Friday, 19 de July de 2019

GERAL


Incinerados

Agência Estadual de Metrologia incinera mais de 14.700 produtos irregulares apreendidos

31 Aug 2018    17:35

Mais de 14.700 produtos apreendidos pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), com processos jurídicos e administrativos já tramitados e finalizados, serão incinerados até o próximo dia 11 de setembro, no Aterro Sanitário Municipal.

Brinquedos, artigos escolares, equipamentos de proteção individual, copos plásticos descartáveis, isqueiros, materiais elétricos, eletrodomésticos e eletroportáteis fazem parte dos produtos irregulares que foram apreendidos e que não têm condições de serem comercializados por não contarem com a certificação do Inmetro. Uma vez identificados como não aptos ao consumo, os produtos são destinados à destruição.

Para a presidente da AEM, Débora Batista Almeida Vasconcelos Miola, a agência tem a atribuição educativa de orientar sobre a necessidade da certificação dos produtos, que são testados e avaliados antes de serem inseridos no mercado. “É importante a conscientização por parte do fabricante e do comerciante da necessidade do selo de identificação de conformidade. Se o produto fere os princípios da segurança, saúde e meio ambiente, ele está impróprio para comercialização e também para a doação. Além disso, muitos dos produtos apreendidos apresentam grande risco à saúde do consumidor”, informa a gestora.

 

Processo de destruição

Durante as ações de fiscalização, os produtos que são identificados com ilícitos metrológicos são apreendidos para posterior destruição. Se o produto não tem o selo de identificação de conformidade, ele não está apto a ser comercializado e é necessário o descarte, que é realizado após a tramitação legal do processo e a divulgação de Ata de Destruição de Produtos no Diário Oficial do Estado. Vale destacar que toda a execução e licitude do processo de coleta dos produtos apreendidos é acompanhada por uma comissão de servidores da AEM.

 

Agência de Metrologia

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) tem a missão de atuar na defesa dos interesses do consumidor e na qualidade dos bens ofertados à sociedade, por meio do apoio ao desenvolvimento industrial e comercial respeitando as normas vigentes.

Delegada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a AEM é membro integrante da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial (RBMLQI), atuando em todo o território do Tocantins baseada na legislação metrológica e, principalmente, na busca pela conscientização das instituições, por meio de trabalhos educativos, da necessidade da certificação dos produtos.

Compete à AEM a fiscalização e, quando necessário, a apreensão produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira