Sunday, 21 de October de 2018

GERAL


Observatório

Câmpus de Palmas será sede de Observatório de Geofísica Espacial

27 Aug 2018    10:33
Divulgação Câmpus de Palmas será sede de Observatório de Geofísica Espacial

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, será sede de um observatório de geofísica espacial. O observatório será um dos 11 já espalhados pelo mundo. A instalação dos equipamentos foi realizada pelo físico Dr. Kazuo Makita que veio do Japão especialmente para auxiliar na criação do Observatório.

O também físico Washington Luis Carvalho explica que a Terra possui uma proteção magnética, o campo magnético. Com ajuda de satélites foi possível observar que em determinadas regiões esse campo de proteção encontra-se enfraquecido e, em função disso, pode haver a precipitação de partículas energéticas na Terra. Segundo ele, a maior concentração dessa precipitação está na região central da América do Sul. Um efeito visível da entrada dessas partículas é a aurora boreal, que ocorre nas regiões polares do planeta.

Ainda segundo Carvalho, a precipitação dessas partículas pode causar diversos fatores prejudiciais a saúde e intensificar outros já existentes, como por exemplo, o câncer de pele. Por isso é importante fazer o acompanhamento das oscilações que vem ocorrendo.

A equipe da pesquisa é composta pelos professores Salmo Sidel, Everton Silva e Washington Luis Carvalho, que estão sendo acompanhados pelo físico Makita. Os equipamentos e antenas estão sendo instalados em um área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Palmas. Os equipamentos captarão as informações que serão transformadas em dados e serão enviados aos computadores do Observatório que estão sendo instalados na UFT.

Makita trabalha há 20 anos na área da Geofísica e faz visitas anuais aos pontos onde estão instalados os observatórios.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

8

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

espaço uft observatório

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Negócios

Governador Mauro Carlesse intensifica política de atração de investidores para o Tocantins

Mauro Carlesse já tem previsto em sua agenda, ainda sem data marcada, visitas ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, na cidade de Maringá.

Desenvolvimento

Empresas tocantinenses são beneficiados com incentivos fiscais

Para conquistar o direito ao incentivo fiscal, o empreendedor deve apresentar projeto de viabilidade econômico-financeira ao Conselho de Desenvolvimento Econômico




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira