Tuesday, 16 de July de 2019

GERAL


Adapec

Adapec reúne delegados e supervisores para discutirem ações de defesa agropecuária

21 Jun 2018    15:16
Delfino Miranda/Secom Adapec reúne delegados e supervisores para discutirem ações de defesa agropecuária Thiago Dourado, ressaltou a importância da execução do serviço oficial no agronegócio.

Dando seguimento às estratégias do Plano Nacional para a retirada da vacinação contra a febre aftosa e padronizar as ações do Sistema de Defesa Agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reúne seu corpo técnico para discutir as atividades que serão executadas e dar seguimento as que já estão sendo colocadas em prática. O evento ocorre durante todo o dia nesta quinta-feira, 21, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), em Palmas.

 

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, falou da grande oportunidade de discutir gargalhos, traçar mais metas e aprimorar a execução do Sistema de Defesa Agropecuária, que está previsto para ser será auditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em agosto. “Revisaremos nossas atividades, legislações e estrutura, para cumprirmos todas as exigências previstas, pois essa será nossa meta nos próximos anos, até que a suspensão da vacinação seja efetivada”, disse acrescentando ainda que o encontro reúne as áreas animal, vegetal e administrativa.

 

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Dourado, ressaltou a importância da execução do serviço oficial no agronegócio. “A vocação primária do nosso Estado é a pecuária, por isso precisamos potencializar essa vocação natural com mais políticas públicas e investimentos na indústria para que os produtores tenham incentivos em produzir alimentos, por isso estamos fomentando a implantação de oito plantas frigoríficas”, ressaltou.

 

A programação da reunião segue durante o dia todo, onde estão sendo discutidos temas: Recadastramento de propriedades rurais; Atualização de portarias; Plano Nacional de Erradicação sobre a Febre Aftosa; Sanidade suídea; Sanidade e Inspeção Vegetal, entre outros.

 

Retirada da vacinação

A previsão do Mapa é de que a retirada gradual da vacinação comece a partir de 2021. O Tocantins já vem avançando com a prática de algumas estratégias: recadastramento de propriedades rurais, intensificação e controle de trânsito animal nas barreiras fixas e móveis, manutenção de altos índices vacinais, controle de estoque de vacinas e mais agilidade no atendimento a notificação de doenças vesiculares. “Estamos buscando ainda investimentos para a revitalização dos escritórios e barreiras fixas da Agência”, complementa Alberto Mendes.

 

O estado faz parte do bloco IV juntamente com os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. Ocupa o 11º lugar no ranking nacional com 8,7 milhões de bovinos e está há 21 anos sem foco da doença.

 

Adesão ao Sisbi

Na oportunidade, Alberto Mendes anunciou a aprovação da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), publicada na quarta-feira, 20, no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 69 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “É uma grande vitória para todos nós, pois chancela a qualidade do nosso trabalho e dos nossos produtos que expandirá a comercialização para todo Brasil”, disse. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira