Monday, 17 de June de 2019

GERAL


Troca solidária 2

Última edição mobilizou produtores do Assentamento Coqueirinho

03 Jun 2008

A última “Troca Solidária” aconteceu no dia 26 de maio, no Assentamento Coqueirinho, em Palmas, e mobilizou cerca de 80 pequenos agricultores. O sucesso do evento pode ser percebido no depoimento da agricultora Francisca Maria da Silva, que mora há cinco anos no Assentamento Coqueirinho, e afirma nunca ter presenciado um movimento como este. “Acordei 1 hora da manhã hoje para aprontar tudo para a feira. Esse projeto é uma beleza porque pagam um bom preço e tudo acontece aqui mesmo, nossa grande dificuldade é a condução”, explica a agricultora, que produz, em sua pequena propriedade, milho, frango, doces, pimentas, legumes e frutas, mas tem dificuldade tanto de vender como de transportar a produção até as feiras de Palmas.

Até o momento, o projeto já beneficiou cerca 10.565 famílias em 54 municípios do Tocantins. Em todas as edições do projeto, a população tem rendido elogios ao Troca, que tanto contribui para a circulação de seus produtos, que muitas vezes ficam armazenados sem opções de escôo financeiro. O Troca Solidária busca valorizar os produtos das famílias em situação de vulnerabilidade social, participantes dos programas sociais do Estado.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social começou esse movimento em maio de 2007, na cidade de Monte do Carmo, com os idosos do município, e pretende levar o projeto ao restante do Estado, que necessita de atividades de desenvolvimento social. A iniciativa visa, também, a troca de outras referências. Os 200 mirins da mesma cidade trocaram produtos por histórias, visando despertar a criatividade dos pequenos e contribuir para o sustento de suas famílias. “O grande objetivo do Projeto é justamente estimular a produção e fazer a população acreditar em seu potencial”, finaliza.

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na pá


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira