicato não merece isso”, disse Antônia Régia.

A Assembleia que destituiu a então diretoria foi realizada no último dia 29 de junho, na Sede do Seet e contou com filiados com direito e voto, como manda o regimento/estatuto.

“Prometemos transparência nesse período e o desejo da categoria é colocar a casa em ordem, seguindo o que manda a lei”, completou Antônia – integrante da comissão provisória.

(Aldeia Comunicação)


COMPARTILHE:


Confira também:


Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.

Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.



Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira