Monday, 21 de October de 2019

GERAL


Sanidade

A vacinação contra febre aftosa pode ser antecipada para animais que participarão de eventos pecuários

10 Oct 2019    11:19    alterado em 10/10 às 11:19
Lenito Abreu  A vacinação contra febre aftosa pode ser antecipada para animais que participarão de eventos pecuários

A partir do dia 11 de outubro, os produtores rurais poderão antecipar a vacinação contra a febre aftosa dos animais que participarão de eventos pecuários, e assim evitar transtornos na movimentação do rebanho. A medida visa garantir o cumprimento obrigatório do período de carência após o animal receber a vacinação. Em 2018, o Tocantins realizou 947 eventos pecuários fechados (leilões, feiras agropecuárias, vaquejadas, entre outros) com a participação de 723 mil bovinos.

Para ter acesso ao benefício, o pecuarista deverá procurar a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e pegar uma autorização para aquisição da vacina nas lojas agropecuárias. “A antecipação da vacinação é um facilitador para os produtores rurais que necessitam transportar seus animais, mantendo a sanidade em dia”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

O período de carência é de 15 dias para animais primos-vacinados (vacinados pela primeira vez) e sete dias para animais com duas vacinações. Já para os que têm três ou mais vacinações comprovadas estão livres de cumprir a carência. “Depois de vacinar os animais, é preciso comprovar o ato na Agência até 10 dias após a compra do produto, do contrário estará sujeito à multa e outras sanções”, alerta o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal, Márcio Rezende. 


Campanha
A 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa ocorrerá de 1º a 30 de novembro para animais com até 24 meses de idade, declarados em maio. A expectativa é vacinar 4 milhões de bovinos e bubalinos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira