Thursday, 12 de December de 2019

GERAL


Hospital de Amor

Alunos da Escola Estadual Dom Alano fazem doações de cimentos para o Hospital do Amor do Tocantins

17 May 2019

Alunos da Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, promoveram uma campanha para levantar recursos destinados ao Hospital do Amor do Tocantins. Com as ações realizadas, a escola conseguiu adquirir quase 400 sacos de cimento. Alunos, professores e o gestor visitaram as obras do hospital e entregaram as doações, na quinta-feira, 16.

A professora de Artes Regina de Assunção Gomes, uma das coordenadoras da campanha, contou como a escola começou a mobilização. “Sentimos essa necessidade de realizar ações para ajudar o Hospital do Amor, porque temos alunos que estão passando por situações de tratamento de câncer”, frisou.

O diretor Givanildo Ferreira Bento, que acompanhou os alunos na visita às obras do hospital, destacou a importância da ação. “O mais importante foi a aula que esses alunos tiveram no hospital sobre a conscientização e prevenção do câncer. Percebemos que ajudar na construção do Hospital do Amor é um investimento, por isso, vamos realizar outras ações para continuar ajudando”, explicou.

Dos alunos que participaram da visita e da campanha, Victor Hugo Camilo Caldeira, 17 anos, matriculado na 3ª série do ensino médio, passou por um processo de tratamento de câncer. Ele fez tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, São Paulo. “Lá a gente se sente acolhido, além do tratamento, temos psicólogos, fisioterapeutas, fiz equoterapia. E ter um hospital de referência em Palmas é importante para que a família possa estar próximo do paciente”, afirmou.

O estudante Lauro Ferreira, 16 anos, aluno da 2ª série, disse que gostou de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Hospital do Amor. “Essa visita à obra do hospital, me ajudou a conscientizar sobre a sua importância para a sociedade e, com isso, estaremos mais motivados a mobilizar outros estudantes para participarem das próximas ações”, comentou.

Câncer entre os jovens

Leonel Dias de Sousa, coordenador de Capacitação de Recursos do Hospital do Amor, e Gustavo Ruza, um dos engenheiros responsáveis pela obra, receberam os alunos e explicaram como está o andamento da obra.

Leonel esclareceu que a função principal do Hospital do Amor é o trabalho de conscientização e prevenção sobre o câncer. Ele explicou que o Hospital do Amor é uma referência no tratamento do câncer na América Latina. “No ano passado, foram atendidas 192 mil pessoas, entre elas, 805 pacientes oriundos do Tocantins. É uma doença que cresce 15% ao ano, são 14 mil novos casos. Toda família tem um parente ou conhece alguém que está fazendo um tratamento para combater um câncer, por isso, é importante, a mobilização de todas as pessoas e instituições para a construção do hospital”, ressaltou.

Leonel também explicou a necessidade de falar sobre o câncer nas escolas. “Estão surgindo muitos casos de câncer infantojuvenil e sabemos que se forem detectados no início da doença, as chances de cura são maiores”, disse.

Ações realizadas pela escola

O diretor Givanildo explicou que a unidade escolar desenvolveu várias ações, entre elas realizaram um Festival de Música, em dezembro do ano passado, promoveram rifas e bazares. Além disso, a escola contou com a parceria dos pais e de algumas empresas parceiras.

Tanto alunos como professores ressaltaram que a ação foi mais além, trabalhou os valores humanos como compaixão, resiliência, cooperação, generosidade e trabalho coletivo.

Também participaram da visita a diretora regional de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos, e uma equipe de educadores. (Ascom).

COMPARTILHE:


Confira também:


Araguaína

MPF ajuíza Ação Civil Pública contra Claro e Anatel por má prestação de serviços em Araguaína e região

A Ação Civil Pública tem como objetivo reconhecer o vício de qualidade na prestação de serviço de telefonia móvel da Claro em Araguaína e região.

TJTO

Desembargador Ronaldo Eurípedes nega pedido de liberdade provisória a Iury Italu Mendanha

E arrematou sua decisão ponderando que, “em detida análise da ação penal originária, não se verifica desídia ou omissão, seja da autoridade judiciária ou do Ministério Público, que estão exercendo seus respectivos encargos de forma devida e em conformidade


Seciju

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ação foi realizada através de parceria entre diferentes secretarias de estado e contou com emissão de documentos, realização de palestras e outras atividades.


Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira