Tuesday, 02 de June de 2020

GERAL


Inclusão

Congresso de Tecnologia Assistiva conta com palestrantes de renome nacional

05 Aug 2009

Um novo olhar sobre os portadores de deficiência é a principal mensagem que o “1º Congresso Muito Especial de Tecnologia Asssitiva e Inclusão Social dos portadores de deficiência do Estado do Tocantins” pretende propiciar aos participantes. O evento, que é realizado pelo Instituto Muito Especial em parceria com o Deputado Federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal do Tocantins (local do evento), tem início na próxima segunda-feira, 10, ás 8h30.

O tema “Tecnologia, inovação e inclusão social” abre o evento, com mesa-redonda composta por Álvaro Guimarães – chefe da Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia DvDI/INT, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT e  por José Antônio Beiral - Engenheiro da Divisão de Robótica e Visão Computacional - DRVC, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia debatem o tema.

Ainda na manhã, Silvana Cambianghi - Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, membro fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA-SP, membro da revisão da NBR9050 da ABNT sobre acessibilidade – palestra sobre Acessibilidade.

Na seqüência, durante o primeiro dia de evento, Romeu Kasumi Sassaki  - especialista em reabilitação profissional, consultor de inclusão em educação, trabalho, lazer, turismo e mídia e de diretor do Centro de Vida Independente Araci Nallin, localizado em São Paulo – palestra sobre  a inclusão profissional.

O primeiro dia de evento será encerrado com depoimentos de portadores de deficiência física. Ambos falam sobre a exclusão e as dificuldades impostas pela legislação e pelas empresas.

Durante o segundo dia de congresso “Tecnologia Assistiva e Inovação– Medicina e Reabilitação”, “Responsabilidade Social e Inclusão”, “Tecnologia Assistiva e Inovação– Softwares” e “Tecnologia Assistiva e Inovação– Educação” serão temas abordados por renomados especialistas na área.


Inscrições

Interessados em participar do “1º Congresso der tecnologia Assistiva e Inclusão Social do Estado do Tocantins” podem efetuar as inscrições, que são gratuitas, por meio do site do evento (http://www.congressoassistivapalmas.org.br). Outras informações referentes à programação e incrições podem ser obtidas pelo telefone 63-3026-2121.


Palestrantes

Álvaro Guimarães de Almeida
Desenhista industrial graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, com especialização em ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-RJ. É chefe da Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia DvDI/INT, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.

José Antônio Beiral
Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Engenheiro da Divisão de Robótica e Visão Computacional - DRVC, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia MCT. Gestor do projeto Auxilis.

Romeu Kazumi Sassaki
O professor Romeu Sassaki é especialista em reabilitação profissional, consultor de inclusão em educação, trabalho, lazer, turismo e mídia, além de diretor do Centro de Vida Independente Araci Nallin, localizado em São Paulo.

Dra. Luciana Rossi 
Óloga da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Mestre em Ciências da Reabilitação; Coordenadora da área de Psicopedagogia da Rede Sarah e do Programa de Neurodesenvolvimento da Criança em Brasília.

Dr. José André Carvalho
Dr. Fisioterapeuta graduado pela PUC-Campinas. Membro da Internacional Society of Prosthetics and Orthotics – Ispo, é especialista em fisioterapia neurológica pela Universidade do Grande ABC – UniABC. Presidente do Instituto de Prótese e Órtese de Campinas, coordena o curso de pós-graduação em prótese e órtese da Metrocamp, além de ser professor do curso de fisioterapia Universidade São Francisco – USF desde 2001. Participa, desde 1993, como palestrante, de eventos relacionados aos temas próteses, órteses e reabilitação.

Maria Cristina Carvalho
Graduada em serviço social pela PUC-SP. Superintendente executiva de desenvolvimento humano, pós-graduada em administração da qualidade e recursos humanos pela Faculdade Osvaldo Cruz – FOC-SP. Representante do banco Real na equalização de políticas de benefícios, saúde e RH em processos de fusões & aquisições e due-dilligences. Porta voz da Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN, para temas de diversidade e inclusão social.

Antonio Borges
Graduado em informática pela UFRJ, com mestrado e doutorado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia – Coppe/UFRJ. É especialista no desenvolvimento de tecnologias de computação voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Entre seus sistemas mais conhecidos estão o Dosvox (para cegos), o Motrix (para deficientes motores graves), o Braille Fácil (padrão de impressão em Braille no Brasil) e o Microfênix (para pessoas com deficiências de grave comprometimento).

Franclin Costa
Gestor Nacional do Programa TEC NEP. Coordenador de Ações Inclusivas, representante do MEC no CAT - Comitê Nacional de Ajudas Técnicas (Presidencia da República / SEDH / CORDE). Especialista em Educação do Campo, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica e Mestrando em Educação.

Claudinei Martins
Graduado em Análise de Sistemas pela PUCCAMP (1993), MBA em Gestão Empresarial pela ESAMC (2007) e especialização em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas pelo IPEP (2007). Larga experiência em de desenvolvimento de sistemas computacionais com ênfase em análise e projeto, atuando principalmente em softwares para acessibilidade, aplicações para dispositivos móveis e soluções para digital signage”.

Alarico Moura
Formado em Engenharia Eletrônica, Artista Plástico, Atleta Paraolímpico, ativista em Responsabilidade Social, Clicloativista (educação de trânsito), Cicloturista, palestrante motivacional, aborda em suas palestras temas como superação, auto-estima e atitude.

Graziane Pacini Rodrigues
Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT (2006). Atualmente é pedagoga da Secretaria de Estado da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Atendimento Educacional Especializado para às pessoas com Deficiencia Visual.


Maria Dinalva Tavares Carneiro
Especialista em Educação Especial (Latu-Sensu) pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin Brasília. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guaraí – FG. Atualmente exerce atividades laborais, na Coordenadoria de Educação Especial – SEDUC no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP no Apoio Pedagógico aos alunos Cegos, e é Revisora Braille. 

Silvana Serafino Cambiaghi
Arquiteta, mestre em desenho universal pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, membro fundadora da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA-SP, membro da revisão da NBR9050 da ABNT sobre acessibilidade. Co-curadora da Sala Especial de Acessibilidade ao Meio Físico na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, é consultora de acessibilidade da Casa Cor desde 2005. Desenvolveu manuais técnicos de acessibilidade para a Prefeitura da Cidade de São Paulo e para o Banco Real. É comentarista de desenho universal da rádio Eldorado e autora do livro “Desenho Universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas” (Editora Senac, São Paulo, 2007).

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Caixa libera saque da 2ª parcela do auxílio para nascidos em março

Transferências e saques são liberados a 2,7 milhões de beneficiários

Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19

Várias entidades públicas e privadas entram na luta contra a Covid-19, no Tocantins, a Embrapa empresta equipamento para ampliar diagnósticos.


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI


Campo

Realização da Agrotins 2020 100% Digital é marco na comunicação do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira