Thursday, 25 de April de 2019

ESTADO


Destaque

Tocantins sedia V Fórum de Governadores da Amazônia Legal

24 Jun 2009

O Tocantins sedia nesta sexta-feira, 26, dois eventos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônica, o V Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a 5ª Reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, no Palácio Araguaia, em Palmas. Os dois eventos reunirão os nove governadores da Amazônia Legal, entre os quais o governador Marcelo Miranda (PMDB), anfitrião da programação, além de ministros, palestrantes e representantes de ministérios.

O governador Marcelo Miranda abre os trabalhos às 8h com café da manhã aos participantes da reunião do Condel/Sudam, cujas atividades serão iniciadas às 8h30. Às 10h, Marcelo Miranda abre as atividades e participa do Fórum de Governadores com os demais gestores dos estados que compreendem a região da Amazônia Legal – Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia.

A reunião dos conselheiros da Sudam tratará da política de apoio à pesquisa de desenvolvimento de novas tecnologias; do andamento da elaboração do PRDA - Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia e assuntos referentes ao FNO - Fundo Constitucional do Norte. As atividades encerram às 9h45.

 

Fórum

Quanto ao fórum, que ocorre das 10h às 12h, tem como objetivo fortalecer a política de desenvolvimento sustentável. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem por exemplo a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.

Durante o evento será realizada a 3ª Reunião da CGPAS - Comissão Gestora do Plano Amazônia Sustentável, que será presidida pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger. Também será ministrada a palestra “O Estágio Atual das Negociações Internacionais em Mudança de Clima”, pelo embaixador extraordinário de Mudanças Climáticas do Itamaraty, Sérgio Serra. Outro tema apresentado no evento será “O Enfrentamento da Crise”, pelo subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ao final do encontro, previsto para às 12h30, haverá debate entre os governadores.

O V Fórum resultará na Carta de Palmas, um documento que será elaborado e assinado pelos novos governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e será lida ao final do evento. O encontro encerra com confraternização entre os gestores com um almoço.

 

Presenças

Nesta terça-feira, 23, já haviam confirmado presença os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. Também confirmaram participação o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, e os representantes dos ministérios da Integração Nacional, o superintendete de Desenvolvimento da Amazônia, Djalma Bezerra Melo; dos Transportes, o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; da Casa Civil, o diretor do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guees Soares; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatine; Ministério do Desenvolvimeno Agrário, a assessora da Secretaria Extraordinária, Shirley Anny Abreu do Nascimento; e o representante do Ministério da Justiça, o secretário executivo, Luiz Paulo Barreto.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25

Empregos

Tocantins perde 363 vagas de emprego em março

Os números citados se referem aos oito setores de atividade econômica: agropecuária, indústria de transformação, comércio, serviços, extrativa mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil e administração pública.



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira