Friday, 21 de September de 2018

Friday, 21 de September de 2018

GERAL


Incinerados

Agência Estadual de Metrologia incinera mais de 14.700 produtos irregulares apreendidos

31 Aug 2018    17:35

Mais de 14.700 produtos apreendidos pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), com processos jurídicos e administrativos já tramitados e finalizados, serão incinerados até o próximo dia 11 de setembro, no Aterro Sanitário Municipal.

Brinquedos, artigos escolares, equipamentos de proteção individual, copos plásticos descartáveis, isqueiros, materiais elétricos, eletrodomésticos e eletroportáteis fazem parte dos produtos irregulares que foram apreendidos e que não têm condições de serem comercializados por não contarem com a certificação do Inmetro. Uma vez identificados como não aptos ao consumo, os produtos são destinados à destruição.

Para a presidente da AEM, Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, a agência tem a atribuição educativa de orientar sobre a necessidade da certificação dos produtos, que são testados e avaliados antes de serem inseridos no mercado. “É importante a conscientização por parte do fabricante e do comerciante da necessidade do selo de identificação de conformidade. Se o produto fere os princípios da segurança, saúde e meio ambiente, ele está impróprio para comercialização e também para a doação. Além disso, muitos dos produtos apreendidos apresentam grande risco à saúde do consumidor”, informa a gestora.

 

Processo de destruição

Durante as ações de fiscalização, os produtos que são identificados com ilícitos metrológicos são apreendidos para posterior destruição. Se o produto não tem o selo de identificação de conformidade, ele não está apto a ser comercializado e é necessário o descarte, que é realizado após a tramitação legal do processo e a divulgação de Ata de Destruição de Produtos no Diário Oficial do Estado. Vale destacar que toda a execução e licitude do processo de coleta dos produtos apreendidos é acompanhada por uma comissão de servidores da AEM.

 

Agência de Metrologia

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) tem a missão de atuar na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial respeitando as normas vigentes.

Delegada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a AEM é membro integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQI), atuando em todo o território do Tocantins baseada na legislação metrológica e, principalmente, na busca pela conscientização das instituições, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.

Compete à AEM a fiscalização e, quando necessário, a apreensão produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

5

BOM
BOM

5

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

4

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

incinerados território tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado

Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias

Máquina de radioterapia de Araguaína atenderá cerca de 80 pacientes que atualmente fazem o tratamento em Imperatriz (MA)


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil

O regulamento da competição, com todas as informações da corrida, foi publicado no Diário Oficial do Tocantins, edição nº 5201, de quarta-feira, 19 de setembro.


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira