Sunday, 20 de January de 2019

GERAL


Dona Raimunda

Defensoria Pública destaca a atuação de Dona Raimunda pela coletividade e defesa dos direitos dos cidadãos

08 Nov 2018    10:56

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) emitiu nesta quinta-feira, 8, nota de pesar pelo falecimento de Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Na nota, a Instituição fala sobre a importante atuação da líder comunitária nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais e destaca: “(...) a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.


Dona Raimunda faleceu na noite de ontem, 7, em São Miguel do Tocantins, município localizado a 624 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio. 

 


Leia, a seguir, a nota de pesar,  na íntegra:

 


 

 

Palmas – TO, 8 de novembro de 2018

 

NOTA DE PESAR


A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lamenta, com imenso pesar, o falecimento da ativista e líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Ela faleceu na noite desta quarta-feira, 7, aos 78 anos, na cidade em que morava, São Miguel do Tocantins, município localizado a 624 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio.

 

Dona Raimunda sempre foi atuante nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais, repassando seus conhecimentos a outras gerações, na luta pela igualdade e inclusão social. Mais do que expoente da luta das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, Dona Raimunda representou a mulher trabalhadora rural com destaque nacional e internacional, tanto que por sua atuação recebeu, entre outros, o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal, e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

 

Inteligente, atuante e com extremo senso sobre a importância da coletividade, a ativista rompeu fronteiras de sua própria cultura e viajou por países como a Índia, Canadá, EUA e França levando sua defesa no que se refere aos direitos humanos e fundamentais.

 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins solidariza-se com a família, amigos e toda a comunidade da região de dona Raimunda, desejando conforto, fé e força. E por tudo que Dona Raimunda representa, a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.

 

 

 Defensoria Pública do Estado do Tocantins





COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

19

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

raimunda quebradeira coco

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Panorama

Brasil já recebeu 1,1 milhão de imigrantes e 7 mil refugiados

Em visita às instalações da operação, em Roraima, a secretária nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, disse que “os pedidos de refúgio se acumulam porque precisam ser analisados minuciosamente e, muitas vezes, já não cumprem os requisitos”.

Recuperação de Rodovias

Governo intensifica serviço de manutenção de rodovias

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), iniciou, nesta sexta-feira,18, os serviços de manutenção (tapa-buracos) na TO-020, trecho entre Palmas e Novo Acordo.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira