Friday, 22 de February de 2019

ESTADO


Empresas

Tocantins registra abertura de 1.077 novas empresas entre janeiro e maio deste ano

26 Jun 2018    21:02
SECOM Tocantins registra abertura de 1.077 novas empresas entre janeiro e maio deste ano Vanessa Alencar, presidente da Jucetins, acredita que Estado começa a recuperar a confiança dos investidores

O número de novas empresas abertas no Tocantins sofreu uma retração de 35% entre os meses de janeiro e maio deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins). Em números reais, foram abertas, entre janeiro e maio, 1.077 novas empresas de todas as naturezas jurídicas. Em 2017, nos mesmos meses, foram 1.661 novos cadastros empresariais.

Segundo dados da Jucetins, o número de novas empresas abertas no Estado tem registrado quedas em todos os meses deste ano, quando comparado com período igual do ano anterior.  A presidente da Junta Comercial, Vanessa Alencar Pinto, avalia que a retração apresentada desde o início do ano era previsível, uma vez que o Tocantins passou por período de muita instabilidade política e econômica, condição que afasta investidores.

“A abertura de uma empresa é uma decisão importante, que requer planejamento a longo prazo e investimento financeiro, por isso o empresário pode adiar seus projetos até sentir mais segurança política e econômica”, analisa a presidente, reforçando que, a partir deste segundo semestre, a tendência será de redução da queda, até que o número de novos empreendimentos comece a superar os do ano passado.  

MEI é maioria

Na classificação por forma jurídica, o Microempreendedor Individual (MEI) continuou com papel de destaque neste ano. Das 1.661 empresas abertas entre janeiro e maio, 780 são MEI. A segunda categoria mais procurada foi a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), categoria empresarial que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio, que teve 105 novas inscrições. Além disso, a Sociedade Limitada registrou 95 novos empreendimentos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reunião

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e hospital da Capital

Reunião ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira