Wednesday, 20 de February de 2019

GERAL


Atuação

César Halum lança obra sobre origem das cidades tocantinenses

12 Jun 2008

Estava previsto para acontecer na quarta feira, 11, o lançamento do livro “Municípios Tocantinenses, suas origens, seus nomes”, do deputado estadual César Halum (DEM), no auditório do Palácio Araguaia em Palmas. Ex-professor e médico veterinário, Halum descreveu em forma de almanaque a história de 139 municípios, sendo que destes, em 20 ele esteve pessoalmente, e passou a compilar informações acerca de suas origens. Há quem diga que a obra trata-se de um guia informativo sobre as curiosidades das remotas cidades do Estado, pois traça um panorama sobre a fundação, até a eleição do primeiro prefeito, em seguida explica a origem do nome, do gentílico para os habitantes do lugar, além de telefones para contato e endereço eletrônico. No livro também constam outros dados como pontos turísticos e distância geográfica da capital. Dados estes que nem mesmo o próprio Estado possui.

O autor de “Municípios Tocantinenses, suas origens, seus nomes”, buscou na vida profissional, ainda na condição de médico veterinário, o estímulo para compor a obra e ingressar na vida política, a fim de conhecer mais o Estado. Vereador eleito em 1988, depois suplente de deputado, prefeito em Araguaína e deputado estadual desde 2002, Halum afirma que começou a compor a obra em agosto do ano passado, e veio a lançar este ano devido a extensão do processo de pesquisa que, segundo ele, contou com a ajuda de seus amigos e colegas de seu gabinete.

O autor afirma que em alguns casos havia problemas para checar dados como as datas de comemorações de aniversários, pois esta poderia divergir da data da lei que a criou, para isso bastava pesquisa e checagem dos dados na íntegra. O autor ouviu diversos moradores antigos das cidades para compor esta que pretende ser uma obra que guiará os curiosos acerca da origem do Estado.

O prefácio, assinado pelo professor Ruy Rodrigues, uma das personagens que lutaram pela criação do Tocantins e um dos fundadores da Casa do Estudante do Norte Goiano (Cenog) na década de 70 e 80, chama a atenção para a questão da formação de uma identidade como a principal contribuição do livro. Segundo Halum, o livro é uma compilação de dados obtidos na internet, enciclopédia, dos sites governamentais e de fontes orais de moradores antigos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma

Previdência terá alíquotas progressivas de contribuição

De acordo com proposta, quem ganha mais contribuirá mais

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira