Thursday, 29 de October de 2020

GERAL


É necessário pensar

12 Mar 2009

O homem de hoje tem facilidade para aceitar e repetir e, se agonia, quando a tarefa é refletir. Parece que tudo para ele está certo, é normal, é do jeito como aparece e não adianta querer pensar diferente.

O mundo parece tender para o reino da "animalidade". Para aceitação passiva e sem qualquer reflexão ou questionamento. No fundo, parece que o homem resolveu afirmar no seu íntimo: "isso não é da minha conta; tudo isso é normal; o que eu penso não importa; o mundo foi sempre assim; não adianta querer fazer nada...". Ora, com essa "mentalidade" caminharemos para o caos. Pois, o assassinato, o roubo, o estupro, a corrupção, a falsificação, os atentados, as guerras, as mentiras, as catástrofes naturais, a miséria, a fome, a inveja, o ódio, o contrabando, os favorecimentos, o nepotismo, as propinas, as malandragens da política... Serão vistos (alias, já estão sendo vistos assim, em vários paises do mundo) apenas como atos normais, que qualquer é capaz de praticar, pois fazem parte simplesmente do mundo dos homens.

Ora, essa tendência está associada ao termo acomodação: uma face caótica do homem que, infelizmente, pertence à classe dos escravos e quando é cultivada, provoca estagnação das "faculdades racionais" do homem ligadas à "coragem" para tomar iniciativas e começar algo "novo". "Incapacidade" ou quem sabe, preguiça de pensar e de acreditar em si próprio e, conseqüentemente, de acreditar que as coisas podem mudar e sempre mudam: tudo aquilo que o homem cria, inventa ou estipula poderá ser mudado para melhor ou para pior, pois nada é impossível de ser mudado.

É necessário pensar e repensar o mundo. Pensar alternativas, outras teorias ou, então, repensar as que já existem e ajudá-las a entrar nos eixos. O que não se deve fazer é ficar acomodado e passivo aceitando tudo como normal, é necessário participar da história do mundo, fazer parte efetivamente, do mundo em que vive. É basta querer, a força para isso está em cada um de nós. Não seja covarde, não desanime e nunca diga que não consegue. O mundo é meu, é teu e é nosso. Todos podem contribuir para melhor. Os homens precisam se unir para fazer renascer o gosto pelo questionamento, mesmo sabendo que é uma tarefa difícil e pouco valorizada atualmente. Pois, vivemos numa sociedade satisfeita consigo mesma. Uma sociedade que já se convenceu que o material é superior ao espiritual, mas como disse anteriormente, tudo pode ser mudado.

O intelectual precisa retomar com afinco a sua missão. Precisa iluminar a multidão, produzindo conceitos e colocá-los em questão. Manter-se vigilante para poder anunciar novos empreendimentos, denunciar todos os crimes de todos os poderes, atacar incisivamente todas as injustiças e os egoísmos, estimular a imaginação de todos, alimentar as esperanças e questionar sem descanso sua época. Ele não deve se colocar como o único que pensa, pesquisa e produz idéias, mas servir como exemplo natural, para que as pessoas possam ter o gosto pela leitura, pela pesquisa e pela produção de idéias. E, principalmente, que as pessoas possam pensar por conta próprias e tenham a disposição para interrogar pensamentos dos outros, o mundo, a sociedade, o que a experiência ensina, também, seus próprios pensamentos. Ninguém é modelo de juízo, mas simplesmente uma ocasião de se fazer um juízo sobre ele, até mesmo contra ele. Fiquem atentos. Ninguém pode pensar em nosso lugar. Pensar é viver com a razão, que é universal, e nunca admitir que tal atividade seja privilégio exclusivo de certo número de pessoas. São os meus votos para 2009 que dirijo a todos os meus leitores ao redor do mundo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Confiança do empresário do comércio palmense volta a subir em outubro

A maior parte dos entrevistados (88,1%) disseram possuir a expectativa de aumentar o número de funcionários, o que também traz esperança a milhares de desempregados.

Meio Ambiente

Naturatins autua BRK Ambiental em mais de 8 milhões de reais por poluição ambiental

As autuações contra a BRK ambiental ocorreram em virtude de a empresa lançar de forma irregular efluentes nos recursos hídricos do Estado do Tocantins, acima dos padrões exigidos pela legislação ambiental.


Região Central

Em Lajeado, Polícia Civil prende em flagrante suspeitos de roubo e estupro

O roubo foi praticado pelos vizinhos das vítimas. Além da subtração de objetos, os suspeitos teriam estuprado a mulher.


22º BI

22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro comemora 25 anos de criação

O batalhão foi criado por meio da Portaria Ministerial nº 077, de 27 de outubro de 1995, e designado herdeiro das tradições do extinto 22º Batalhão de Infantaria Motorizado (22º BIMtz), localizado na cidade de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro.


Aleto

CCJ da Assembleia Legislativa analisa projetos para pandemia


Aleto

Projeto de Lei do deputado Valdemar Júnior cria Semana Estadual de Conscientização, proteção e orientação sobre a Síndrome de Rett


GT

Grupo de Trabalho-Terminais debate projeto de Concessão dos Terminais Rodoviários do Estado


Eleições 2020

Na Fecomércio, Prefeita Cinthia apresenta propostas de retomada da economia pós-pandemia


Interior

Carlesse autoriza recuperação de estradas vicinais e Colégio Militar de Cristalândia


TO Seguro

Empreendedores do Jalapão aderem ao TO Seguro para garantir a saúde dos turistas e trabalhadores do setor



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira