Tuesday, 16 de October de 2018

GERAL


Educação

Dia D da BNCC do ensino médio irá mobilizar quase 4 mil professores da rede estadual de ensino

26 Jul 2018    12:59
SECOM/Divulgação Dia D da BNCC do ensino médio irá mobilizar quase 4 mil professores da rede estadual de ensino

Destacado para ser o dia “D” da participação para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, a próxima quinta-feira, 2 de agosto, será uma data voltada para as contribuições dos professores na elaboração do documento curricular da Base. Do Tocantins, 3.934 docentes de todo o Estado deverão participar da mobilização promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação, em parceria com o MEC, secretarias estaduais e municipais de educação e de escolas da rede particular de ensino. 

No Brasil, mais de 28 mil escolas públicas e particulares estão sendo convidadas a participar, envolvendo 509 mil professores na avaliação da proposta da Base, que está em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ao todo, as 266 unidades de ensino que ofertam o ensino médio na rede estadual estarão com atenção voltada exclusivamente no dia “D” para desenvolver as atividades propostas pelo Consed, visando implementar as contribuições dos professores tocantinenses à BNCC do ensino médio. O planejamento para a data engloba cinco atividades elaboradas junto aos professores, que estarão divididos por área de conhecimento. Todas as atividades têm como objetivo orientar e conscientizar os educadores quanto o preenchimento do formulário que será encaminhado ao Conselho para a elaboração do documento curricular.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Vanessa Tavares Pimentel de Sousa, a participação de todos os professores do ensino médio nesse processo é importante para a elaboração de um documento que abranja todas as especificidades da educação do Tocantins. “No dia 2 todas as escolas que ofertam o ensino médio irão parar para realizar as atividades propostas pelo Consed, com duração de quatro horas e meia. O objetivo dessa ação é fazer com que os professores possam participar e contribuir na construção desse documento”, destacou.

Segundo a presidente do Consed, Cecília Motta, que é secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, o objetivo da ação é realizar uma grande consulta pública sobre a Base e receber sugestões de melhorias. “O dia D é um momento de consulta a todas as escolas brasileiras que oferecem o ensino médio. É uma oportunidade de os professores observarem as competências e habilidades, e fazer uma análise se isso está compatível com aquilo que eles acreditam ser importante”, frisou.

Conforme a presidente, um documento com as observações dos professores de todo o país vai ser compilado e encaminhado para o Conselho Nacional de Educação, para que a entidade possa ter em mãos as sugestões dos professores, que são os que vão operacionalizar a base.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela envolve toda a educação básica brasileira, do ensino infantil ao médio e vem sendo construída de maneira coletiva por meio da participação de educadores e comunidade escolar, que dão suas contribuições de maneira perene, ou durante ações específicas, como é o caso do dia “D”.

“É uma grande oportunidade ter um debate no qual estão envolvidos 509 mil professores de milhares de escolas públicas e privadas. Ainda estamos em meio às discussões e audiências públicas e esse será um passo muito importante do processo de definição da Base Nacional Comum Curricular”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante entrevista coletiva realizada na última terça-feira, 3, em Brasília.

BNCC ensinos infantil e fundamental

O Tocantins tem se destacado na elaboração do documento curricular de referência para os ensinos infantil e fundamental. Por conta do trabalho realizado no Estado, a Seduc recebeu no mês de julho a visita da coordenadora estadual da BNCC, do estado de Roraima, que conheceu de perto como está o processo de construção da base curricular. Passada pelo mesmo processo de construção coletiva que o documento do ensino médio, a primeira versão das normativas para os ensinos infantil e fundamental está em processo de finalização pelos 22 redatores que representam todos os componentes curriculares.

Após a consulta pública, os redatores irão consolidar as informações. A fase seguinte será a realização de um seminário para análise do documento final.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

25

PARABÉNS!
PARABÉNS!

26

BOM
BOM

27

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

26

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

34

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

19

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

EDUCAÇÃO ENSINO MEDIO BNCC

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira