Monday, 20 de January de 2020

GERAL


Palestra

Chá com Mulheres da FIETO reúne cerca de 200 empresárias em Araguaína

26 Jun 2019
Divulgação Chá com Mulheres da FIETO reúne cerca de 200 empresárias em Araguaína

A 5ª edição do Chá Com Mulheres – Encontro de Líderes Empresariais promoveu troca de experiências e de contato entre cerca de 200 empresárias e líderes femininas na tarde desta quarta-feira, 26/06, em Araguaína. O evento teve como palestrante a jornalista Carla Vilhena que trouxe suas experiências profissionais e pessoais para falar sobre a força feminina no mercado de trabalho. A realização é do Sistema FIETO.

A conselheira da FIETO e presidente do Sindicato das Indústrias da Confecção do Tocantins, Maria Elieth Lobo, representou o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires no evento. Em sua fala, destacou a importância de discutir e desenvolver a liderança feminina, como propõe o encontro, para mudar realidades. 

“Temos mais educação, mas continuamos ocupando menos posições gerenciais e tendo menor representação política em relação aos homens. Possuímos mais acesso a tecnologias como celulares. Mas a informação ao alcance das mãos, não altera o quadro de que 85% das mulheres passam pelo desafio da gravidez na adolescência na região Norte”, disse ao citar os dados da pesquisa Estatística de Gênero – Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil (IBGE).

Carla Vilhena apresentou estatísticas e cases que reforçam esta necessidade de continuar lutando por situações justas e igualitárias para as mulheres. Sendo uma das primeiras a apresentar o telejornal de maior audiência do país, falou sobre a busca por espaços semelhantes em relação aos homens até mesmo em situações simples.

“O homem sempre dava o primeiro “boa noite” do encerramento. Durante anos eu fiz aquilo sem saber, foi então que uma colega perguntou o motivo e a partir dali foi tomada uma nova decisão para que a mulher pudesse dar o primeira boa noite”, exemplificou.

Com mais de 30 anos de atuação como jornalista, Carla Vilhena também falou sobre suas impressões e pesquisa em relação ao Tocantins. “O que estou vendo aqui, essa classe de mulheres empoderadas, é o que espero para o Brasil. Fico muito feliz de conhecer uma experiência que está dando certo”, disse referindo-se aos números do estado que, segundo pesquisa da palestrante, tem conseguido uma melhora enorme e significativa em todos índices como expectativa de vida.

“Em 20 anos vocês alcançaram 11 anos a mais de expectativa de vida. E quem é que cuida da saúde da família? Nós, mulheres. Em 20 anos, vocês conquistaram uma queda na mortalidade infantil de 63 para 14 entre mil nascidos vivos, isso é muita coisa. Quem é que cuida da saúde do bebê? Nós. Então essas são conquistas diretamente relacionadas a vocês”, citou a jornalista sobre as tocantinenses.

A mensagem foi bem recebida pelas empresárias, como a Mayara Martins do grupo Agro Norte. “O evento é de bastante valia para nos reunirmos e trabalhar a questão do empoderamento, pra gente discutir ideias. Ficando isolada, cada um em sua empresa, não vamos saber o que está acontecendo, sem ouvir a voz de cada uma. Nos reunindo, a nossa voz fica cada vez mais forte”, observou a empresária.

O objetivo do Chá com Mulheres é valorizar a atuação feminina e suas conquistas e estimular o desenvolvimento da gestão empresarial, aliando competências inovadoras e atitudes para o enfrentamento dos desafios organizacionais. A realização do evento foi iniciada em Palmas em 2015, passou por Araguaína no ano seguinte, Gurupi em 2017 e novamente Palmas no ano passado.

 

Por Priscila Cavalcante

COMPARTILHE:


Confira também:


Imprensa

Duas décadas: Há 20 anos O GIRASSOL noticia os principais fatos do Tocantins

Nesses 20 anos O GIRASSOL contou muitas histórias da política e do cotidiano do povo tocantinense. Foram vários governos que registramos em nossas páginas guardadas em arquivos para a posteridade.

8 Billion Trees

Organização americana visita Centro de Fauna do Tocantins

Durante a reunião, outros pontos importantes foram viabilizados, entre eles o apoio da 8 Billion Trees, em patrocinar a construção de outra unidade do Cefau, na região do Jalapão e também uma, no município de Araguaína.


#ToNoEnem

Estudantes de escolas públicas do Tocantins comemoram notas acima de 900 na redação do Enem

São alunos de escolas do interior do Estado que aproveitaram as ações do programa #ToNoEnem para se prepararem para o exame


Estão abertas as matrículas para o Curso Livre de Teatro do Sesc

O curso pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo.


Ageto

Governo realiza serviço de tapa-buracos no trecho da TO-342 entre Miracema e Miranorte


Brasil

Alvim e Goebbels: Foi traçado um limite para o absurdo


Serviço

Projeto de qualificação para mulheres é retomado pelo Governo e abre inscrições nesta segunda, 20.


Brasil

Bolsonaro exonera secretário especial da Cultura, Roberto Alvim


Palmas Shoes + Fashion

Evento voltado aos Representantes Comerciais e Lojistas tem patrocínio de entidades representativas


Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira