Wednesday, 26 de June de 2019

GERAL


Educação

Dia D da BNCC do ensino médio irá mobilizar quase 4 mil professores da rede estadual de ensino

26 Jul 2018    12:59
SECOM/Divulgação Dia D da BNCC do ensino médio irá mobilizar quase 4 mil professores da rede estadual de ensino

Destacado para ser o dia “D” da participação para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, a próxima quinta-feira, 2 de agosto, será uma data voltada para as contribuições dos professores na elaboração do documento curricular da Base. Do Tocantins, 3.934 docentes de todo o Estado deverão participar da mobilização promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação, em parceria com o MEC, secretarias estaduais e municipais de educação e de escolas da rede particular de ensino. 

No Brasil, mais de 28 mil escolas públicas e particulares estão sendo convidadas a participar, envolvendo 509 mil professores na avaliação da proposta da Base, que está em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ao todo, as 266 unidades de ensino que ofertam o ensino médio na rede estadual estarão com atenção voltada exclusivamente no dia “D” para desenvolver as atividades propostas pelo Consed, visando implementar as contribuições dos professores tocantinenses à BNCC do ensino médio. O planejamento para a data engloba cinco atividades elaboradas junto aos professores, que estarão divididos por área de conhecimento. Todas as atividades têm como objetivo orientar e conscientizar os educadores quanto o preenchimento do formulário que será encaminhado ao Conselho para a elaboração do documento curricular.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Vanessa Tavares Pimentel de Sousa, a participação de todos os professores do ensino médio nesse processo é importante para a elaboração de um documento que abranja todas as especificidades da educação do Tocantins. “No dia 2 todas as escolas que ofertam o ensino médio irão parar para realizar as atividades propostas pelo Consed, com duração de quatro horas e meia. O objetivo dessa ação é fazer com que os professores possam participar e contribuir na construção desse documento”, destacou.

Segundo a presidente do Consed, Cecília Motta, que é secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, o objetivo da ação é realizar uma grande consulta pública sobre a Base e receber sugestões de melhorias. “O dia D é um momento de consulta a todas as escolas brasileiras que oferecem o ensino médio. É uma oportunidade de os professores observarem as competências e habilidades, e fazer uma análise se isso está compatível com aquilo que eles acreditam ser importante”, frisou.

Conforme a presidente, um documento com as observações dos professores de todo o país vai ser compilado e encaminhado para o Conselho Nacional de Educação, para que a entidade possa ter em mãos as sugestões dos professores, que são os que vão operacionalizar a base.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela envolve toda a educação básica brasileira, do ensino infantil ao médio e vem sendo construída de maneira coletiva por meio da participação de educadores e comunidade escolar, que dão suas contribuições de maneira perene, ou durante ações específicas, como é o caso do dia “D”.

“É uma grande oportunidade ter um debate no qual estão envolvidos 509 mil professores de milhares de escolas públicas e privadas. Ainda estamos em meio às discussões e audiências públicas e esse será um passo muito importante do processo de definição da Base Nacional Comum Curricular”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante entrevista coletiva realizada na última terça-feira, 3, em Brasília.

BNCC ensinos infantil e fundamental

O Tocantins tem se destacado na elaboração do documento curricular de referência para os ensinos infantil e fundamental. Por conta do trabalho realizado no Estado, a Seduc recebeu no mês de julho a visita da coordenadora estadual da BNCC, do estado de Roraima, que conheceu de perto como está o processo de construção da base curricular. Passada pelo mesmo processo de construção coletiva que o documento do ensino médio, a primeira versão das normativas para os ensinos infantil e fundamental está em processo de finalização pelos 22 redatores que representam todos os componentes curriculares.

Após a consulta pública, os redatores irão consolidar as informações. A fase seguinte será a realização de um seminário para análise do documento final.

COMPARTILHE:


Confira também:


Hospital de Amor

Baile em prol do Hospital de Amor do TO acontece na próxima sexta

Com o apoio da esposa do presidente da Assembleia, Virgínia Andrade, o evento conta também com a participação de voluntários de outros órgãos públicos.

Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada



Reunião

Governador Carlesse recebe presidente da Investco e solicita ampliação de investimentos da empresa no Estado

Governador Mauro Carlesse também manifestou a intenção de formalizar uma parceria com a empresa para apoio a um novo programa social que está sendo planejado, nos moldes dos Pioneiros Mirins


Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira