Wednesday, 12 de December de 2018

GERAL


Meio Ambiente 2

Desenvolvimento sustentável por meio do artesanato

12 Jun 2008

A prática de dispensar embalagens de plástico em supermercados ainda é exceção entre consumidores. Em Palmas, uma iniciativa do Instituto Cooperar vem estudando alternativas de substituição das sacolas plásticas feitas em tecido de algodão cru. De acordo com a associada Marina Miranda, a iniciativa é uma oportunidade de integrar desenvolvimento sustentável e ambiental na reeducação social dos consumidores. “A nossa proposta primordial é reduzir gradualmente o uso das sacolas plásticas minimizando o impacto negativo ao meio ambiente”, pontua.

Uma associação de costureiras, no interior do Estado, vê na confecção das sacolas biodegradáveis uma oportunidade para escoar seus produtos. As costureiras atuam na proteção do meio ambiente, e se mostram preocupadas até na escolha da matéria-prima, que é o algodão livre de agrotóxico. A Associação de Costureiras é parceira do Instituto Cooperar e ambos pretendem abolir o uso de sacolas plásticas, buscando parcerias com empresários, donos de supermercados, locadoras, padarias, etc.

Para a artesã Aratúzia Maciel, que fabrica este tipo de sacolas há dois anos, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e reconhecendo que podem contribuir, de alguma forma, para uma ação voltada ao desenvolvimento sustentável. “Fabrico as minhas sacolas em casa, e a cada dia percebo que ajudo as pessoas a refletirem sobre sua contribuição social. Tento priorizar um estilo contemporâneo na customização das peças e isso favorece o uso delas no cotidiano das pessoas”, diz. A artesã chega a vender de 15 a 20 sacolas, a R$ 5, na feira do Bosque, na Capital. “Estou muito feliz, pois existem pessoas que compram as sacolas e as usam com um assessório”, comemora.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

13

PARABÉNS!
PARABÉNS!

9

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Hospital de Amor

Festival do Colégio Dom Alano reúne atrações e arrecada fundos para o Hospital de Amor de Palmas

No Festival, haverá venda de alimentos e refrigerantes, além de um bazar beneficente. Toda a renda arrecadada será destinada para o Hospital de Amor.

Recursos

Banco do Empreendedor injeta mais de R$ 1,5 milhão na economia durante Gestão Carlesse

Segundo Messias Araújo, o BEM planeja, para o próximo ano, aprimorar ainda mais as ações de redução de custos administrativos e investir no atendimento eficiente e ampliar o seu atendimento.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira