Saturday, 14 de December de 2019

GERAL


Saúde

Campelo propõe prazos para realização e entrega de exames no município

19 Nov 2019

Atendendo reclamações dos moradores e levando em conta a necessidade de mais atenção ao Novembro Azul, o vereador Lúcio Campelo (PL) apresentou na Câmara de Palmas nesta terça-feira, 19, requerimento solicitando ao Executivo que encaminhe Projeto de Lei dispondo sobre os prazos máximos para a realização e entrega de exames na Capital.  

 

Segundo o vereador, os exames laboratoriais dão suporte em até 80% das decisões médicas, podendo prevenir complicações de doenças que podem parecer silenciosas. “E no geral, todos precisam que seus exames sejam entregues o mais breve possível. O cidadão reclama de uma demora de seis meses e às vezes de até um ano para recebimento dos resultados. Essa demora desmotiva o cidadão a procurar uma unidade básica de saúde”, afirma.

 

Para exames solicitados por profissional de saúde do SUS, o vereador propõe realização dos mesmos no prazo máximo de até 10 dias úteis aos exames de rotina; até cinco dias aos exames solicitados em consultas eletivas para definição de diagnóstico, e até 24 horas para exames de urgência ou emergência. Quanto aos prazos para entrega dos resultados, Lúcio propõe 40 dias aos exames de rotina; 20 dias para exames simples ou de confirmação de patologia, e 24 horas para exames de urgência e emergência.

  

*Novembro Azul*

 

O novembro azul é o mês de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ciente do preconceito em relação à saúde do homem, o vereador tem buscado incentivar o público masculino a cuidar da saúde. “Ainda há muito preconceito em relação a exames e essa rejeição da maioria tem ceifado vidas. Para completar, esbarramos nessa problemática da demora na realização e entrega de exames”, lamenta.

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira