Saturday, 23 de February de 2019

GERAL


Saúde

Atenção integral à saúde é tema abordado no XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins

26 Aug 2018    14:44
Atenção integral à saúde é tema abordado no XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins

O Encontro teve início na sexta-feira, 24, com oficinas, uma palestra sobre a Lei da Ficha Limpa e outra sobre Desafios da Saúde Suplementar, conduzida pelo presidente da Federação das Unimeds de Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Para o presidente da Unimed Palmas e anfitrião do Encontro, Ricardo do Val Souto, o momento deve promover integração entre as cooperativas do Estado e também trabalhar questões operacionais do serviço diário de atenção à saúde. “As oficinas contemplaram assuntos que têm sido discutidos e afetam as cooperativas de todo o País, a normativa RN 430, que trata da coparticipação entre as Unimeds, e as Órteses, Próteses e Materiais Especiais, que impactam financeiramente as cooperativas”, contou.

Segundo o diretor presidente da Federação das Unimeds de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, Danúbio Antônio de Oliveira, este ano, um ponto importante que está sendo tratado é o tratamento integral da pessoa. "Além de estarmos atualizando os temas relacionados à saúde suplementar, estamos discutindo a mudança do sistema assistencial, que tem ocorrido nacionalmente. Vamos trabalhar para modificar cada vez mais esse modelo que trata apenas a doença e passar a cuidar das pessoas em sua integralidade, com foco em prevenir que fiquem doentes", disse.

Sua exposição sobre os desafios da saúde suplementar demonstrou que o modelo tradicional de assistência que ainda está sendo utilizado amplamente no Brasil tem funcionado de forma fragmentada, com diversas especialidades mas com falha no tratamento integral. A nova proposta é oferecer um modelo assistencial que leve em conta o acesso facilitado e que ultrapasse barreiras econômicas, sociais e geográficas; o atendimento integral, que, sem prejuízo aos serviços assistenciais, dê prioridade à prevenção; e o acompanhamento do cuidado à pessoa com responsabilidade e organização, sempre oferecendo informação e atendimento a longo prazo.
 
Também estiveram presentes os presidentes das Unimeds de Araguaína, Luiz Carlos de Oliveira, e de Gurupi, Luiz Paulo da Silveira. Para eles, o momento é de estudo, aprendizado e troca de experiências. “Temos apenas três Unimeds aqui na região e elas têm praticamente os mesmos problemas, então é importante nos reunirmos para debater essas questões e resolvê-las”, declarou o presidente da Unimed Gurupi, Luiz Paulo.
Uma reunião com os dirigentes de Palmas, Araguaína, Gurupi e da Federação Regional encerra o XII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins neste sábado, 25.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira