Saturday, 19 de October de 2019

GERAL


Saúde ocular

Alerta: catarata é a maior causa de cegueira curável

05 Nov 2009

Todos nós nascemos com uma lente natural dentro dos olhos, chamado cristalino, que é responsável pela focalização das imagens em diversas distâncias. Para se ter uma boa visão é necessário que esta lente esteja totalmente transparente, pois a “opacidade” impede que os raios de luz atravessem o cristalino e alcancem a retina para formar a imagem.

“Quando essa transparência é perdida por algum motivo, e isso normalmente acontece a partir dos 60 anos de idade, podemos dizer que estamos diante de um paciente com catarata, e as conseqüências disso pode variar desde pequenas alterações visuais até a cegueira”, conta o Dr. Tiago Bessa, oftalmologista do Instituto Visão.

Bessa desenvolveu  o estudo “Ocorrência de catarata em pacientes tratados com medicação anti-psicótica”, e descobriu que há uma relação entre uso de medicações psiquiátricas e catarata. “Dá para se ter uma idéia do quanto a doença pode ser multifatorial”, alerta Bessa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a catarata como a maior causa de cegueira curável nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. "No Tocantins isto não deve ser diferente. Temos diagnosticado e tratado muitos casos da doença", relata o médico que completa: "Daí a importância de reconhecer e tratar a doença, principalmente nos estágios iniciais, a fim de evitar todas as suas conseqüências negativas na qualidade de vida das pessoas".

Um dos principais sintomas da catarata é o embaçamento visual progressivo. “Alguns pacientes falam que mesmo usando os óculos não enxergam bem e a visão vem piorando aos poucos. Outros falam que as luzes ficam distorcidas à noite. A dificuldade visual pode chegar ao ponto de atrapalhar as atividades domésticas ou profissionais dos pacientes como ler um livro ou o visor do celular, assistir televisão, dirigir, principalmente à noite, ou mesmo reconhecer as pessoas e andar sozinho durante o dia, nos casos mais avançados”, explica o oftalmologista.

Segundo Bessa, nos últimos anos a oftalmologia sofreu avanços consideráveis e a cirurgia da catarata, que é considerado o único tratamento eficaz da doença, foi muito beneficiado com este progresso. A cirurgia consiste na remoção da catarata seguida do implante de uma lente que ficará definitivamente dentro do olho do paciente, a fim de restaurar a sua visão.  

“Atualmente, já se pode realizar um procedimento de curta duração, sem dor e sem necessidade de internação, utilizando apenas anestesia local e sedação. O tratamento é muito seguro e normalmente os pacientes retomam suas atividades na primeira semana, já livres para sempre de suas cataratas” estimula o médico. “Em muitos casos podemos até deixar o paciente livre dos óculos em suas atividades diárias, tanto para longe como para leitura. Isso é possível devido às modernas lentes multifocais intra-oculares disponíveis hoje”, complementa.

O exame periódico ocular, além da detecção e tratamento de doenças que podem levar a perda visual, pode também proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, principalmente àqueles que necessitam de óculos em suas atividades diárias. “Fique de olho. Vale à pena enxergar bem”, finaliza Bessa.

COMPARTILHE:


Confira também:


Proteção de Indígenas

MPF/TO recomenda providências para proteção de indígenas isolados avistados na Ilha do Bananal

A população avistada provavelmente é do povo Avá-Canoeiro, também conhecido regionalmente como “Cara Preta”.

AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos

Os deputados querem esclarecimentos sobre o pagamento dos serviços prestados ao Governo do Estado há mais de um ano. Na tentativa de sensibilizar a população, os manifestantes colocaram carros-pipa à frente da sede do Legislativo e também faixas com pedido


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário

O presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, ressaltou que todas as ações do Poder Judiciário vêm sendo pautadas no diálogo com a sociedade e com todos os atores que compõem o Sistema de Justiça.


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais

O evento acontece no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas e reúne profissionais de diversas áreas.


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins


Polícia Civil

Suspeito de aplicar golpes pela internet é preso pela Polícia Civil em Xambioá


Refis 2019

Refis 2019 negocia cerca de R$ 48 mi em quatro dias; negociações se encerram neste domingo, 20


Coca-Cola

Com conceito “Juntos a Magia Acontece”, Coca-Cola dá Início à Campanha de Natal 2019


Interior

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois traficantes em Itacajá


Agropecuária

Controle de comercialização de vacinas em lojas agropecuárias passa a ser informatizado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira