Sunday, 16 de December de 2018

ESTADO


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado

22 Feb 2018    14:15
Ademir dos Anjos Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado Equipe Diretiva da Unitins

Um dos marcos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no ano em que se comemora 28 anos de sua existência é a consolidação enquanto universidade pública e gratuita nas regiões Central, Sudeste e Extremo Norte do estado.

Em 28 anos de história a Universidade já passou por várias mudanças em busca da sua consolidação no Tocantins. Após um novo ciclo iniciado com o retorno da oferta de cursos na modalidade presencial, a Unitins vivenciou o clímax de sua história recente: tornou-se autarquia estadual em 2016, com a aprovação pela Assembleia Legislativa do Tocantins da Lei nº 3.124, de 14 de julho, e confirmação, em seguida, pelo governador Marcelo Miranda. O novo ciclo ganhou força e deu ainda mais ânimo àqueles que lutavam pelo crescimento e reconhecimento da Unitins.

Desde 2015, contando com total apoio do governador Marcelo Miranda, a Equipe Diretiva da Unitins vem transformando a realidade da universidade, trabalhando diuturnamente para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

E o desenvolvimento não para. Na linha de frente se destaca a credibilidade junto à sociedade, que acredita e conta com a Unitins para o acesso ao ensino superior público e de qualidade. Somente na região do Bico do Papagaio, nos Campus de Araguatins e Augustinópolis, a Universidade atende cerca de 800 acadêmicos de pelo menos três estados: Pará, Maranhão e do próprio Tocantins. São ofertados em Augustinópolis os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem. Em Araguatins são ofertados os cursos de Pedagogia e Letras.

Na região Sudeste do Tocantins, em Dianópolis, a Unitins atende atualmente 366 acadêmicos, com um salto de quase 100 novos alunos de 2017 para o primeiro semestre de 2018. Lá são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Já na região Central do Estado, em Palmas, a Universidade se concretizou como referência na qualidade de ensino público e em 2016 inaugurou o Câmpus Graciosa, sede própria com capacidade para atender até 6 mil alunos. Na Capital são ofertados os cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação.

"A Unitins vem mostrando que, mesmo em momentos difíceis, é possível crescer e colaborar com o desenvolvimento social, cultural, econômico e sustentável do Estado do Tocantins por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. A Unitins que temos hoje é o resultado da luta de pessoas que sempre acreditaram na Universidade. A Universidade Estadual do Tocantins comemora seus 28 anos com a capacidade de se reinventar e inovar. São 28 anos de luta e muitas conquistas que devem ser comemoradas por toda a comunidade acadêmica", destaca a reitora Suely Quixabeira.

“Nós parabenizamos a Universidade pela sua força e persistência, assim como de seus colaboradores, e pela sua presença pedagógica no Tocantins. A Unitins tem formado centenas de pessoas no Estado e tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A cada dia mais, a Unitins vem se consolidando como um espaço de educação superior, uma instituição comprometida com as transformações e com o desenvolvimento do Estado do Tocantins”, reitera a vice-reitora Simone Brito.

Consolidação participativa

Em 2017, a Unitins desenvolveu o processo de construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Foram instituídas comissões de trabalho e realizadas audiências participativas em todos os Câmpus da Unitins para assegurar a participação acadêmica e da sociedade. O PDI é um instrumento balizador que serve para orientar o planejamento da instituição de ensino superior no período de sua abrangência, identificando as ações e atividades a serem desenvolvidas tanto no plano acadêmico quanto administrativo, além de constituir-se como um instrumento de gestão norteando as ações e o caminho a ser traçado.

Também em 2017 ocorreu a inauguração do Polo de Tecnologia para Fortalecimento da Agricultura Familiar, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, em Palmas. A proposta é transformar o local em uma cidade do conhecimento por meio do fortalecimento da cadeia produtiva, atendendo alunos, pesquisadores e estagiários da própria Unitins, bem como de outras instituições. 

História

A história da Unitins se confunde e se mistura à história do Tocantins. Dia 21 de fevereiro de 1990 foi criada a Universidade do Tocantins. Um ano após a efetiva instalação do Estado do Tocantins, nascia para crescer e se desenvolver com ele, contribuindo com a produção do conhecimento científico para a promoção do desenvolvimento social, econômico, cultural, político e ambiental do Estado. Uma universidade fundada para atender aos anseios da sociedade através do ensino superior público.

Nesses 28 anos a Unitins passou por mudanças, enfrentou e superou crises, emprestou e até doou parte de suas estruturas para a criação da também sonhada Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi e fez história.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

77

PARABÉNS!
PARABÉNS!

50

BOM
BOM

62

AMEI!
AMEI!

60

KKKK
KKKK

62

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

63

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

49

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Educação 28 anos Tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.

Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira