O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Panorama

09/07/2020

Tocantins é o 6º Estado que mais preserva empregos durante a pandemia, aponta Caged

O setor da construção civil no Tocantins amorteceu o impacto da queda do emprego no período

Adilvan Nogueira

Comparativamente com os demaisestados da Federação, o Tocantins foi o 6º estado que mais preservou osempregos fomais durante a pandemia do novo coronavírus, segundo dados do Caged(Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério daEconomia.

No período, o acumulado dejaneiro a maio de 2020, a variação relativa do saldo de empregos no Tocantinsfoi de -1,17% sendo superado apenas pelos Estados, Mato Grosso do Sul -0,26%,Mato Grosso -0,28%, Goiás -0,59%, Roraima -0,59% e Maranhão com -1,12.

Em todo o Estado do Tocantinsforam 3.617 admissões contra 4.726 desligamentos, deixando um saldo negativo de1.109 trabalhadores fora do mercado formal de trabalho. O município que maiscontribuiu para o resultado negativo do Estado, foi a capital Palmas com 94,04%do total , ou seja, 1.043 postos de trabalhos a menos. O saldo é difereça entrenúmero de admissões menos os desligamentos em um determinado período, apesar denegativo quando comparado com o mês anterior, os dados apontam uma tendência derecuperação do emprego.

No Tocantins a construção civil,indústria e a agropecuária apresentaram os melhores desempenhos dentre ossetores analisados, com saldo positivo de 449, 103 , 13 contrataçõesrespectivamente. A queda foi puxada pelo impacto da crise nos setores docomércio e serviços que registraram queda no emprego formal de 767 e 907respectivamente.

Dentre os 1.109 trabalhadoresdesligados no mês de maio de 2020, os jovens na faixas etária entre os 18 e 29anos foram os mais atigidos representando 60,14% ou 667 dos desligamentos, dototal 76,28% ou 846 tinham escolariadade ensino médio, 314 são homens e 795mulheres.

Segundo o Caged em todo o paísforam fechados 331.901 postos de trabalho com carteira assinada no mês de maio.Foi o pior desempenho para o mês desde o início da série histórica, em 2010. Emrelação a abril que registrou menos 902.841 vagas, o número melhorou. Com oresultado de maio, o corte de vagas acumulado no ano de 2020 soma 1.144.875, opior desempenho para o período também desde 2010.

Para o secretário daIndústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência doDesenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetu), Tom Lyra,ainda que os números não sejam motivo de comemoração, o indicativo de recuperaçãodemostra que as medidas de enfretamento da crise do novo coronavírus, tomadaspelo governo do Estado, foram acertivas e de alguma forma contribuíram paraminimizar os efeitos da crise do novo coronavírus no Estado do Tocantins. Alémdisso, a economia do estado está voltada para o agronegócio, um dos setoresmenos impactado pela pandemia.

“Conforme demonstrado pelodesempenho dos números do Caged,  oTocantins figura na sexta posição entre os estados que mais preservaramempregos durante a crise da Covid-19, e o governador Mauro Carlesse estáempenhado em adotar medidas para a retomada da nossa economia para  garantir a manutenção do emprego e da rendados trabalhadores tocantinenses ”, afirmou. 

Assuntos Relacionados
#emprego
Confira Também
Palestra

Uma nova classe consumidora é vista como celeiro de oportunidades de negócios

Destaque

Araguaína é a 36ª cidade no País que mais criou empregos em 2017

Emprego

Caged mostra evolução positiva do emprego no Tocantins em maio

ESTADO

Para esta terça, 10, Sine de Palmas anuncia mais de 90 vagas de emprego

Emprego

Sine Palmas: Consulta eletrônica ao quadro de vagas otimiza tempo de candidatos