Monday, 18 de June de 2018

Monday, 18 de June de 2018

ESTADO


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado

22 Feb 2018    14:15
Ademir dos Anjos Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado Equipe Diretiva da Unitins

Um dos marcos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no ano em que se comemora 28 anos de sua existência é a consolidação enquanto universidade pública e gratuita nas regiões Central, Sudeste e Extremo Norte do estado.

Em 28 anos de história a Universidade já passou por várias mudanças em busca da sua consolidação no Tocantins. Após um novo ciclo iniciado com o retorno da oferta de cursos na modalidade presencial, a Unitins vivenciou o clímax de sua história recente: tornou-se autarquia estadual em 2016, com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Tocantins da Lei nº 3.124, de 14 de julho, e confirmação, em seguida, pelo governador Marcelo Miranda. O novo ciclo ganhou força e deu ainda mais ânimo àqueles que lutavam pelo crescimento e reconhecimento da Unitins.

Desde 2015, contando com total apoio do governador Marcelo Miranda, a Equipe Diretiva da Unitins vem transformando a realidade da universidade, trabalhando diuturnamente para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

E o desenvolvimento não para. Na linha de frente se destaca a credibilidade junto à sociedade, que acredita e conta com a Unitins para o acesso ao ensino superior público e de qualidade. Somente na região do Bico do Papagaio, nos Campus de Araguatins e Augustinópolis, a Universidade atende cerca de 800 acadêmicos de pelo menos três estados: Pará, Maranhão e do próprio Tocantins. São ofertados em Augustinópolis os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem. Em Araguatins são ofertados os cursos de Pedagogia e Letras.

Na região Sudeste do Tocantins, em Dianópolis, a Unitins atende atualmente 366 acadêmicos, com um salto de quase 100 novos alunos de 2017 para o primeiro semestre de 2018. Lá são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Já na região Central do Estado, em Palmas, a Universidade se concretizou como referência na qualidade de ensino público e em 2016 inaugurou o Câmpus Graciosa, sede própria com capacidade para atender até 6 mil alunos. Na Capital são ofertados os cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação.

"A Unitins vem mostrando que, mesmo em momentos difíceis, é possível crescer e colaborar com o desenvolvimento social, cultural, econômico e sustentável do Estado do Tocantins por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A Unitins que temos hoje é o resultado da luta de pessoas que sempre acreditaram na Universidade. A Universidade Estadual do Tocantins comemora seus 28 anos com a capacidade de se reinventar e inovar. São 28 anos de luta e muitas conquistas que devem ser comemoradas por toda a comunidade acadêmica", destaca a reitora Suely Quixabeira.

“Nós parabenizamos a Universidade pela sua força e persistência, assim como de seus colaboradores, e pela sua presença pedagógica no Tocantins. A Unitins tem formado centenas de pessoas no Estado e tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A cada dia mais, a Unitins vem se consolidando como um espaço de educação superior, uma instituição comprometida com as transformações e com o desenvolvimento do Estado do Tocantins”, reitera a vice-reitora Simone Brito.

Consolidação participativa

Em 2017, a Unitins desenvolveu o processo de construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Foram instituídas comissões de trabalho e realizadas audiências participativas em todos os Câmpus da Unitins para assegurar a participação acadêmica e da sociedade. O PDI é um instrumento balizador que serve para orientar o planejamento da instituição de ensino superior no período de sua abrangência, identificando as ações e atividades a serem desenvolvidas tanto no plano acadêmico quanto administrativo, além de constituir-se como um instrumento de gestão norteando as ações e o caminho a ser traçado.

Também em 2017 ocorreu a inauguração do Polo de Tecnologia para Fortalecimento da Agricultura Familiar, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, em Palmas. A proposta é transformar o local em uma cidade do conhecimento por meio do fortalecimento da cadeia produtiva, atendendo alunos, pesquisadores e estagiários da própria Unitins, bem como de outras instituições. 

História

A história da Unitins se confunde e se mistura à história do Tocantins. Dia 21 de fevereiro de 1990 foi criada a Universidade do Tocantins. Um ano após a efetiva instalação do Estado do Tocantins, nascia para crescer e se desenvolver com ele, contribuindo com a produção do conhecimento científico para a promoção do desenvolvimento social, econômico, cultural, político e ambiental do Estado. Uma universidade fundada para atender aos anseios da sociedade através do ensino superior público.

Nesses 28 anos a Unitins passou por mudanças, enfrentou e superou crises, emprestou e até doou parte de suas estruturas para a criação da também sonhada Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi e fez história.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

49

PARABÉNS!
PARABÉNS!

33

BOM
BOM

34

AMEI!
AMEI!

36

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

38

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

26

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Educação 28 anos Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Copa 2018

Brasil empata com a Suíça em estreia na Copa da Rússia

Com o empate, Brasil e Suíça estão em segundo lugar no grupo com um ponto cada. A Sérvia, que venceu a Costa Rica por 1 a 0 no primeiro jogo do dia, é a líder do grupo E

Copa 2018

Conheça a trajetória do Brasil nas Copas

O Brasil já tem cinco títulos mundiais e continua a ser o único a estar presente em todos os campeonatos.



Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México

O abalo, segundo a rede de monitoramento sísmico do México, foi originado de maneira artificial e foi causado, provavelmente, por “saltos massivos”


Copa 2018

Musa de Portugal acredita no título e enaltece o maior do mundo

Gabi pareceu ter uma grande base de conhecimento para responder questões abordadas pelas pessoas quando o assunto é a seleção que representa


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste

Giménez se tornou o herói do encontro com seu gol nos momentos finais


Copa 2018

Uruguia: José Giménez acende a pólvora celeste


Copa 2018

Messi perde pênalti e Argentina empata com Islândia


Copa 2018

Ela é espanhola, mas gosta do Cristiano Ronaldo


Copa 2018

Cristiano Ronaldo faz três gols e garante empate com a Espanha


Copa 2018

Ídolo do Horsens, tocantinense Gilberto Macena acredita em boa performance da Dinamarca na Copa do Mundo


Tocantins

CEAS Tocantins elege entidades da Sociedade civil para Gestão 2018/2020



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira