Wednesday, 11 de December de 2019

GERAL


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado

12 Sep 2019
Divulgação APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado

Nesta quinta-feira, 12, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) divulga mais uma das atividades dedicadas à programação do Dia Nacional do Cerrado. A equipe de Educação Ambiental realizou a oficina Ambiente-se na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal  Cantão, que iniciou as atividades da programação  na terça-feira, 10. Anualmente, no dia 11 de setembro, a importância da preservação dos recursos naturais, em especial do bioma Cerrado, é reforçada nos encontros ambientais. Na APA a oficina manteve o foco em temas relacionados à destinação adequada de resíduos sólidos, ao uso sustentável dos recursos naturais e no Manejo Integrado do Fogo (MIF).

 

A educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, falou que após a apresentação da APA Ilha do Bananal Cantão e da importância da conservação de seus recursos naturais houve a abordagem dos temas da oficina 'Ambiente-se', voltados para as demandas locais. Em seguida realizadas dinâmicas sobre o uso sustentável dos recursos naturais e de alternativas das formas corretas do uso do fogo.

 

Aline Villarinho, supervisora da APA Ilha do Bananal Cantão falou que considerou importante levar a oficina para o público de potenciais multiplicadores locais. Entre esses, participaram professores, presidentes de associações de assentamentos, representante da colônia de pescadores, das secretarias de meio ambiente e de instituições públicas dos municípios que compõem o conjunto da área de proteção.

 

Valdemir Lima Gomes, vice-presidente da Colônia de Pescadores de Araguacema participou do encontro da APA da Ilha do Bananal Cantão e disse estar presente para defender a pesca, sob o Acordo de Pesca no Rio Caipó. Em contrapartida, Gomes enfatizou que a Colônia espera que o Naturatins aumente a fiscalização para o Acordo de Pesca no município.

 

Alisson Carvalho Cunha, diretor de Meio Ambiente na Prefeitura de Araguacema afirmou que a oficina ampliou a valorização dos seguimentos. Cunha considerou a oportunidade, um momento ímpar no município, pois estavam presentes representantes de todas as associações e de várias instituições. Para o diretor, com a oficina foram agregados conhecimentos ao desempenho pessoal de cada participante, em seus respectivos ambientes.

 

Nos próximos dias, Maria Alice Reis e Edna Mendonça, educadoras Ambiental do Naturatins, realizam também a oficina de Práticas Ecológicas, com foco no consumo consciente, como parte integrante da programação dedicada ao Dia Nacional do Cerrado do município de Araguacema, que se estende ao longo da semana. Essa oficina será ministrada aos participantes da capacitação no Parque Estadual do Cantão, bem como para comunidades do Assentamento Onalício Barros em Caseara.

COMPARTILHE:


Confira também:


Araguaína

MPF ajuíza Ação Civil Pública contra Claro e Anatel por má prestação de serviços em Araguaína e região

A Ação Civil Pública tem como objetivo reconhecer o vício de qualidade na prestação de serviço de telefonia móvel da Claro em Araguaína e região.

TJTO

Desembargador Ronaldo Eurípedes nega pedido de liberdade provisória a Iury Italu Mendanha

E arrematou sua decisão ponderando que, “em detida análise da ação penal originária, não se verifica desídia ou omissão, seja da autoridade judiciária ou do Ministério Público, que estão exercendo seus respectivos encargos de forma devida e em conformidade


Seciju

Governo do Tocantins realiza dia D de atendimentos em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Ação foi realizada através de parceria entre diferentes secretarias de estado e contou com emissão de documentos, realização de palestras e outras atividades.


Sustentabilidade

Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda elege novos membros e mesa diretora

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo, e deliberativo que integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.


Boas novas

Governo apresenta resultados de projetos do Turismo de Base Comunitária no Jalapão, em Brasília


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid


Melhorias

Rodovia que liga Taquaruçú a Buritirana recebe manutenção corretiva e preventiva


Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira