Tuesday, 19 de February de 2019

ESTADO


Tocantins

Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas

18 Oct 2018    21:41    alterado em 18/10 às 21:41
 Visando concorrência legal Metrologia Estadual verifica taxímetros em Palmas

Até o dia 23 de outubro, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza a verificação dos taxímetros instalados nos 145 táxis legalizados no município de Palmas.

A ação tem como objetivo a Verificação Anual Periódica, por meio dos instrumentos de medição e visa a concorrência leal no mercado, assegurando equipamentos aferidos que proporcionam as mesmas condições de trabalho e garantem ao consumidor final o uso de serviços atestados com a certificação legal.

A verificação dos técnicos é realizada num determinado percurso com uma distância já definida pela legislação do Inmetro. O objetivo é verificar se o registro do valor da corrida está de acordo com a distância percorrida. De acordo com o coordenador de instrumentos da AEM, Luis Fernando da Silva Lima, é instalado um cronômetro na pista de ensaio de verificação e a equipe da AEM faz o percurso junto ao taxista para as verificações necessárias.  Todos os veículos permissionários para os serviços de táxi devem passar pela medição. “Além de verificar o taxímetro, nossa equipe também observa as condições gerais do veículo, como o aro do pneu e toda a documentação referente ao exercício anterior”, destaca o coordenador que cita ainda que, as principais irregularidades encontradas em Palmas são os pneus gastos que impedem a realização da medição.

Usuários devem ficar atentos ao lacre - Para transitarem, os táxis devem estar com o taxímetro lacrado e com o selo de verificação do Inmetro. Os usuários de táxi devem estar atentos ao local de instalação do taxímetro - local visível e sem empecilhos que possam atrapalhar a visualização das marcações – e ao lacre que, na cor amarela significa que está com instrumentos aferidos e prontos para circulação. Já o lacre azul significa que foi feita a medição e que consta com prazo máximo de 10 dias para regularização do taxímetro.

A presidente da AEM, Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, destaca a importância do trabalho de verificação. “Faz parte da missão da Metrologia barrar a concorrência desleal e ao uso de equipamentos ou instrumentos em não conformidade com as normas legais. Nós trabalhamos para proporcionar segurança aos consumidores sempre e, por isso, é importante que cada usuário esteja atento ao selo de certificação”, pontua a presidente. Débora ressalta ainda que os táxis deverão contar com um adesivo com o ano de 2019, indicando que foram averiguados.

Aferição de equipamentos
Para medição em taxímetros deve ser observado o Erro Máximo Admissível (Ema) - tolerância do erro do equipamento - que é testado por meio do cronotacômetro. Para avaliar a bandeira 1, é usada uma pista e 1 quilômetro e 100 metros e, para o cálculo da bandeira 2, a pista é de 1 quilômetro e 150 metros. Em Palmas, a medição acontece na Marginal, próximo a TO.

A verificação periódica é realizada uma vez ao ano. Os instrumentos que estiverem com alguma irregularidade devem ser reparados e submetidos à verificação após reparo.

O cronotacômetro é um equipamento com a finalidade de efetuar medições técnicas de distância, tempo e velocidade para aplicações que demandam alta precisão e confiabilidade.

Prazo e informações legais
Para contemplar todos os veículos permissionários da capital, a AEM publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 5188, 30/08/2018, o calendário de verificação. Além disso, foi comunicado, via ofício, ao Sindicato dos Taxistas do Tocantins (Sintax).

É importante destacar que a ação não é punitiva e visa a melhoria dos serviços aos consumidores. Mas caso algum taxista perca o prazo legal poderá acarretar em sanções administrativas e multas, uma vez que o selo de certificação é obrigatório.

A ação iniciou dia 03 de setembro de 2018 e vai até o dia 23 de outubro, em conformidade com a sequência numérica das permissões dos taxistas. É importante que todos os permissionários efetuem a Verificação Anual Periódica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Fantoche

PF prende presidente da CNI, Robson Andrade

Investigação mira convênios de unidades do Sistema S

Exonerações Suspensas

Justiça atende DPE e MPE e suspende ato do governo que exonerou profissionais da saúde

Efeitos do ato declaratório nº 01/2019 estão suspensos. Defensoria Pública e MPE expuseram na ação civil pública que o Ato ainda gera graves consequências na desassistência da saúde pública.



Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários

O processo seletivo simplificado será composto por três etapas de caráter eliminatório e classificatório, sendo análise curricular, comprovação de experiência profissional, avaliação de títulos e entrevista.


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira