Wednesday, 20 de November de 2019

ESTADO


Educação superior

UFT tem novo diretor em Araguaína

24 Jun 2008

A UFT - Universidade Federal do Tocantins realizou, na última semana, a eleição para direção do campus da instituição em Araguaína, hoje considerado o segundo maior pólo da universidade no Estado.

Concorreram ao cargo de diretor quatro chapas, sendo vitoriosa, com 53,8% dos votos válidos, a do Professor Dr. Luís Eduardo Bovolato, do curso de Geografia. Os outros candidatos, Dra. Kênia Ferreira, do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia, obteve 33,6%; Dr. Dimas José, do curso de História, 9,8%, e o Dr. Luciano Galdino, do curso de História, 2,8% dos votos válidos.

O professor Bovolato, que já dirigiu o campus na época que a faculdade ainda era Unitins Universidade do Tocantins, em 1998, assume a direção da instituição num momento histórico, já que o processo de mudança para o tão esperado novo campus, no setor Cimba, foi iniciado na manhã de sábado, 21, data de sua inauguração. Ele irá administrar o campus de Araguaína por dois anos e meio.

O novo diretor, que assume o cargo em julho, informou que entrou na disputa considerando seu tempo de trabalho na unidade desde antes da federalização, como também sua experiência no SESI -Serviço Social da Indústria, além de sua formação em Gestão Empresarial. “Avaliando minha trajetória e minha qualificação, senti que poderia ter chances de acolher melhor as reivindicações. Não adianta pensar que somos capazes, precisamos saber se vamos obter êxito”, avaliou.

Entre os apoios recebidos, o professor destaca que a boa relação com o reitor Alan Barbiero e o apoio dos técnicos administrativos foram fundamentais para a vitória. “Hoje, existem reivindicações diversas, mas podemos priorizar o atendimento do setor administrativo, que pede jornada ininterrupta de 6 horas corridas, capacitação, aperfeiçoamento e maior diálogo”, destacou, informando ainda que a categoria precisa de mais espaço nas decisões.

O técnico administrativo Gilberto Ichihara disse que, de todos os candidatos, apenas dois acolheram as propostas, sendo que o professor Bovolato apresentou uma maior segurança desas. “Essa postura do candidato foi importante para decidirmos apoiar aquele que teve propostas mais próximas de nossas reivindicações”, justificou o técnico, que é lotado na Ouvidoria da UFT.

Sobre qualificação docente, outro desafio de sua gestão, o diretor afirmou que pretende ampliar o PQD -Programa de Qualificação Docente a todas as licenciaturas, o que significa, em sua avaliação, “flexibilizar o acesso ao processo de doutoramento”, deficiência essa, segundo ele, que vem recaindo mais sobre o curso de Geografia. “Vamos atacar esse problema de forma contundente já que a demanda aumentou”, ressaltou o diretor, destacando a implantação dos seis novos cursos, Química, Física, Biologia, Gestão Logística, Cooperativismo e Turismo previstos para o inicio de 2009.

Para o professor Airton Sieben, que possui mestrado na área de Geografia, a eleição do professor irá beneficiar o colegiado como um todo, já que o programa de qualificação é estendido a todos os colegiados, mas a área de Geografia destacou “é a que mais necessita, visto que é grande o número de mestres que ainda buscam o doutorado”. “Ele vai flexibilizar mais esse processo”, assegurou.

Em relação à Fazenda, como é chamado o campus de EMVZ - Medicina Veterinária e Zootecnia, o diretor disse que pretende dar seqüência ao projeto do Hospital Veterinário e à ampliação da Biblioteca, obras que estão em andamento.

De acordo com ele, a prioridade maior e inicial de sua gestão será levar as reivindicações até a reitoria e elaborar um plano para atender a qualificação docente dos professores. “Pretendemos flexibilizar o acesso desses professores aos programas de doutoramento, principalmente do colegiado de Geografia, que é o setor mais necessitado”, pontuou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Com apoio de voluntários da AL, unidade do Hospital do Amor de Palmas será entregue em 2020

A construção do Hospital do Amor em Palmas está orçada em R$ 120 milhões e contempla três unidades: de diagnóstico, tratamento e de prevenção e pesquisa.

Refis 2019

Refis 2019 já negociou R$ 96,6 milhões, mas débitos ainda podem ser regularizados até 30 de novembro

O secretário de Finanças, Rogério Ramos alerta para que os contribuintes fiquem atentos para não perderem a oportunidade de negociar seus débitos e ficarem em dias com os tributos municipais.



Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro

Reunião ocorrida nesta quarta-feira, 20, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, serviu também para apresentação do plano de investimentos dos recursos já assegurados


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado

Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira