Palmas, 17/01/2018

Geral

Síndrome de Down

Aplicativo sobre Síndrome de Down conquista o Prêmio Doutor Cidadão

  • App Elo 21 foi um dos quatro selecionados entre 43 concorrentes; número de inscritos bateu recorde de todas as edições

Aplicativo sobre Síndrome de Down conquista o Prêmio Doutor Cidadão



O Prêmio Doutor Cidadão chegou à sua oitava edição em 2017 e tem como foco a premiação de iniciativas de médicos e acadêmicos que propõem melhorias sociais na área da saúde. Nesta edição, quatro iniciativas foram contempladas e, entre elas, o app Elo21 que auxilia na organização do dia a dia da pessoa com Down.

A premiação, conduzida pela Associação Paulista de Medicina - APM, reconhece desde 2004 projetos sociais nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade, idealizados e executados por médicos e acadêmicos da Medicina. 

Aplicativo em prol da família Down

O projeto, idealizado por Angelo Chelotti Duarte, estudante do 6º ano da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, recebeu o primeiro lugar na categoria "Acadêmicos". O aplicativo é uma ferramenta de gestão da saúde para famílias de pessoas com síndrome de Down.

A ferramenta surgiu a partir da observação do estudante em relação à dificuldade das famílias e dos pacientes na administração da agenda de consultas médicas com diversos especialistas, das informações recebidas dos médicos, saúde bucal, controle de peso, e também de dados sobre a síndrome. Além disso, o app possibilita o armazenamento de receitas médicas e resultados de exames. Por meio dele, os familiares também sabem os períodos corretos para as próximas consultas, de acordo com o Protocolo e Diretrizes do Ministério da Saúde sobre Síndrome de Down.

"Além de todas as facilidades para a rotina da pessoa com Down, o aplicativo também auxilia a manter a família informada sobre os últimos avanços, notícias, dicas, novas abordagens e artigos científicos em relação à síndrome", relata a médica geneticista e sócia-fundadora do Espaço Elo21, Dra. Carla Pinto.

Desenvolvido por uma equipe interdisciplinar composta por médicos, terapeutas e profissionais da saúde, o aplicativo Elo21 está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Sobre o Espaço Elo21

A atenção ao desenvolvimento integral e o respeito à singularidade das pessoas com Síndrome de Down e de seus familiares, numa proposta de trabalho interdisciplinar que une Saúde e Educação, fazem do Elo21 um modelo único. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 6h às 20h. O local abrigará workshops, treinamentos e vivências, durante os finais de semana. O espaço é aberto para pessoas com SD, amigos, familiares, profissionais da saúde, educadores e pessoas com alguma dificuldade física ou intelectual, permanente ou transitória e que deseja construir novos caminhos através da interdisciplinaridade, que integra a pessoa, a família e os profissionais simultaneamente.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus