Tuesday, 23 de July de 2019

GERAL


Educação

Centro de Ensino Médio Taquaralto implanta laboratórios de Ciências

27 Jun 2018    12:46
SECOM Centro de Ensino Médio Taquaralto implanta laboratórios de Ciências Um dos laboratórios que está em processo de montagem é o de ciências química, física e biológica, que está sendo utilizado por alunos e professores, por meio de agendamento

Neste ano, o Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto está fazendo a diferença no processo de ensino e aprendizagem. A unidade escolar está investindo na implantação de laboratórios de Ciências, para ampliar a oferta das aulas práticas.

Um dos laboratórios que está em processo de montagem é o de ciências química, física e biológica, que está sendo utilizado por alunos e professores, por meio de agendamento. Outro espaço que está sendo adaptado é o Laboratório de Matemática e de Geografia. A horta escolar também está sendo utilizada como espaço de estudos e pesquisas.

O diretor Adolfo Bezerra explicou que, na implantação dos laboratórios, a escola investiu R$ 21.244,68 e estão sendo adquiridos materiais permanentes e descartáveis. Uma dessas aquisições é o microscópio acoplado a uma câmara digital e TV, uma tecnologia que ampliará os conteúdos para mais alunos. Também estão sendo adquiridos um telescópio astronômico, livros didáticos com experimentos de ciências, kits de experimentos de Física e de Química e outros materiais.

“Os laboratórios estão sendo utilizados conforme os planos de aulas”, conta Erotildes Soares Correia Nogueira, coordenadora de projetos. Ela explicou que a necessidade de melhorar as aulas, principalmente de ciências exatas, surgiu a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, realizada em 2017. “Com essas mudanças que fizemos na escola, estamos percebendo uma melhoria na aprendizagem e um maior interesse dos alunos pelos estudos”, frisa.

O professor Jakerlan Maria Borges, de Biologia, destacou o trabalho realizado nos espaços de pesquisas. “Quando estudamos um conteúdo, surgem outros assuntos relacionados, assim ampliamos nosso conhecimento. Também aproveitamos para relacionar os conteúdos com outras áreas”, ressalta.

Outro professor que está animado com as aulas práticas é Alan Keverson dos Anjos, de Física. Depois da implantação dos laboratórios, os alunos passaram a ter mais interesse pela disciplina. “Outro dia, fomos estudar eletrização por contato e, para entender melhor o assunto, construímos um gerador utilizando material reciclável e, com isso, os estudantes compreendem melhor os conteúdos”, conta.

O estudante Pedro Henrique Rodrigues Gomes, da 3ª série do ensino médio, esclareceu que, após a utilização dos laboratórios, ele passou a gostar mais de Biologia. “Quando venho participar das aulas no laboratório de ciências, aproveito o máximo para aprender, pergunto, sou curioso, tento uma experiência. Antes, estava pensando em cursar engenharia, mas agora, tenho me interessado muito pela área da Biologia”, afirma.

A estudante Maerly Samella Luz de Aquino disse que gostou muito de participar dos experimentos. “Dessa forma, aprendemos os conceitos com mais facilidade, estamos participando do processo de aprendizagem”, destaca.

Kits multimídia

O CEM Taquaralto adquiriu sete kits multimídia escolar, que possibilitam aos professores produzirem aulas mais interativas com recursos visuais. Também foram adquiridos mais dois kits de multimídia para a extensão da escola, que funciona no assentamento São João.

Adolfo explicou que a instituição de ensino já adquiriu material para que os alunos possam treinar e se preparar para os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs).

COMPARTILHE:


Confira também:


Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.

Editorial

Isolada, prefeita Cinthia perde o equilíbrio mirando no Palácio Araguaia

Na postagem desta segunda, a prefeita ataca o Palácio Araguaia. Sem meias palavras falou que o governo estava pegando carona na programação de férias nos eventos de Taquaruçu



Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro

Organizador e realizador do projeto, o leiloeiro Eduardo Gomes anuncia: “Arrecadações serão destinadas integralmente para as obras do Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas”


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas

Neste ano foram realizados cerca de 50 km de faixas ao longo de alguns limites do Parque. A ação resultou na eliminação da vegetação na superfície do solo.


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019

Das modalidades apresentadas, o eixo atendimento de crianças e/ou adolescentes, tendo em vista a defesa, proteção e promoção dos direitos do público recebeu quatro projetos


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira