Sunday, 16 de December de 2018

GERAL


Adapec

Adapec reúne delegados e supervisores para discutirem ações de defesa agropecuária

21 Jun 2018    15:16
Delfino Miranda/Secom Adapec reúne delegados e supervisores para discutirem ações de defesa agropecuária Thiago Dourado, ressaltou a importância da execução do serviço oficial no agronegócio.

Dando seguimento às estratégias do Plano Nacional para a retirada da vacinação contra a febre aftosa e padronizar as ações do Sistema de Defesa Agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) reúne seu corpo técnico para discutir as atividades que serão executadas e dar seguimento as que já estão sendo colocadas em prática. O evento ocorre durante todo o dia nesta quinta-feira, 21, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), em Palmas.

 

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, falou da grande oportunidade de discutir gargalhos, traçar mais metas e aprimorar a execução do Sistema de Defesa Agropecuária, que está previsto para ser será auditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em agosto. “Revisaremos nossas atividades, legislações e estrutura, para cumprirmos todas as exigências previstas, pois essa será nossa meta nos próximos anos, até que a suspensão da vacinação seja efetivada”, disse acrescentando ainda que o encontro reúne as áreas animal, vegetal e administrativa.

 

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thiago Dourado, ressaltou a importância da execução do serviço oficial no agronegócio. “A vocação primária do nosso Estado é a pecuária, por isso precisamos potencializar essa vocação natural com mais políticas públicas e investimentos na indústria para que os produtores tenham incentivos em produzir alimentos, por isso estamos fomentando a implantação de oito plantas frigoríficas”, ressaltou.

 

A programação da reunião segue durante o dia todo, onde estão sendo discutidos temas: Recadastramento de propriedades rurais; Atualização de portarias; Plano Nacional de Erradicação sobre a Febre Aftosa; Sanidade suídea; Sanidade e Inspeção Vegetal, entre outros.

 

Retirada da vacinação

A previsão do Mapa é de que a retirada gradual da vacinação comece a partir de 2021. O Tocantins já vem avançando com a prática de algumas estratégias: recadastramento de propriedades rurais, intensificação e controle de trânsito animal nas barreiras fixas e móveis, manutenção de altos índices vacinais, controle de estoque de vacinas e mais agilidade no atendimento a notificação de doenças vesiculares. “Estamos buscando ainda investimentos para a revitalização dos escritórios e barreiras fixas da Agência”, complementa Alberto Mendes.

 

O estado faz parte do bloco IV juntamente com os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. Ocupa o 11º lugar no ranking nacional com 8,7 milhões de bovinos e está há 21 anos sem foco da doença.

 

Adesão ao Sisbi

Na oportunidade, Alberto Mendes anunciou a aprovação da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), publicada na quarta-feira, 20, no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 69 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “É uma grande vitória para todos nós, pois chancela a qualidade do nosso trabalho e dos nossos produtos que expandirá a comercialização para todo Brasil”, disse. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

28

PARABÉNS!
PARABÉNS!

29

BOM
BOM

35

AMEI!
AMEI!

40

KKKK
KKKK

30

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

29

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

35

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

adapec governo estado

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Novo Governo

Bolsonaro diz que pena de morte não será debatida em seu governo

autores de crimes hediondos”. “Em destaque no jornal O Globo de hoje informou que, em meu governo, o assunto pena de morte será motivo de debate.

Investigado

João de Deus sacou R$ 35 milhões de contas e aplicações, confirma MP

Na sexta-feira (14), o Tribunal de Justiça de Goiás acatou o pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e determinou a prisão do médium goiano.


Trabalho

Sindicalizados aprovam orçamento de R$ 2,5 milhões para o SISEPE-TO

Pinheiro frisou que o SISEPE-TO ampliará a divulgação das suas ações, o diálogo com os servidores público e logo conquistará mais sindicalizados.


Tocantins

Em menos de 24 horas, Polícia Civil prende suspeitos de explosão de caixa eletrônico no interior

Entre os indivíduos presos em flagrante está Cristiano Batista da Silva e Jamerson Gama Ribeiro, que são investigados por um roubo cometido na cidade de Novo Acordo


Tocantins

Ministério Público denuncia 19 pessoas por participação em fraude no concurso da PM


Tocantins

MPE e UFT celebram protocolo de intenções para elaboração de estudos técnicos em atuações de interesse social


Pró-Moradia

Vice-governador Wanderlei Barbosa inaugura Condomínio Maria Olívia Carlesse em Palmas


Segurança

Secretário entrega armamentos e anuncia chegada de scanners corporais em casa penais


Serviços Bancários

Sistema de Defesa do Consumidor oficia Banco Central sobre falha na prestação dos serviços bancários no Tocantins


Imbróglio

TCE impede retorno do estacionamento rotativo em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira