Monday, 14 de October de 2019

ESTADO


Convênio

Tocantins assina convênio de cooperação com a empresa Águas de Portugal Internacional e com a agência reguladora portuguesa

18 Apr 2019    14:30
Divulgação Tocantins assina convênio de cooperação com a empresa Águas de Portugal Internacional e com a agência reguladora portuguesa

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), por meio de sua presidente, Juliana Matos, assinou nesta quarta-feira, 17, Protocolo de Intenções para troca de informações, experiências e conhecimento com e a empresa estatal Águas de Portugal Internacional (Grupo AdPI), para implantação de procedimentos inovadores que buscam atender com maior eficiência a população atendida.

Nesta quinta-feira, 18, foi celebrado o Protocolo De Cooperação Técnica entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (Ersar) e a ATR, para promover ações específicas para troca de experiências; intercâmbio de informação, documentação e procedimentos; ações de formação e capacitação técnica e outras formas de cooperação nas áreas de saneamento ambiental, especialmente, abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.

Juliana Matos está participando do Benchmarking Internacional Águas & Saneamento Portugal. A iniciativa, organizada pela empresa de consultoria corporativa e ambiental Lavoro Solutions, ocorre durante esta semana nas cidades do Porto, Viseu, Leiria, Cascais e Lisboa, percorrendo o país de norte a sul. A abertura oficial do evento, no último domingo, 14, contou com palestra magna proferida pelo Secretário de Estado do Ambiente e Transição Energética de Portugal, Carlos Martins.

Durante a programação serão realizadas visitas à estação de tratamento de água do complexo Lever, responsável pelo abastecimento dos municípios da região de Porto e estações de tratamento de água residuais, incluindo as Fábricas de Água, uma inovação do grupo águas de Portugal - AdP, responsável pelo atendimento à 80% da população portuguesa distribuídas ao longo do país, além de seminários de inovação, tecnologia, gestão e regulação.

A proposta da iniciativa Benchmarking Internacional é apresentar aos gestores públicos e privados brasileiros, ligados ao setor do saneamento ambiental, o que há de melhor e mais moderno na Europa. Os debates e visitas técnicas ocorrem por meio do olhar e da experiência portuguesa, que reconhecidamente tem servido de modelo para diversos países, inclusive o Brasil.

Como o saneamento ambiental é uma necessidade da sociedade contemporânea, além da intensa experiência em água e esgotamento sanitário, nesta edição houve uma pauta específica para resíduos sólidos, englobando, inclusive, visitas às instalações do Aterro Sanitário Planalto Beirão, estrutura totalmente mecanizada com tratamento de chorume adequado realizado por meio de sistemas membranares.

A presidente da ATR considera que a visita aos vários sistemas de tratamento de água e esgotos ultramodernos de Portugal “é importante para estabelecermos uma cooperação técnica para ampliarmos o desenvolvimento do Estado”, explica.

Além da presidente da ATR, representando o Tocantins, marcam presença gestores públicos, profissionais de empresas de saneamento brasileiras públicas e privadas, incluindo o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o secretário da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro. (Luiz Pires?Secom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira