Sunday, 15 de September de 2019

GERAL


Educação superior

Comissão aprova relatório de Kátia Abreu que cria Universidade Federal do Norte do TO

07 Jun 2019    20:13    alterado em 07/06 às 20:13
Comissão aprova relatório de Kátia Abreu que cria Universidade Federal do Norte do TO

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (5) relatório da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O projeto segue com urgência para análise do plenário. A no va instituição, que será um desmembramento da Universidade Federal de Tocantins (UFT), terá sede em Araguaína.

Kátia Abreu destacou que a nova universidade terá orçamento próprio e independência. O projeto prevê que cursos, alunos, e cargos dos campi da UFT de Araguaína e de Tocantinópolis sejam automaticamente transferidos para a UFNT. Além disso, cria os c ampi de Xambioá e de Guaraí.

“A UFNT terá autonomia em ações, gastos e investimentos e poderá receber emendas parlamentares de toda a bancada federal”, afirmou. “Araguaína fica num ponto estratégico de confluência com Pará, Maranhão e Piauí. Por isso, não atenderá apenas aos tocantinenses que sonham em cursar uma universidade pública, mas a todos os estudantes dos estados vizinhos e do Brasil”, completou.

A Universidade Federal do Tocantins manterá sua sede na capital - sob comando do reitor Luís Eduardo Bovolato – além dos campi de Gurupi, Arraias, Miracema e Porto Nacional. Já a UFNT terá um novo reitor.

O próximo passo, afirmou Kátia Abreu, é reunir apoio dos três senadores e dos oito deputados federais do Tocantins em torno da criação do campus da UFNT de Araguatins.

A senadora agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo reitor da UFT, professor Bovolato, e pelo ex-reitor Márcio da Silveira. Destacou que, à época da criação, em maio de 2016, era ministra da Agricultura. “Trabalhei junto ao Executivo para que esse sonho saísse do papel quando era ministra e é uma alegria vê-lo se tornando realidade. Temos que continuar trabalhando para fazer do Tocantins o estado do conhecimento e da oportunidade”, afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Alerta

Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo; Tocantins está fora da lista

O último boletim aponta que são 24.011 casos suspeitos no país, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados.

Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira