Saturday, 16 de February de 2019

ESTADO


Destaque

Tocantins sedia V Fórum de Governadores da Amazônia Legal

24 Jun 2009

O Tocantins sedia nesta sexta-feira, 26, dois eventos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônica, o V Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 5ª Reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no Palácio Araguaia, em Palmas. Os dois eventos reunirão os nove governadores da Amazônia Legal, entre os quais o governador Marcelo Miranda (PMDB), anfitrião da programação, além de ministros, palestrantes e representantes de ministérios.

O governador Marcelo Miranda abre os trabalhos às 8h com café da manhã aos participantes da reunião do Condel/Sudam, cujas atividades serão iniciadas às 8h30. Às 10h, Marcelo Miranda abre as atividades e participa do Fórum de Governadores com os demais gestores dos estados que compreendem a região da Amazônia Legal – Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.

A reunião dos conselheiros da Sudam tratará da política de apoio à pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias; do andamento da elaboração do PRDA - Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia e assuntos referentes ao FNO - Fundo Constitucional do Norte. As atividades encerram às 9h45.

 

Fórum

Quanto ao fórum, que ocorre das 10h às 12h, tem como objetivo fortalecer a política de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem por exemplo a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.

Durante o evento será realizada a 3ª Reunião da CGPAS - Comissão Gestora do Plano Amazônia Sustentável, que será presidida pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. Também será ministrada a palestra “O Estágio Atual das Negociações Internacionais em Mudança de Clima”, pelo embaixador extraordinário de Mudanças Climáticas do Itamaraty, Sérgio Serra. Outro tema apresentado no evento será “O Enfrentamento da Crise”, pelo subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ao final do encontro, previsto para às 12h30, haverá debate entre os governadores.

O V Fórum resultará na Carta de Palmas, um documento que será elaborado e assinado pelos novos governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e será lida ao final do evento. O encontro encerra com confraternização entre os gestores com um almoço.

 

Presenças

Nesta terça-feira, 23, já haviam confirmado presença os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Também confirmaram participação o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, e os representantes dos ministérios da Integração Nacional, o superintendete de Desenvolvimento da Amazônia, Djalma Bezerra Melo; dos Transportes, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; da Casa Civil, o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guees Soares; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatine; Ministério do Desenvolvimeno Agrário, a assessora da Secretaria Extraordinária, Shirley Anny Abreu do Nascimento; e o representante do Ministério da Justiça, o secretário executivo, Luiz Paulo Barreto.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira