Thursday, 24 de January de 2019

ESTADO


Vacinação Antiaftosa

Vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

25 Oct 2017

Dinalva Martins-Governo do Tocantins, 25 de outubro de 2017
 
Com expectativa de vacinar cerca de quatro milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados na campanha de maio, o Tocantins realizará a II etapa de vacinação contra a febre aftosa entre os dias 1º e 30 de novembro. A comprovação da vacinação deve ser feita até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), presente em todos os municípios do Estado. Para declarar o ato é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso, preenchida corretamente para atualização cadastral.
 
O Tocantins conta com 8,7 milhões de bovídeos, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais. Nesta etapa, a vacinação é parcial gerando economia e mais agilidade. Para garantir a eficácia da vacinação, o produtor deve manter a vacina em caixa de isopor com gelo até o momento da aplicação, trocar a agulha a cada 10 aplicações e utilizar a dose de 5ml por animal. A aplicação deve ser feita na "tábua do pescoço", preferencialmente à sombra. Outra dica importante é aproveitar o manejo do rebanho para vermifugar o gado e vacinar também contra outras doenças: brucelose e raiva.
 
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, acredita que o produtor rural cumprirá o seu papel para atingir mais uma vez os altos índices vacinais, assim como foi na primeira etapa realizada em maio, deste ano, que alcançou 99,54% do rebanho. "O rígido controle sanitário é a garantia de abertura de novos mercados e a consolidação da economia, por isso, contamos com a participação de todos e acreditamos que será um sucesso", disse.
 
Multas

O produtor que deixar de vacinar será multado em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Vale lembrar que os animais só podem ser transportados mediante a emissão da Guia de Trânsito de Animal, que está condicionada a comprovação da vacina.

Abertura oficial

Este ano, a solenidade da abertura oficial da segunda etapa da campanha antiaftosa será realizada no dia 10 de novembro, a partir das 9h, na Fazenda Canadá, município de Figueirópolis. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

43

PARABÉNS!
PARABÉNS!

39

BOM
BOM

47

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

38

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

34

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Investimentos no Estado

Governador Carlesse e executivos da Suzano Celulose debatem investimentos da empresa no Estado

Empresa finalizou, há poucos dias, uma fusão de proporções internacionais, que a transforma na maior empresa de agronegócio do Brasil

Serviço

Janeiro Verde-Piscina: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de Colo de Útero

A doença é a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil, mas tem cura se diagnosticada e tratada em suas fases iniciais


Música

Álbum "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor disco de 2018

Em uma votação popular, o disco "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor do ano entre 50 indicados pelo portal Red Bull de música.


Sanidade

Presidente da Adapec assina portaria desburocratizando serviços na realização de leilões cadastrados

A portaria também autoriza que os responsáveis técnicos dos leilões possam constituir equipes de auxiliares que ajudarão na realização do evento.


Nutrição

Coach brasileira Gabi Lodewijks entre as finalistas de prêmio de empreendedorismo na Holanda


Educação

Unitins oferece 140 vagas em 12 turmas de cursos de graduação por meio do Sisu


Preço Abusivo

Procon realiza pesquisa e identifica diferença de até 145% em material escolar


Serviço

IEL oferece 22 vagas de estágio remunerado em Palmas e Porto Nacional


Brasil

Movimento do Comércio cresce 1,8% em 2018, diz Boa Vista


Educação

Estudantes da Escola Frederico Pedreira acompanham o eclipse lunar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira