Saturday, 16 de February de 2019

GERAL


Educação

Alunos da rede estadual do Tocantins comemoram notas acima de 900 na redação do Enem

22 Jan 2019    12:23
Divulgação/secom Alunos da rede estadual do Tocantins comemoram notas acima de 900 na redação do Enem

Como resultado de algumas ações realizadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) durante o ano de 2018, muitos alunos se destacaram nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente na redação. O tema deste ano foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Um dos destaques é Lorrany Nunes Santos, 17 anos, do Colégio Estadual Campos Brasil, em Araguaína, ela tirou a nota 900 na Redação e, nas provas, alcançou notas acima de 500 pontos. Ela contou que sempre focou nos estudos para o Enem e escolheu o curso de Psicologia.

Lorrany é uma pessoa que sempre exige de si mesma. “Busco sempre ter o melhor resultado quando me proponho a realizar alguma tarefa, desde as mais simples até as complexas. Fiquei feliz com o resultado da redação”, disse.

A estudante contou que nos anos que cursou o ensino médio focou muito nas leituras. “Isso nos ajuda na interpretação de textos”, frisou. Lorrany, uma jovem cheia de sonhos, decidiu pela Psicologia devido à formação humana que o seu conteúdo proporciona. “A Psicologia nos permite crescermos enquanto estudamos suas teorias e ainda podemos ajudar outras pessoas. Compreender como nos desenvolvemos, como mudamos ao longo de nossa vida, não só traz conhecimentos, mas também nos torna mais sensíveis e abertos aos problemas dos outros”, ressaltou a estudante.

Em Palmas

A estudante Pammela Pereira Lima, 17 anos, estudante do Colégio Estadual São José, alcançou a média de 940 pontos na redação e obteve notas acima de 600 pontos nas demais disciplinas. A jovem pretende cursar Enfermagem. Ela contou como foi descobrir que tinha tirado uma ótima nota na redação. “Eu quase surtei, não acreditava, fiquei muito feliz”, ressaltou.

Pammela disse que se preparou para o Enem com as atividades do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), desenvolvido na escola e, durante as aulas vagas, estudava em casa. Agora, ela comemora com todos da escola essa vitória.

Também do Colégio Estadual São José, o estudante Caio Victor Gomes da Costa, 17 anos, alcançou ótimos resultados nas provas do Enem e, através das notas, conseguiu uma bolsa de 70% numa faculdade da Capital, para estudar Biomedicina.

Ele contou que a sua preparação para as provas do Enem começou no início do ano de 2018, entrou num cursinho preparatório. No segundo semestre, passou a estudar o material fornecido pelo Governo do Estado. “Estudei com as apostilas que recebi na escola, participei do curso preparatório oferecido pelo Colégio São José, ministrado durante a noite, tudo isso foi de suma importância para o meu desempenho”, disse.

Inep divulga resultados para alunos concluintes

O resultado das provas para os alunos que concluíram a 3ª série do ensino médio foi divulgado no último dia 18, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com informações do Inep, foram corrigidas as provas de 4.122.423 alunos, desses, apenas 55 participantes tiraram nota mil na redação.

#ToNoEnem

Com a proposta de fornecer aos alunos mais preparação para o Enem, o Governo do Estado realiza o projeto #TôNoEnem. Por meio do programa, a equipe da Seduc realizou Simulados, preparou materiais específicos para os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio; e ofereceu os aulões preparatórios nas principais cidades do Tocantins. Esses aulões foram realizados por professores especializados em concursos e vestibulares. Além disso, foram inseridas no currículo escolar, aulas de Redação, tanto no ensino médio como no fundamental.

Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, o sucesso conquistado pelos alunos da rede estadual no exame nacional reforça o compromisso do Estado com o futuro de seus estudantes. “Ver esses alunos comemorando o resultado do Enem, uma vitória que alcançaram depois do esforço de tantas horas de estudos, nos motiva a realizar atividades e ações que possam ajudá-los a buscar sempre mais”, destacou. (Josélia de Lima/SECOM).

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira