Thursday, 22 de August de 2019

GERAL


Campo

A partir de 1º de julho começa o período de vazio sanitário da soja no Tocantins

29 Jun 2019    14:07    alterado em 29/06 às 14:07
Fabiola Dias A partir de 1º de julho começa o período de vazio sanitário da soja no Tocantins

Inicia-se na próxima segunda-feira, 1º de julho, o período do vazio sanitário da soja no Tocantins, que segue até o dia 30 de setembro. Com isso, os sojicultores estão proibidos de manter o plantio da oleaginosa em lavouras de sequeiro. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) esta medida é fundamental para prevenir e controlar a ferrugem asiática, a principal praga que ataca a cultura.

No Tocantins, a Adapec é o órgão responsável pelo monitoramento e fiscalização no campo para garantir que não haja plantas vivas durante o vazio sanitário. Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo de Oliveira, foram cadastradas junto ao órgão na safra 2018/2019, mais de 1.500 propriedades com a cultura da soja perfazendo total de quase 1 milhão de hectares. “Durante o vazio sanitário vamos fiscalizar essas áreas, orientando os produtores para eliminarem todas as plantas de soja voluntárias ou não, por meio de controle químico ou mecânico”, explicou Marley acrescentando que em caso de presença de plantas vivas de soja no período do vazio sanitário, o processo de eliminação é de responsabilidade do proprietário ou ocupante da área.

A Adapec alerta os sojicultores do Estado, que conforme a legislação, o produtor que for notificado pela Agência, por manter a plantação de soja ou que não eliminar as plantas voluntárias estará sujeito a sanções previstas em lei.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o vazio sanitário é fundamental para o controle da ferrugem asiática no Estado e por isso, a Adapec manterá uma fiscalização ativa no campo como forma de garantir que o Tocantins continue sendo um grande produtor e exportador de soja.

Conforme a legislação, fica autorizado o cultivo de soja para produção de sementes durante o período proibitivo do vazio sanitário, apenas nas áreas de várzeas tropicais sob sistema de subirrigação, que compreendem os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Pium, Santa Rita e Formoso do Araguaia.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente. O vazio sanitário é uma importante forma de prevenção da doença.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira