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Tocantins abre colheita de safra de grãos 2018

21 Feb 2018    18:14

Em ano de safra com expectativa de superar 3,6 milhões de toneladas entre soja e milho, segundo a Conab, o agronegócio do Tocantins vai precisar de infraestrutura eficiente para escoar sua produção com rapidez. Esse argumento foi apresentado por representantes da VLI, empresa de soluções logísticas, para principais tradings agrícolas do país, durante o evento de abertura da soja 2017/2018, no município de Caseara, TO.

Entre as opções apresentadas pela empresa de logística está o fortalecimento da rota de balsas, inaugurada em 2017, para agilizar o escoamento da produção agrícola do leste de Mato Grosso e sudeste do Pará com destino ao Terminal Integrador Porto Nacional, no estado do Tocantins. O terminal é interligado à Ferrovia Norte-Sul e forma um corredor eficiente até o porto do Itaqui.

A rota consiste na integração de duas balsas que fazem a travessia dos caminhões por 4 km à margem do rio Araguaia, entre as cidades de Santana do Araguaia, PA, e Caseara, TO. As cargas oriundas do leste mato-grossense e sudeste paraense seguem por caminhão pela BR-158, acessando a PA-411 até Santana do Araguaia e, de lá, embarcam nas balsas até Caseara. Depois, seguem pelas rodovias TO-080 e BR-226 até o terminal. Dos terminais, as cargas seguem pela Ferrovia Norte-Sul e depois acessam a Estrada de Ferro Carajás para chegarem ao porto do Itaqui.

Para oferecer essa solução logística, a VLI firmou parceria com a Brinave, um consórcio formado pelas empresas R. Navegações e Bravo Serviços Marítimos que construiu e agora opera as duas balsas.  Uma delas tem capacidade para transportar 6 bi-trens, enquanto a outra possui espaço para 8 rodotrens. Estão previstas 11 viagens por dia e a capacidade será de transportar 200 mil toneladas de soja por mês.

“Temos uma estrutura eficiente, integrada e pronta para atender a fronteira agrícola com maior potencial de crescimento do país”, diz o especialista técnico da VLI, Edson Zacarias.

O Terminal Integrador Porto Nacional é um dos mais novos da VLI, inaugurado em 2016 junto com o Terminal Integrador Palmeirante, este localizado ao norte do Tocantins. Juntos, os terminais totalizam um investimento de R$ 264 milhões e possuem capacidade para movimentar por ano cerca de 6 milhões de toneladas de produtos como soja, milho e farelo.

Ambos se destacam pela capacidade de movimentação de grãos para o corredor Centro-Norte representando uma alternativa de escoamento em larga escala para a produção agrícola brasileira. Neste corredor, que começa nos terminais integradores e chega ao Terminal Portuário do Itaqui, os investimentos chegam a R$ 1,7 bilhão.

A localização dos terminais de Porto Nacional e Palmeirante favorece o fluxo constante dos produtos pela ferrovia. As unidades possuem sistemas automatizados de recepção, pesagem e carregamento, garantindo alta produtividade e segurança operacional.  Eles têm capacidade para descarregar 450 e 700 caminhões por dia, respectivamente.

Além disso, contam com uma pera ferroviária interligada à malha da Ferrovia Norte Sul e uma tulha de carregamento com capacidade para carregar um trem de 80 vagões em 4 horas 30 minutos. Esses dispositivos formam uma moderna e arrojada solução logística em formato circular que possibilita o transbordo das cargas sem necessidade de desmembrar o trem, aumentando a eficiência das manobras de entrada e saída dos terminais.

O Terminal Integrador Porto Nacional tem capacidade para armazenar até 60 mil toneladas de grãos e movimentar 2,6 milhões de toneladas do produto por ano. Já o Terminal Integrador Palmeirante possui um armazém de 90 mil toneladas, que já é considerada a maior estrutura de armazenagem do Tocantins, e pode expedir até 3,4 milhões de toneladas anualmente.

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