Thursday, 23 de May de 2019

ESTADO


Convênio

Tocantins assina convênio de cooperação com a empresa Águas de Portugal Internacional e com a agência reguladora portuguesa

18 Apr 2019    14:30
Divulgação Tocantins assina convênio de cooperação com a empresa Águas de Portugal Internacional e com a agência reguladora portuguesa

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), por meio de sua presidente, Juliana Matos, assinou nesta quarta-feira, 17, Protocolo de Intenções para troca de informações, experiências e conhecimento com e a empresa estatal Águas de Portugal Internacional (Grupo AdPI), para implantação de procedimentos inovadores que buscam atender com maior eficiência a população atendida.

Nesta quinta-feira, 18, foi celebrado o Protocolo De Cooperação Técnica entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (Ersar) e a ATR, para promover ações específicas para troca de experiências; intercâmbio de informação, documentação e procedimentos; ações de formação e capacitação técnica e outras formas de cooperação nas áreas de saneamento ambiental, especialmente, abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.

Juliana Matos está participando do Benchmarking Internacional Águas & Saneamento Portugal. A iniciativa, organizada pela empresa de consultoria corporativa e ambiental Lavoro Solutions, ocorre durante esta semana nas cidades do Porto, Viseu, Leiria, Cascais e Lisboa, percorrendo o país de norte a sul. A abertura oficial do evento, no último domingo, 14, contou com palestra magna proferida pelo Secretário de Estado do Ambiente e Transição Energética de Portugal, Carlos Martins.

Durante a programação serão realizadas visitas à estação de tratamento de água do complexo Lever, responsável pelo abastecimento dos municípios da região de Porto e estações de tratamento de água residuais, incluindo as Fábricas de Água, uma inovação do grupo águas de Portugal - AdP, responsável pelo atendimento à 80% da população portuguesa distribuídas ao longo do país, além de seminários de inovação, tecnologia, gestão e regulação.

A proposta da iniciativa Benchmarking Internacional é apresentar aos gestores públicos e privados brasileiros, ligados ao setor do saneamento ambiental, o que há de melhor e mais moderno na Europa. Os debates e visitas técnicas ocorrem por meio do olhar e da experiência portuguesa, que reconhecidamente tem servido de modelo para diversos países, inclusive o Brasil.

Como o saneamento ambiental é uma necessidade da sociedade contemporânea, além da intensa experiência em água e esgotamento sanitário, nesta edição houve uma pauta específica para resíduos sólidos, englobando, inclusive, visitas às instalações do Aterro Sanitário Planalto Beirão, estrutura totalmente mecanizada com tratamento de chorume adequado realizado por meio de sistemas membranares.

A presidente da ATR considera que a visita aos vários sistemas de tratamento de água e esgotos ultramodernos de Portugal “é importante para estabelecermos uma cooperação técnica para ampliarmos o desenvolvimento do Estado”, explica.

Além da presidente da ATR, representando o Tocantins, marcam presença gestores públicos, profissionais de empresas de saneamento brasileiras públicas e privadas, incluindo o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o secretário da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro. (Luiz Pires?Secom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Setor Aéreo

Senado aprova MP com 100% de capital estrangeiro ao setor aéreo brasileiro

Primeira companhia internacional a se estabelecer no país, a Air Europa também foi autorizada nesta quarta-feira (22) a operar no Brasil

CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas

Ao todo 41 personalidades receberam a honraria, dentre elas, o ex-governador Siqueira Campos, fundador da Capital e todos os ex-prefeitos da cidade


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo


Competição

Rally Jalapão/Sertões Series terá representantes baianos nos mais de 1200 quilômetros da 5ª edição



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira