Monday, 19 de August de 2019

GERAL


Artesanato

Artesãos de Ponte Alta e representantes do Estado reúnem-se para tratar de exportações e qualificação profissional

01 Jul 2019    21:23
Divulgação Artesãos de Ponte Alta e representantes do Estado reúnem-se para tratar de exportações e qualificação profissional

O presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e o gerente de Fomento e Promoção da Cultura do Tocantins, Álvaro Júnior, reuniram-se nesse sábado, 29, com artesãos da cidade de Ponte Alta do Tocantins, para tratar sobre o alto volume de exportação de artesanatos para países como França e Estados Unidos. Durante o encontro, foram abordadas também outras demandas e a qualificação dos profissionais em oficinas de capacitação e de novas técnicas de artesanato, como cerâmica, escultura em madeira e biojoias.

De acordo com o presidente da Adetuc, Tom Lyra, esse encontro foi de orientação e para a valorização classe. “Sabemos que o Tocantins é muito rico, nosso artesanato está ganhando o mundo, precisamos que os artesãos tenham o retorno financeiro certo, não podemos deixar apenas que os empresários venham comprar as peças aqui, levar para outros países, vender a um preço bem mais alto e nossos artesãos ficarem apenas com uma pequena parcela; precisamos orientá-los para também ganharem com isso”, disse.

Para Álvaro Júnior, esse momento serviu para mensurar e conhecer quem são os artesãos que estão exportando, saber das necessidades da classe e ajudá-los. “A partir do próximo semestre estaremos realizando oficinas de artesanato em várias cidades do Estado, temos um cronograma e Ponte Alta - umas das cidades mais talentosas do Estado -, está na rota e temos muito para oferecer para esses profissionais que merecem ser qualificados com novas técnicas”, disse o gerente.

A gerência continua com sua ação de resgate do artesanato tocantinense. Ao todo, foram visitados na última semana 12 municípios da região Sudeste: Paranã, Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Rio da Conceição e Porto Alegre.

Assim como ocorreu com a primeira etapa, no Bico do Papagaio, a passagem pelo Sudeste do Estado registrou boa participação dos artesãos e disparidades, tanto no nível dos produtos quanto no apoio dos gestores municipais. A próxima etapa será na região do Cantão, a partir do dia 16 de julho.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

MPTO ajuíza ação contra ex-prefeita de Araguaína e outras 11 pessoas por doação irregular de lotes públicos

As ações relatam que os donatários não atendiam aos requisitos econômicos para serem beneficiados com a doação dos imóveis.

Repercussão

Secretaria de Administração envia nota sobre áudios divulgados na imprensa

A Secretaria de Administração do governo do Tocantins (SECAD) envia nota sobre áudios divulgados no final de semana contendo denúncias contra o governo



AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19

O rubro-negro do Tocantins encarou um adversário bem organizado em campo e ainda teve que jogar boa parte do confronto com um atleta a menos.


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína


Semana da Diversidade

Atividades da educação municipal se voltam para a Semana da Diversidade e Inclusão a partir desta segunda, 19


Capim Dourado

Shopping recebe Exposição do Exército em comemoração ao Dia do Soldado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira