Monday, 30 de March de 2020

ESTADO


Educação

Unitins oferta 210 vagas para cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Libras

17 Mar 2020
Unitins oferta 210 vagas para cursos gratuitos de Inglês, Espanhol e Libras

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Escola de Línguas, está oferecendo vagas para os cursos de Inglês (Módulos I e II – Turma I), Inglês (Módulos I e II – Turma II), Libras Básico, Libras (Contextos Escolares), Inglês Instrumental e Espanhol (Módulo I e II).

Os cursos são gratuitos e presenciais e as inscrições também são gratuitas. Todas as aulas acontecerão no Câmpus Palmas. As inscrições poderão ser realizadas de modo on-line por meio do endereço eletrônico escolalinguas@unitins.br até o dia 24 de março ou presencialmente nos dias 16, 17, 18, 23 e 24 de março na Pró-Reitoria de Extensão/Escola de Línguas, localizada na sede Administrativa da Unitins (Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03 – Bloco B),  das 8h às 14h. Os candidatos devem ficar atentos aos documentos exigidos no edital. A partir de divulgação do resultado preliminar, a instituição realizará convocação dos candidatos aprovados para conferência dos documentos originais.

A coordenadora da Escola de Línguas, professora Mariany Almeida Montino, destaca que “a proposta da Unitins, por meio da sua Escola de Línguas, é ampliar o universo cultural e as condições de comunicação entre as pessoas, valorizando a inclusão social com o curso de Libras e, também, por conta do mundo do trabalho, em que as pessoas necessitam cada vez mais se comunicar e desenvolver melhor suas atividades. É fundamental que o interessado leia atentamente o edital, confira a documentação necessária, os horários dos cursos. A previsão do início das aulas é para o dia 13 de abril”.

Inglês Módulos I e II – Turma I

Com a carga horária de 120 horas, na modalidade presencial, o curso de Inglês Módulo I e II – Turma I ofertará 35 vagas, sendo cinco para acadêmicos da Unitins, cinco para acadêmicos de Sistemas de Informação da Unitins, cinco para servidores técnico-administrativos da Unitins, dez para estudantes em serviço de acolhimento e dez vagas para acadêmicos, estudantes e comunidade externa em geral.

As aulas acontecerão em dois encontros semanais, às terças e sextas-feiras, das 19h às 22h. Confira aqui o edital completo.

Inglês Módulos I e II – Turma II
O curso de Inglês Módulo I e II – Turma II ofertará 35 vagas, sendo 15 para acadêmicos da Unitins, cinco para acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Unitins, duas para docentes da Unitins, e 13 vagas para a comunidade externa em geral. A carga horária do curso será de 120 horas, sendo 60 horas para cada módulo.

As aulas acontecerão em dois encontros semanais, às segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h. O edital está disponível aqui.

Inglês Instrumental

Com a carga horária de 60 horas, o curso de Inglês Instrumental oferece 35 vagas, sendo 10 vagas para acadêmicos da Unitins, duas para docentes da Unitins, cinco para servidores técnico-administrativos da Unitins e 18 vagas para a comunidade externa em geral.

As aulas acontecerão em dois encontros semanais, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. O edital completo está disponível aqui.

 
Libras Básico
Destinado para acadêmicos e servidores técnico-administrativos da Unitins, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e demais pessoas da comunidade externa, o curso de Libras Básico, com carga horária de 60 horas e na modalidade presencial, oferece cinco vagas para acadêmicos da Unitins, cinco para servidores técnico-administrativos da Unitins, cinco para servidores do Detran, e 20 vagas para a comunidade externa em geral (excetuando os profissionais da educação), totalizando 35 vagas ofertadas.

As aulas acontecerão em dois encontros semanais, às segundas e quintas-feiras, das 15h às 18h. O edital completo está disponível aqui.

Libras – Contextos Escolares
O curso de Libras – Contextos Escolares, com carga horária de 120 horas, na modalidade presencial, dividido em dois módulos semestrais de 60 horas, é destinado para docentes da Unitins e profissionais da área da educação (comunidade externa), como professores, gestores e demais funcionários das unidades escolares. São oferecidas duas vagas para docentes da Unitins, três para servidores técnico-administrativos da Unitins, e 30 vagas para profissionais da área da educação e comunidade externa. Ao todo, são 35 vagas ofertadas.

As aulas acontecerão em dois encontros semanais, às segundas e quintas-feiras, das 19h às 22h. O edital completo está disponível aqui.

Espanhol Módulo I e II
O curso de Espanhol será de 120 horas, na modalidade presencial, divididas em dois módulos semestrais de 60 horas. São oferecidas 35 vagas, sendo cinco vagas para acadêmicos da Unitins, duas vagas para docentes da Unitins, cinco vagas para servidores técnico-administrativos da Unitins, quatro bolsas de estudos sorteadas na Fecit e 19 vagas para a comunidade externa em geral.

As aulas acontecerão em dois encontros semanais, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. O edital completo está disponível aqui.

A Escola de Línguas da Unitins
O programa foi institucionalizado em 2008 como Centro de Idiomas, sendo reformulado em 2015, constituindo-se como Escola de Línguas. É um programa de Extensão vinculado à Proex, e surgiu da necessidade evidente no âmbito estadual de alcançar de fato o plurilinguismo para a interação acadêmica e social em níveis nacionais e transnacionais, em algumas línguas estrangeiras.

A Escola de Línguas da Unitins possui como missão a oferta de cursos que possibilitem à sociedade tocantinense o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias ao avanço do ensino, da pesquisa e da extensão no Estado do Tocantins, no cenário nacional e internacional, oportunizando a troca de experiências acadêmicas e culturais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Covid-19: número de mortes no país sobe para 136; casos confirmados da doença aumentaram para 4.256

Em todo o mundo, o painel de monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) registra neste domingo 638.461 mil casos e 30.105 mil óbitos, em 202 países. Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados

Pandemia

Tocantins registra 10 casos confirmados com Covid-19

Segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde são 9 casos confirmados em Palmas e 1 caso em Araguaína da Covid-19.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira