Sunday, 23 de September de 2018

Sunday, 23 de September de 2018

GERAL


Educação

Centro de Ensino Médio Taquaralto implanta laboratórios de Ciências

27 Jun 2018    12:46
SECOM Centro de Ensino Médio Taquaralto implanta laboratórios de Ciências Um dos laboratórios que está em processo de montagem é o de ciências química, física e biológica, que está sendo utilizado por alunos e professores, por meio de agendamento

Neste ano, o Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto está fazendo a diferença no processo de ensino e aprendizagem. A unidade escolar está investindo na implantação de laboratórios de Ciências, para ampliar a oferta das aulas práticas.

Um dos laboratórios que está em processo de montagem é o de ciências química, física e biológica, que está sendo utilizado por alunos e professores, por meio de agendamento. Outro espaço que está sendo adaptado é o Laboratório de Matemática e de Geografia. A horta escolar também está sendo utilizada como espaço de estudos e pesquisas.

O diretor Adolfo Bezerra explicou que, na implantação dos laboratórios, a escola investiu R$ 21.244,68 e estão sendo adquiridos materiais permanentes e descartáveis. Uma dessas aquisições é o microscópio acoplado a uma câmara digital e TV, uma tecnologia que ampliará os conteúdos para mais alunos. Também estão sendo adquiridos um telescópio astronômico, livros didáticos com experimentos de ciências, kits de experimentos de Física e de Química e outros materiais.

“Os laboratórios estão sendo utilizados conforme os planos de aulas”, conta Erotildes Soares Correia Nogueira, coordenadora de projetos. Ela explicou que a necessidade de melhorar as aulas, principalmente de ciências exatas, surgiu a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, realizada em 2017. “Com essas mudanças que fizemos na escola, estamos percebendo uma melhoria na aprendizagem e um maior interesse dos alunos pelos estudos”, frisa.

O professor Jakerlan Maria Borges, de Biologia, destacou o trabalho realizado nos espaços de pesquisas. “Quando estudamos um conteúdo, surgem outros assuntos relacionados, assim ampliamos nosso conhecimento. Também aproveitamos para relacionar os conteúdos com outras áreas”, ressalta.

Outro professor que está animado com as aulas práticas é Alan Keverson dos Anjos, de Física. Depois da implantação dos laboratórios, os alunos passaram a ter mais interesse pela disciplina. “Outro dia, fomos estudar eletrização por contato e, para entender melhor o assunto, construímos um gerador utilizando material reciclável e, com isso, os estudantes compreendem melhor os conteúdos”, conta.

O estudante Pedro Henrique Rodrigues Gomes, da 3ª série do ensino médio, esclareceu que, após a utilização dos laboratórios, ele passou a gostar mais de Biologia. “Quando venho participar das aulas no laboratório de ciências, aproveito o máximo para aprender, pergunto, sou curioso, tento uma experiência. Antes, estava pensando em cursar engenharia, mas agora, tenho me interessado muito pela área da Biologia”, afirma.

A estudante Maerly Samella Luz de Aquino disse que gostou muito de participar dos experimentos. “Dessa forma, aprendemos os conceitos com mais facilidade, estamos participando do processo de aprendizagem”, destaca.

Kits multimídia

O CEM Taquaralto adquiriu sete kits multimídia escolar, que possibilitam aos professores produzirem aulas mais interativas com recursos visuais. Também foram adquiridos mais dois kits de multimídia para a extensão da escola, que funciona no assentamento São João.

Adolfo explicou que a instituição de ensino já adquiriu material para que os alunos possam treinar e se preparar para os Jogos Estudantis do Tocantins (JETs).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

16

PARABÉNS!
PARABÉNS!

21

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Ensino médio ciência escola laboratórios

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mundo

Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo

Ele pediu para se lembrar "daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo".

Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no



Palmas

Estudantes tocantinenses vivenciam modalidades esportivas com medalhista paralímpica Terezinha Guilhermina

“Foi um momento muito lindo poder participar de todos esses esportes. O que mais gostei foi a bocha, nunca tinha jogado”, disse Vitória Aparecida Neres, de 13 anos, da Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Palmas.


Ocorrência

Polícia Civil prende homem suspeito de cometer assalto à mão armada em Paraíso

Conforme o Delegado Regional José Lucas Mello, o crime foi praticado em abril de 2018


Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira