Thursday, 19 de July de 2018

Thursday, 19 de July de 2018

ESTADO


Febre Aftosa

Tocantins vacina 99,44% do rebanho contra febre aftosa

03 Jan 2018
Dinalva Martins Tocantins vacina 99,44% do rebanho contra febre aftosa A campanha de vacinação contra brucelose é obrigatória e ocorre semestralmente para fêmeas bovídeas entre 3 e 8 meses de idade

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na segunda-feira, 2, o resultado da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. Os dados comprovam que o índice vacinal atingiu 99,44% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, ou seja, dos 3.740.813 com idade vacinal existente, 3.719.729 receberam a dose da vacina. A campanha ocorreu entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro, devido à prorrogação de 10 dias para atender as solicitações dos produtores rurais.

As informações indicam ainda que 56 municípios do Estado, dos 139 existentes, alcançaram 100% do rebanho. "É uma grande conquista graças à participação massiva dos produtores rurais, comprometimento dos nossos servidores, e da conscientização da importância de mantermos o rebanho imunizado e a preservação do status sanitário", disse a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca.

Durante a campanha, foram realizadas 3.229 vacinações com a participação de profissionais da Agência, destas 852 foram fiscalizadas, 1.586 acompanhadas e 791 oficiais. "São ações que ocorrem em assentamentos e também nas propriedades consideradas inadimplentes na campanha anterior, visando garantir a vacinação do rebanho e o cumprimento das exigências previstas nas legislações estadual e federal" explica o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende.

Márcio Rezende disse ainda que o restante do rebanho de 0,56%, que ficou de fora da campanha, receberá a dose vacina. "Temos o controle de todas as fichas cadastrais no sistema, notificaremos os produtores rurais faltosos, quanto às sanções e multas e agendaremos a vacinação dos animais", esclarece.

O Tocantins conta com 8.628.986 animais que somados ao rebanho da Ilha do Bananal que são 114.795 animais, chegam a 8.779.822 bovídeos. Os municípios que detém os maiores rebanhos de bovinos do Estado são: Araguaçu com 346.090, Formoso do Araguaia com 243.319, Araguaína com 237.638, Peixe com 200.641 seguido por Arraias com 185.553 animais. (Dinalva Martins)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

26

PARABÉNS!
PARABÉNS!

25

BOM
BOM

24

AMEI!
AMEI!

26

KKKK
KKKK

21

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

21

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Viver

Agtur promove segunda semana de ação de divulgação do 12º FGT na Praia da Graciosa a partir desta quinta, 19

A ação é uma iniciativa da Agência Municipal de Turismo (Agtur) em parceria com os participantes do FGT, e acontecerá neste final de semana de quinta-feira, 19, até domingo, 22, a partir das 18 até às 22 horas.

ESTADO

Sabadão tem sorteio de R$ 10 mil do Nota Quente Palmense

Também serão distribuídos mais quatro prêmios por meio da Loteria Federal da Caixa Econômica no Caminhão da Sorte que estará na cidade de Iparemi-GO.


Saúde

Saúde orienta sobre a vacinação contra o sarampo

Essa orientação serve para crianças, adolescentes e adultos, evitando a circulação do vírus no país.


Agricultura

Difícil alcançar depois

Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM.


ESTADO

Seden e artesãos comemoram vendas e encomendas realizadas durante a Fenearte


ESTADO

Dulce Miranda garante recurso de R$ 545 mil para infraestrutura de Palmas


Viver

OAB começa vender ingressos para festa da advocacia


Alimentação

Acipa sedia cursos sobre boas práticas na produção de alimentos


ESTADO

Tocantins continua sendo referência no processo de elaboração da proposta curricular


JUSTIÇA

MPE recomenda instalação de UTI neonatal e pediátrica no Hospital Regional e no Hospital da Unimed, em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira