Monday, 23 de November de 2020

GERAL


Atuação

César Halum lança obra sobre origem das cidades tocantinenses

12 Jun 2008

Estava previsto para acontecer na quarta feira, 11, o lançamento do livro “Municípios Tocantinenses, suas origens, seus nomes”, do deputado estadual César Halum (DEM), no auditório do Palácio Araguaia em Palmas. Ex-professor e médico veterinário, Halum descreveu em forma de almanaque a história de 139 municípios, sendo que destes, em 20 ele esteve pessoalmente, e passou a compilar informações acerca de suas origens. Há quem diga que a obra trata-se de um guia informativo sobre as curiosidades das remotas cidades do Estado, pois traça um panorama sobre a fundação, até a eleição do primeiro prefeito, em seguida explica a origem do nome, do gentílico para os habitantes do lugar, além de telefones para contato e endereço eletrônico. No livro também constam outros dados como pontos turísticos e distância geográfica da capital. Dados estes que nem mesmo o próprio Estado possui.

O autor de “Municípios Tocantinenses, suas origens, seus nomes”, buscou na vida profissional, ainda na condição de médico veterinário, o estímulo para compor a obra e ingressar na vida política, a fim de conhecer mais o Estado. Vereador eleito em 1988, depois suplente de deputado, prefeito em Araguaína e deputado estadual desde 2002, Halum afirma que começou a compor a obra em agosto do ano passado, e veio a lançar este ano devido a extensão do processo de pesquisa que, segundo ele, contou com a ajuda de seus amigos e colegas de seu gabinete.

O autor afirma que em alguns casos havia problemas para checar dados como as datas de comemorações de aniversários, pois esta poderia divergir da data da lei que a criou, para isso bastava pesquisa e checagem dos dados na íntegra. O autor ouviu diversos moradores antigos das cidades para compor esta que pretende ser uma obra que guiará os curiosos acerca da origem do Estado.

O prefácio, assinado pelo professor Ruy Rodrigues, uma das personagens que lutaram pela criação do Tocantins e um dos fundadores da Casa do Estudante do Norte Goiano (Cenog) na década de 70 e 80, chama a atenção para a questão da formação de uma identidade como a principal contribuição do livro. Segundo Halum, o livro é uma compilação de dados obtidos na internet, enciclopédia, dos sites governamentais e de fontes orais de moradores antigos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Estado

Governador em exercício segue com visitas a prefeitos eleitos do interior do Estado

Agenda de trabalho contemplou municípios das regiões sudoeste e do Bico do Papagaio



Visita

Governador em exercício recebe primeira militar do Tocantins a ser selecionada para Missão de Paz da ONU

Militar desde 2005, a capitã Louise destacou a importância do apoio que recebeu da PM


Saúde

Tocantins contabilizou 100 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.785 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.612 casos confirmados. Destes, 72.208 pacientes estão recuperados 6.256 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.148 pacientes foram a óbito.


Neste domingo

Tocantins contabilizou 98 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 31 das últimas 24h

Atualmente, o Tocantins contabiliza 250.612 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 79.514 casos confirmados.


Eleições 2020

Diplomação dos eleitos no Tocantins será realizada por videoconferência


Coletivo N.S.L.O.

Acordes e talentos dos quatro cantos do Brasil dialogam com público em live musical


Tocantins

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas reúne titulares por videoconferência em sua 12ª Reunião Ordinária


Assembleia

Eduardo do Dertins assume interinamente a Presidência da Aleto


Aleto

Elenil questiona portaria que torna obrigatória vistoria para 1º emplacamento de carro zero km no Tocantins


20/11

Dia da Consciência Negra: Defensoria atua na garantia da igualdade racial em todo o Estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira