Friday, 23 de October de 2020

GERAL


Campanha de Apoio

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo

10 Sep 2020

Os números são preocupantes: a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e mais, 90% dos casos podem ser evitados. Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram a importância do Setembro Amarelo, uma campanha que busca conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, através de diálogos e discussões que abordem o problema.


Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. “Devemos aproveitar o Setembro Amarelo para incentivar as pessoas a procurarem ajuda profissional. Devemos estar atentos a pessoas que apresentam retraimento, irritabilidade, pessimismo ou apatia, que sofrem mudanças nos hábitos alimentares ou de sono. Nesses casos, incentive a pessoa a procurar ajuda profissional”, explicou a psicóloga Bruna Medeiros Freitas (CRP23/1777).


Em Palmas, o Projeto Sal de Palmas, que reúne um grupo de voluntários fornece, desde o início da pandemia, o apoio psicológico gratuito a quem desejar. Basta ligar no telefone (63) 9 8458-2062 e agendar. “Somente nos primeiros dias de atendimento, os voluntários do projeto deram apoio a quatro pessoas que já haviam tentado suicídio durante o isolamento. Ficamos muito impressionados com esses números”, enfatizou a idealizada do projeto e empresária, Léia Freitas.

 

Como o Setembro Amarelo começou?


A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. (Fonte:Precisa). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Primeira pesquisa O Girassol mostra disputa polarizada em Gurupi com Josi Nunes na frente com 43,67% seguida de Gutierres Torquato com 35,83% em segundo lugar

Em terceiro colocado aparece Farlei Federal com 6,33% e Silvino Vitor em quarto colocado com 1,17%.

Covid-19

Tocantins registra 374 novos casos da Covid-19

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 227.951 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 73.902 casos confirmados da doença. Destes 61.250 pacientes estão recuperados e 11.574 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira