Sunday, 24 de March de 2019

GERAL


Energisa

Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes

19 Nov 2018    13:31    alterado em 19/11 às 13:31
Ação de Segurança com a comunidade leva informação para crianças e adolescentes

Falar de segurança com a rede elétrica e economia de energia é uma rotina para a equipe da Energisa e agora esse trabalho ganha um reforço com o projeto Segurança na Comunidade. A ação, que aposta nas crianças e adolescentes como multiplicadores de informações, promove um espetáculo com palhaços para alunos das redes públicas de ensino estadual e municipal, com conteúdo voltado para o uso seguro e eficiente de energia elétrica.

O projeto já visitou 14 municípios tocantinenses, com público de mais de dois mil estudantes, professores e visitantes. Os palhaços Cocada e Batatinha Frita são os responsáveis por levar informação e diversão para a criançada.

Delmindo Antônio, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho, reforça que a abordagem lúdica do tema facilita o entendimento das crianças e adolescentes, que em casa irão compartilhar essas informações com a família. “Acreditamos nas crianças, pois elas são os adultos de amanhã. Elas são multiplicadoras de informação, o que aprende, principalmente na escola, leva para o pai, mãe, amigo. É importante levar esse conhecimento para elas.”

Whander Sousa Martins, estudante do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas, aprendeu direitinho a lição. “Aprendi que não devemos soltar pipa próximos aos fios elétricos e também alguns cuidados dentro de casa para evitar choque.”

Além da ação educativa, que busca disseminar a importância dos cuidados com a rede elétrica, a Energisa também tem realizado campanhas institucionais sobre o tema, bem como, facilitado o acesso à informação para que o assunto esteja cada vez mais presente nas casas tocantinenses. "Queremos que a segurança com a rede elétrica seja um tema de rotina nas famílias tocantinenses, para que assim, quando for preciso realizar uma poda, mexer em uma antena, ou ver um fio caído, todos saibam o que precisa ser feito. A segurança depende das nossas atitudes, de um comportamento pessoal em se manter longe do perigo", comentou Delmindo Antônio.

Confira algumas das dicas que são abordadas durante a ação:
Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.
Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

COMPARTILHE:


Confira também:


Brasília

Na tribuna, Tiago Dimas cobra melhorias para a Adapec e providências para Projeto Sampaio

Congressista destacou importância do agronegócio para o Estado e elogiou o esforço dos fiscais e inspetores responsável pela defesa agropecuária

Procon

“Whats Denúncia” realiza 277 atendimentos na primeira semana de funcionamento

É valido lembrar que mesmo com o Whats Denúncia, que aproxima e facilita a denúncia realizada pelo consumidor ao órgão de Defesa do Consumidor, para abertura de reclamações, é necessário que o mesmo procure algum dos 11 núcleos de atendimento do Procon/TO



Solidariedade

Casa de Apoio Vera Lúcia recebe doações de alimentos não perecíveis

Os interessados em apoiar o Mesa Brasil com doações podem entrar em contato pelo telefone 0800 646 7878 ou entregar na unidade de Palmas localizada na 103 norte rua NO 07 lote 39.


Direito

Curso de Direito inaugura Escritório Modelo no Fórum de Palmas

No espaço estão sendo ofertados serviços de assistência jurídica com atendimentos à população carente economicamente nos âmbitos civil, trabalhista e criminal


Serviço

Governo intensifica ação para garantir que os estádios Resendão e Mirandão recebam jogos do Campeonato Tocantinense

Em Gurupi, as obras tiveram início em novembro de 2018, com o objetivo de oferecer mais segurança aos seus frequentadores.


Tocantins

Governo do Tocantins ressalta luta pela igualdade racial e contra a discriminação


AL

Prof. Júnior Geo cobra ações do Governo para demandas não solucionadas com a saúde, a Ponte de Porto Nacional, a Polícia Civil e servidores


Internet

Fenômeno infantil Anna Layza alcança 60 milhões de views em um vídeo e bate recorde


Tocantins

Sindepol/TO emite nota técnica solicitando alteração de dispositivos ilegais do Projeto de Lei n°02/2019


Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira