Friday, 23 de August de 2019

ESTADO


Fórum

Tocantins participa da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

26 Sep 2018    10:47
Divulgação Tocantins participa da reunião do  Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo

Autoridades do turismo brasileiro reuniram-se na tarde de terça-feira, 25,  durante a 5ª reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Sob a presidência Leandro Garcia, presidente do Fórum, o encontro contou com a participação do secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, representando o ministro do Turismo Vinícius Lummertz Silva. O superintendente de Desenvolvimento Turístico, Jandy Carvalho, ocupou  cadeira representando o Tocantins, quando pediu atenção especial do Governo Federal para o setor. A reunião ocorreu no auditório 2 do Anhembi, em São Paulo.

Jandy Carvalho fez uma explanação dos atrativos turísticos do Estado. Em seguida, apresentou vídeo mostrando as belezas naturais do Tocantins. “Temos um potencial turístico invejável, que vem aumentando a demanda de turistas nacionais e internacionais”, disse ele, acrescentando: “por isso, peço o apoio aos membros do Fórum, seja com ideias, sugestões ou orientações”.

O representante do Ministério falou sobre os três conceitos adotados pelo órgão no planejamento da Abav Expo 2018: convergência, inovação e diálogo.  Os conceitos, segundo ele, justificam a arquitetura e forma de apresentação dos estandes, bem como a forma de apresentação e de divulgação da Feira pelo Ministério. 

O presidente do Fórum, Leandro Garcia, destacou a importância do colegiado, ressaltando que os participantes expressam o pensamento e a ação do Executivo Estadual na gestão do Turismo. “Isso faz com que sejamos um bloco de expressão técnica e política”. Avaliou o encontro como "bastante positivo, tanto pela presença da maioria dos integrantes, quanto pela explanação da estratégia do Fórum para alcançar o nosso objetivo, que é o fortalecimento desse setor que tem movimentado consideravelmente a economia do país." 

 

Pauta

Além dos informes e assuntos internos, o Fórum abriu espaço para apresentação de casos de sucesso e de projetos. Dois deles, com o objetivo de promover o turismo brasileiro internacionalmente: o Matcher Travel Business Opportunities, evento de promoção internacional do Brasil, a ser realizado em Fortaleza (CE), de 19 a 20 de fevereiro de 2019, e o programa Tourism Internacional Market Workforce, apresentado pela Promo Inteligência Turística. 

“A reunião foi muito produtiva, com uma grande troca de informações, e agora vou trabalhar para implantar as metas discutidas durante a reunião”, pontuou Jandy Carvalho.

 

 

 

Atuação

O Fórum atua, junto com o Conselho Nacional do Turismo, como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo, na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do Turismo brasileiro, formando o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo Ministério do Turismo.

Por meio do Fornatur, importantes temas relacionados à temática Turismo já foram deliberados ou encontram-se em execução,  a exemplo da  criação do Ministério do Turismo;   criação da Comissão Permanente de Turismo na Câmara dos Deputados; elaboração de documento entregue aos Presidenciáveis em 2002 (CBRATUR); elaboração do Plano Nacional do Turismo; instalação dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo; instalação do Programa de Regionalização/Roteiros do Brasil; elaboração dos novos critérios para distribuição de recursos descentralizados do Ministério do Turismo e Embratur aos estados para a promoção nacional e internacional; instalação do Fórum Mundial do Turismo, dentre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira