Monday, 18 de February de 2019

GERAL


Educação

Centro de Ensino Médio Taquaralto implanta laboratórios de Ciências

27 Jun 2018    12:46
SECOM Centro de Ensino Médio Taquaralto implanta laboratórios de Ciências Um dos laboratórios que está em processo de montagem é o de ciências química, física e biológica, que está sendo utilizado por alunos e professores, por meio de agendamento

Neste ano, o Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto está fazendo a diferença no processo de ensino e aprendizagem. A unidade escolar está investindo na implantação de laboratórios de Ciências, para ampliar a oferta das aulas práticas.

Um dos laboratórios que está em processo de montagem é o de ciências química, física e biológica, que está sendo utilizado por alunos e professores, por meio de agendamento. Outro espaço que está sendo adaptado é o Laboratório de Matemática e de Geografia. A horta escolar também está sendo utilizada como espaço de estudos e pesquisas.

O diretor Adolfo Bezerra explicou que, na implantação dos laboratórios, a escola investiu R$ 21.244,68 e estão sendo adquiridos materiais permanentes e descartáveis. Uma dessas aquisições é o microscópio acoplado a uma câmara digital e TV, uma tecnologia que ampliará os conteúdos para mais alunos. Também estão sendo adquiridos um telescópio astronômico, livros didáticos com experimentos de ciências, kits de experimentos de Física e de Química e outros materiais.

“Os laboratórios estão sendo utilizados conforme os planos de aulas”, conta Erotildes Soares Correia Nogueira, coordenadora de projetos. Ela explicou que a necessidade de melhorar as aulas, principalmente de ciências exatas, surgiu a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, realizada em 2017. “Com essas mudanças que fizemos na escola, estamos percebendo uma melhoria na aprendizagem e um maior interesse dos alunos pelos estudos”, frisa.

O professor Jakerlan Maria Borges, de Biologia, destacou o trabalho realizado nos espaços de pesquisas. “Quando estudamos um conteúdo, surgem outros assuntos relacionados, assim ampliamos nosso conhecimento. Também aproveitamos para relacionar os conteúdos com outras áreas”, ressalta.

Outro professor que está animado com as aulas práticas é Alan Keverson dos Anjos, de Física. Depois da implantação dos laboratórios, os alunos passaram a ter mais interesse pela disciplina. “Outro dia, fomos estudar eletrização por contato e, para entender melhor o assunto, construímos um gerador utilizando material reciclável e, com isso, os estudantes compreendem melhor os conteúdos”, conta.

O estudante Pedro Henrique Rodrigues Gomes, da 3ª série do ensino médio, esclareceu que, após a utilização dos laboratórios, ele passou a gostar mais de Biologia. “Quando venho participar das aulas no laboratório de ciências, aproveito o máximo para aprender, pergunto, sou curioso, tento uma experiência. Antes, estava pensando em cursar engenharia, mas agora, tenho me interessado muito pela área da Biologia”, afirma.

A estudante Maerly Samella Luz de Aquino disse que gostou muito de participar dos experimentos. “Dessa forma, aprendemos os conceitos com mais facilidade, estamos participando do processo de aprendizagem”, destaca.

Kits multimídia

O CEM Taquaralto adquiriu sete kits multimídia escolar, que possibilitam aos professores produzirem aulas mais interativas com recursos visuais. Também foram adquiridos mais dois kits de multimídia para a extensão da escola, que funciona no assentamento São João.

Adolfo explicou que a instituição de ensino já adquiriu material para que os alunos possam treinar e se preparar para os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs).

COMPARTILHE:


Confira também:


Crimes no Tocantins

Maioria dos crimes no Tocantins estão relacionados ao tráfico de drogas e feminicídios, revela Sindiperito

O aumento da criminalidade no Tocantins preocupa e o trabalho dos profissionais da perícia é fundamental no combate ao crime, pois, somente com uma análise pormenorizada das evidências é possível chegar aos culpados, puni-los e coibir que novos casos ocorr

Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira