Sunday, 20 de September de 2020

GERAL


Saúde ocular

Alerta: catarata é a maior causa de cegueira curável

05 Nov 2009

Todos nós nascemos com uma lente natural dentro dos olhos, chamado cristalino, que é responsável pela focalização das imagens em diversas distâncias. Para se ter uma boa visão é necessário que esta lente esteja totalmente transparente, pois a “opacidade” impede que os raios de luz atravessem o cristalino e alcancem a retina para formar a imagem.

“Quando essa transparência é perdida por algum motivo, e isso normalmente acontece a partir dos 60 anos de idade, podemos dizer que estamos diante de um paciente com catarata, e as conseqüências disso pode variar desde pequenas alterações visuais até a cegueira”, conta o Dr. Tiago Bessa, oftalmologista do Instituto Visão.

Bessa desenvolveu  o estudo “Ocorrência de catarata em pacientes tratados com medicação anti-psicótica”, e descobriu que há uma relação entre uso de medicações psiquiátricas e catarata. “Dá para se ter uma idéia do quanto a doença pode ser multifatorial”, alerta Bessa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a catarata como a maior causa de cegueira curável nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. "No Tocantins isto não deve ser diferente. Temos diagnosticado e tratado muitos casos da doença", relata o médico que completa: "Daí a importância de reconhecer e tratar a doença, principalmente nos estágios iniciais, a fim de evitar todas as suas conseqüências negativas na qualidade de vida das pessoas".

Um dos principais sintomas da catarata é o embaçamento visual progressivo. “Alguns pacientes falam que mesmo usando os óculos não enxergam bem e a visão vem piorando aos poucos. Outros falam que as luzes ficam distorcidas à noite. A dificuldade visual pode chegar ao ponto de atrapalhar as atividades domésticas ou profissionais dos pacientes como ler um livro ou o visor do celular, assistir televisão, dirigir, principalmente à noite, ou mesmo reconhecer as pessoas e andar sozinho durante o dia, nos casos mais avançados”, explica o oftalmologista.

Segundo Bessa, nos últimos anos a oftalmologia sofreu avanços consideráveis e a cirurgia da catarata, que é considerado o único tratamento eficaz da doença, foi muito beneficiado com este progresso. A cirurgia consiste na remoção da catarata seguida do implante de uma lente que ficará definitivamente dentro do olho do paciente, a fim de restaurar a sua visão.  

“Atualmente, já se pode realizar um procedimento de curta duração, sem dor e sem necessidade de internação, utilizando apenas anestesia local e sedação. O tratamento é muito seguro e normalmente os pacientes retomam suas atividades na primeira semana, já livres para sempre de suas cataratas” estimula o médico. “Em muitos casos podemos até deixar o paciente livre dos óculos em suas atividades diárias, tanto para longe como para leitura. Isso é possível devido às modernas lentes multifocais intra-oculares disponíveis hoje”, complementa.

O exame periódico ocular, além da detecção e tratamento de doenças que podem levar a perda visual, pode também proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, principalmente àqueles que necessitam de óculos em suas atividades diárias. “Fique de olho. Vale à pena enxergar bem”, finaliza Bessa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira