Wednesday, 20 de February de 2019

GERAL


Meio Ambiente 2

Desenvolvimento sustentável por meio do artesanato

12 Jun 2008

A prática de dispensar embalagens de plástico em supermercados ainda é exceção entre consumidores. Em Palmas, uma iniciativa do Instituto Cooperar vem estudando alternativas de substituição das sacolas plásticas feitas em tecido de algodão cru. De acordo com a associada Marina Miranda, a iniciativa é uma oportunidade de integrar desenvolvimento sustentável e ambiental na reeducação social dos consumidores. “A nossa proposta primordial é reduzir gradualmente o uso das sacolas plásticas minimizando o impacto negativo ao meio ambiente”, pontua.

Uma associação de costureiras, no interior do Estado, vê na confecção das sacolas biodegradáveis uma oportunidade para escoar seus produtos. As costureiras atuam na proteção do meio ambiente, e se mostram preocupadas até na escolha da matéria-prima, que é o algodão livre de agrotóxico. A Associação de Costureiras é parceira do Instituto Cooperar e ambos pretendem abolir o uso de sacolas plásticas, buscando parcerias com empresários, donos de supermercados, locadoras, padarias, etc.

Para a artesã Aratúzia Maciel, que fabrica este tipo de sacolas há dois anos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e reconhecendo que podem contribuir, de alguma forma, para uma ação voltada ao desenvolvimento sustentável. “Fabrico as minhas sacolas em casa, e a cada dia percebo que ajudo as pessoas a refletirem sobre sua contribuição social. Tento priorizar um estilo contemporâneo na customização das peças e isso favorece o uso delas no cotidiano das pessoas”, diz. A artesã chega a vender de 15 a 20 sacolas, a R$ 5, na feira do Bosque, na Capital. “Estou muito feliz, pois existem pessoas que compram as sacolas e as usam com um assessório”, comemora.

COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira