Saturday, 16 de February de 2019

ESTADO


Doença

Tocantins se junta a outros estados em busca da certificação de zona livre do Mormo

03 Jul 2018    15:12    alterado em 03/07 às 15:14
SECOM/Adapec Tocantins se junta a outros estados em busca da certificação de zona livre do Mormo

Com o objetivo de pleitear o status de zona livre da doença do Mormo, o Tocantins se juntou na semana passada aos demais estados da região Norte e Nordeste para alinhar as ações de prevenções, controle e erradicação da zoonose, conforme prevê a Instrução Normativa (IN) nº 06/2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O estado precisa estar há 3 anos sem a presença de casos confirmados da doença para buscar o pleito.

 

O encontro com representantes dos programas estaduais de sanidade equídeas e das superintendências federais destes estados aconteceu em Recife – PE, promovido pelo Mapa. Na reunião técnica ficaram definidas algumas diretrizes que os estados precisam cumprir para alinhar as politicas de sanidade equídea, e assim, buscar o pleito de zona livre do Mormo junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 

“Estamos empenhados em dar continuidade ao trabalho de erradicação do Mormo no Tocantins e buscarmos neste encontro com os demais estados da federação, o status de zona livre da doença,” disse o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, Alberto Mendes da Rocha.      

 

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Raydleno Mateus Tavares, disse que entre as diretrizes que o Tocantins começará a trabalhar estão: a atualização do cadastro de todos os equídeos no estado; estudo de caracterização epidemiológica do Mormo e realização de um inquérito soroepidemiológico. “Além disso, a Adapec continua realizando rotineiramente as vigilâncias ativas, fiscalizações de trânsito e investigações de casos suspeitos”, destacou Raydleno.

 

No Tocantins todos os focos de Mormo existentes nas propriedades foram eliminados pela Adapec, sendo que o último registro de caso positivo ocorreu em 22 de novembro de 2017. Caso não ocorra nenhum registro da doença até novembro de 2020, o estado estará pronto para buscar a certificação. “Por isso, a participação dos produtores rurais na movimentação do rebanho de equídeos e nos cuidados com a doença é fundamental para este pleito de zona livre da zoonose”, ressaltou Alberto.      

 

Dados

 

O Tocantins conta com um rebanho de 271,9 mil equídeos. Um dado positivo sobre a doença no Tocantins é que até junho deste ano foram realizados pelos laboratórios oficiais do Mapa apenas 30 exames de Mormo, enquanto em 2017 foram realizados 538 exames da doença.

O Brasil é o único país do mundo com rebanho significativo de equídeos onde a doença do Mormo ainda não foi erradicada.  

 


COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira