Monday, 13 de July de 2020

GERAL


Savis

DPE-TO quer esclarecimentos do Estado sobre mudança no atendimento do Savis

05 Aug 2019

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa da Mulher (Nudem) e Núcleo Espcializado de Defesa da Saúde (Nusa), oficiou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Gestão Hospitalar, a prestar informações sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

 

O Serviço foi incorporado ao pronto socorro como nova forma de atendimento às vítimas de violência sexual, desde o dia 1º de agosto. No Ofício, o Nudem e o Nusa questionam os impactos das mudanças no atendimento às vítimas, de forma a evitar qualquer tipo de retrocesso.

 

De acordo com o Nudem e o Nusa, o Savis é fundamental para o atendimento humanizado e qualificado de mulheres violentadas, principalmente na rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres. No Ofício, o Núcleo expõe, ainda, que o Serviço não se restringe ao atendimento ambulatorial, mas contempla o imprescindível acompanhamento psicológico por equipe multidisciplinar.

 

Ofício

O Ofício é assinado pelos defensores públicos Franciana Di Fátima, coordenadora do Nudem, e Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do Nusa. Ele foi protocolado na sexta-feira, 2, e estipula o prazo de 48 horas para respostas.

 

Atendimento

O Savis recebe vítimas que são crianças, adolescentes e mulheres de todo o estado e que estão em situação de risco.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 189 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 15.132 casos no total, destes, 9.419 pacientes estão recuperados, 5.458 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 255 pacientes foram a óbito.

Coronavírus

Prefeito de Araguanã morre de Covid-19

Licenciado para tratamento da Covid-19, o prefeito Hernandes da Areia não resistiu à doença e veio a óbito neste sábado.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira