Monday, 15 de July de 2019

ESTADO


Assembleia

Zacarias Martins receberá o título de Cidadão Tocantinense

09 Apr 2014

O poeta e jornalista paraense Zacarias Martins, que reside em Gurupi,, desde 1984, será homenageado no próximo dia 24 de abril, pela Assembléia Legislativa do Estado, com o título de Cidadão Tocantinense. A iniciativa da homenagem a Martins partiu da Deputada Estadual Josi Nunes (PMDB).

Zacarias Martins tem publicado seis livros individuais de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004).  Em 2008, publicou o seu  primeiro livro de crônicas "Histórias da História de Gurupi",  indicado por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa com trabalhos em várias antologias literárias.

Como jornalista, começou sua carreira no jornal O Bandeirante, de Brasília (1981). Foi editor de Perfil (a primeira revista informativa   do Tocantins) e correspondente de vários jornais, entre os quais, O Progresso (Araguaína - TO), Diário Tocantinense (Palmas - TO), O Jornal (Palmas), Cinco de Outubro (Goiânia-GO). Em Gurupi,  cidade onde reside, foi repórter da Folhado Tocantins, Gazeta Esportiva do Tocantins e A Notícia. É colunista do jornal Cocktail, tendo participado de sua fundação em 1990 e até hoje mantém a coluna semanal, denominada  Pinga-Fogo.

Também foi editor do jornal Gazeta Araguaia (de Formoso do   Araguaia - TO) e Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Gurupi na gestão de três prefeitos. É  membro fundador e  foi o primeiro Diretor-Secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do  Tocantins. Trabalhou como Assessor de Comunicação do   Hospital Regional de Gurupi. Foi assessor de comunicação na Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins (1991/1994) Atualmente, é Coordenador de Jornalismo na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Gurupi e editor de conteúdo do Portal Gurupi On-line.

Zacarias Martins integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do  Tocantins (1989-1990). Em 1989 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gurupi, sendo eleito seu primeiro presidente (1999-2000). Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Secretário-Executivo e ocupa a cadeira de nº 12.  Em 2013, foi eleito  novamente conselheiro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Gurupi.

Em 2011 produziu e dirigiu o documentário "Palmares - O Cantador de Cordel",  que aborda a trajetória de um poeta nordestino no Tocantins.

Possui várias condecorações, entre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural Presidente Tancredo Neves e o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além do  título de Acadêmico Honorário Correspondente da Academia Taguatinguense de Letras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira