Monday, 19 de October de 2020

GERAL


Abertura de Inquérito

Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil constata poluição em trecho do lago de Palmas

10 Feb 2020
Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil constata poluição em trecho do  lago de Palmas

Em cumprimento a ordem de missão para investigar denúncias de poluição no Lago de Palmas e seus afluentes Taguaruçu Grande e Córrego Machado, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos agrários – Demag e acompanhada de um perito criminal, constatou a existência de grande quantidade de algas (cianobactérias) dispersa na água no trecho compreendido entre o setor Bertaville e Condomínio Mirante do Lago.  

Segundo o titular da Demag, delegado Marcelo Santos Falcão Queiroz, de posse do laudo da perícia estadual e do laudo pericial da Universidade Federal do Tocantins, foi instaurado um inquérito policial e a Demag iniciará as oitivas com os representantes da concessionária  do serviço de saneamento e órgãos ambientais.

Conforme o titular da Demag, a principal causa da poluição do local estão relacionadas ao despejo de esgoto diretamente na água, vazamento de poluentes, águas pluviais, fertilizantes, dejetos de animais domésticos selvagens e atividades agrícolas, dentre outros.

O Delegado alerta que  a exposição a essas algas pode causar irritação na pele e olhos e seu consumo pode causar distúrbios gastrointestinais e intoxicação. Daí porque, Marcelo Falcão recomenda que, pelo menos no trecho investigado (Bertaville e Mirante do Lago), a população deve evitar o banho e consumo da água.

 

Redes

Também durante a operação, a equipe da Demag apreendeu mais de 70 metros de redes de pesca, ressaltando que esse tipo de equipamento é totalmente proibido, em razão período de piracema (1º de novembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020). Além da apreensão do equipamento proibido, houve ainda a libertação de diversos espécimes da fauna que se encontravam presos nas redes como tracajá, arraia de fogo e peixes.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Em queda: Tocantins registra 138 novos casos confirmados da Covid-19

59.574 pacientes estão recuperados, 12.102 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.048 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação

Ao entregar a gestão ao seu sucessor oito anos depois, conseguiu deixar a universidade com um orçamento de mais de R$ 120 milhões.


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão

Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio (TO), Ruth Almeida é filha dos trabalhadores rurais que formaram uma família de nove irmãos.


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização

Para avançar e tornar a nossa Capital cada vez mais verde, Cinthia pretende implantar o Horto Florestal de Palmas (área protegida de mata nativa); implantar o Museu Vivo Municipal (Jardim Botânico); criar as usinas de Compostagem e Trituração de Galhadas


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios


Educação

Carlesse assina ordem de serviço para conclusão de obra da Escola de Tempo Integral de Araguatins


Tocantins

Jucetins lança assistente virtual para o sistema Simplifica Tocantins


Na pandemia

Seciju fomenta cartilha nacional com brincadeiras para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira