Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

ESTADO


ESTADO

Tocantins se prepara para vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal

23 Jul 2018    13:10
Secom/ADAPEC Tocantins se prepara para vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal

A Agulha Oficial (termo utilizado quando a vacinação é feita pelo serviço oficial) está marcada para ocorrer entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro, na Ilha do Bananal. Durante os 60 dias, os técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), deverão percorrer aproximadamente 358 retiros de indígenas e produtores rurais e vacinar cerca de 100 mil bovinos, indiferentemente da faixa etária. Previamente, as equipes estão promovendo orientações técnicas e agendamentos da data da vacinação.

 

Serão envolvidas cinco equipes de campo para agilizar os trabalhos e concluí-los no tempo previsto. “A vacinação na Ilha é diferenciada por conta do difícil acesso à região, mas temos profissionais experientes para executar a vacinação de todo o rebanho. O objetivo principal é garantir a preservação do status sanitário do Estado, livre da doença há 21 anos”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

 

O diretor de Defesa, Sanidade e Inspeção Animal, Francisco Ramos, explica que, na região, os animais ficam soltos, por isso a necessidade de um agendamento prévio para que os proprietários prendam os animais. “Realizamos a vacinação e prestamos orientações. A comprovação da vacinação é feita de forma imediata e o animal vacinado recebe um corte no pelo da cauda para identificação”, informou.

 

As doses do rebanho dos indígenas serão custeadas pelo Governo do Estado, totalizando 8 mil vacinas.

 

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, as equipes que vão atuar na vacinação do rebanho na Ilha já estão definidas, e nesta quarta-feira, 25, terão um encontro em Formoso Araguaia onde serão traçadas as últimas estratégias de atuação, distribuição de kits e orientações.

 

Ilha do Bananal

 

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, indiferente da faixa etária.

 

Na campanha realizada em 2017, a previsão era vacinar 90 mil animais, mas ao finalizarem foram registrados 114.795 animais que receberam a dose da vacina, um crescimento de 27,5% do rebanho.

 

Vacinação contra a brucelose

 

Na região da Ilha, a vacinação contra a brucelose também tem calendário diferenciado do restante do Estado, ou seja, inicia dia 1º de julho e segue até 31 de outubro. As bezerras entre 3 e 8 meses de idade devem ser vacinadas com a Cepa B19 ou a Cepa RB 51, ficando a critério do produtor, conforme as medidas da Portaria nº 279 de 31 de julho de 2014.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

15

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

brucelose febre aftosa vacinação

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira