Monday, 19 de October de 2020

GERAL


Seder

Agro-aldeia recebeu cerca de seis mil visitantes na Agrotins, diz Prefeitura de Palmas

12 May 2015

O cadastro de 80 produtores rurais interessados no sistema de criação de peixes  Bag Fish é um dos resultados da participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder)  na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).  No evento, que aconteceu de 05 a 09 de maio, cerca de seis mil pessoas visitaram a Agro-aldeia montada pela Secretaria.
 
Dentre os visitantes, 600 são produtores rurais da Capital que tiveram o transporte e alimentação custeados pelo município e puderam participar de palestras e oficinas de tecnologias de produção promovidas pela Seder e parceiros.
 
Também participaram das atividades da Agro-aldeia 700 estudantes municipais, 400 estudantes estaduais, 126 Universitários de cursos de agronomia e veterinária, e 3.800 visitantes avulsos. O secretário da Seder Roberto Sahium explica que o objetivo da Secretaria na Feira foi mostrar as diversas possibilidades de exploração econômica da pequena propriedade rural, dentre elas o turismo rural e tecnologias de produção sustentável.
 
"Nós trouxemos especialistas e técnicos de diversas áreas, sendo oito palestrantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Tocantins, para mostrar ao pequeno produtor que é possível produzir bem, e de forma sustentável", afirmou Sahium, ao informar que o número de visitantes surpreendeu a organização, uma vez que as ações chamaram atenção não só da população local, mas de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e de Brasília (UNB), e até de um consultor que se interessou em levar o sistema Bag Fish para Israel.
 
Agro-Aldeia Rancho Rai Tec
A Agro-aldeia da Seder demonstrou as diversas possibilidades de exploração econômica da pequena propriedade rural, apresentando o Turismo Rural como mais uma oportunidade econômica para o homem do Campo, unindo à produção agropecuária, com foco na sustentabilidade e na produção de orgânicos. Em formato rústico, utilizando o reaproveitamento de madeiras na sua estrutura e no mobiliário, o local dispôs de unidades demonstrativas de produção, e alternativas de exploração da atividade turística como o Café da Roça e o Restaurante Caipira.

Dentre as tecnologias de produção apresentadas, estavam o sistema de produção de peixes, Bag Fish, que alia a criação intensiva de peixes em tanques, consorciado a aquaponia, através da produção de hortaliças pelo sistema hidropônico. Método que chamou a atenção dos produtores, sendo que cerca de 80 preencheram cadastro para instalação do Sistema.   A produção de milho variedade, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, também foi outra atração por possibilitar a produção mesmo em solo pobre em nutrientes,
 
A Agro-aldeia da Seder expôs ainda uma unidade de demonstração de criação de galinha caipira em sistema semi-intensivo, que alia galpão e piquete, permitindo equilíbrio na alimentação das aves; sistema de compostagem de galhadas para a fabricação de adubo orgânico; e do sistema de produção de culturas consorciadas, aliadas a criação de animais", além de espaço para a realização de palestras.
 
"Nós buscamos demonstrar que é possível para o produtor usar o que ele tem na terra para melhorar sua renda, como o aproveitamento de madeiras velhas para construir bancos, mesa e outras estruturas e a própria área que pode ser utilizada para o turismo rural, além de métodos de produção sustentável, que é o nosso objetivo", ressaltou Sahium.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sul do TO

Mauro Carlesse reafirma compromisso de entregar Hospital Geral de Gurupi ainda este ano

Capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do SUS


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira